GloboEsporte.com começa a relembrar todas as finais realizadas por Grêmio e Inter
Está empatado o Gre-Nal de decisões de Gauchão(Foto: infoesporte)
No embalo desse tira-teima histórico, o GloboEsporte.com irá relembrar, em 12 capítulos, essa longa e emocionante trajetória de Gre-Nais decisivos. Vale lembrar que o Gauchão é disputado desde 1919. No entanto, até a década de 1960, a fórmula era regionalizada, ou seja, times da capital não poderiam chegar à final juntos, antes tinham que passar pelo citadino.
O critério adotado na pesquisa considera clássicos que decidiram o campeão. Ou seja, não precisa ser necessariamente uma final em mata-mata. Em 1962, por exemplo, Grêmio e Inter só fariam a decisão num Gre-Nal porque houve empate na disputa em turno e returno, com 12 times no total. Assim, realizaram um jogo extra.
Com fórmula semelhante, a edição de 1966 não se enquadra na estatística porque o clássico da última rodada do returno nada valeu - o Grêmio já não poderia ser alcançado por pontos pelo Inter, que inclusive venceu o rival por 1 a 0. Os números partem da pesquisa do jornalista Gustavo Manhago, chefe de redação de Esportes da RBS TV.
Os títulos do Grêmio contra o Inter foram em:
62, 64, 77, 80, 85, 86, 87, 89, 95, 99, 2006 e 2010
Os títulos do Inter contra o Grêmio foram em:
69, 74, 75, 76, 78, 81, 82, 91 ,92, 97, 2011 e 2014
A partir de quinta-feira, o GloboEsporte.com relembrará em vídeo as decisões, apresentando dois clássicos por dia, com uma vitória de cada time. Nesta primeira edição, apresentamos um breve relato das três edições da década de 1960 em que o campeão saiu de um Gre-Nal, sem vídeos.
grêmio: nasce a lenda alcindo
Time campeão em 1964 (Foto: Reprodução)
Em 1964, deu Grêmio de novo. Um 3 a 0 em 1º de novembro no Olímpico. Resultado elástico, que fez o severo capitão Carlos Froner chorar. E, mais do que isso, tornou-se o primeiro título de Alcindo, que seria o maior artilheiro da história do Tricolor, com direito a 12 gols somente em clássicos. O Bugre Xucro anotou duas vezes - no segundo tento, um torcedor caiu nas sociais embebido pela emoção da taça iminente e morreu. Joãozinho fez o terceiro.
INTER EVITA OCTA RIVAL na nova casa
Time campeão em 1969 (Foto: Reprodução)
O criticado ponteiro Valdomiro teve um gol anulado por Zeno Escobar Barbosa - o 1 a 0 aumentaria a vantagem, já que o Colorado atuava pelo empate. O protesto do lado vermelho foi geral, a ponto de o dirigente Ibsen Pinheiro cuspir ameaçadas ao árbitro, até contra a vida do assustado homem de preto. Tudo virou festa depois de um dos mais saborosos 0 a 0 da história do Inter.
* Fonte: livro A História dos Gre-Nais, L&PM Editores
Confira as notícias do esporte gaúcho no globoesporte.com/rs
FONTE:
http://glo.bo/1K5g6Ox?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar
Nenhum comentário:
Postar um comentário