terça-feira, 3 de março de 2015

Sem medo de hexacampeã, Silvana afirma: "Estava querendo essa bateria"

Brasileira se aproveita de sua baixa estatura para enfrentar a "gigante" Stephanie Gilmore na estreia, no confronto "Davi x Golias" do surfe feminino mundial


Por
Direto de Gold Coast, Austrália


Silvana Lima tem 1,53m de altura; Stephanie Gilmore, 1,77m. A australiana tem seis títulos mundiais e é considerada por muitos como a melhor surfista de todos os tempos; a brasileira tem dois vice-campeonatos e busca sua primeira conquista. O duelo de “Davi e Golias” do surfe feminino se repetirá pela segunda vez nesta etapa de Gold Coast, que abre a temporada do circuito mundial, na Austrália. E no primeiro duelo deu Silvana.

Confira o catálogo de vídeos do Mundial de surfe!

Silvana Lima, mundial de surfe, gold coast (Foto: Luciana Pinciara)Silvana Lima em Gold Coast (Foto: Luciana Pinciara)


Depois de ser empurrada pela brasileira para a repescagem, a hexacampeã mundial conseguiu sobrevida na competição ao superar, na última onda, a compatriota Bronte Macaulay no duelo eliminatório desta terça-feira.  Com o chaveamento da terceira fase feito a partir do ranqueamento das atletas, Silvana e Gilmore voltarão a se encontrar na terceira fase, em uma bateria que terá também a australiana Dimity Stoyle.

E quem pensa que Silvana estava querendo fugir da multicampeã, está muito enganado:

- Tá tranquilo. Eu estava querendo essa bateria mesmo. Não desmerecendo a Steph, mas acho que é uma bateria mais fácil, mais tranquila. Eu acho que as outras duas baterias estão muito mais difíceis, com pelo menos duas meninas que surfam superbem em cada. A primeira com Sally e Malia, outra com Tayler e Courtney, a outra a Carissa e a Lakey... Então acho que a minha é uma bateria mais tranquila para eu passar.


Gilmore leva vantagem nos confrontos


Stephanie Gilmore em Gold Coast, Mundial de Surfe (Foto: Luciana Pinciara)Stephanie Gilmore em Gold Coast, Mundial de Surfe (Foto: Luciana Pinciara)


Stephanie e Silvana já se enfrentaram 16 vezes no WCT, com vantagem de 10 a 6 para a australiana. Além disso, nos dois vice-campeonatos, em 2008 e 2009, a brasileira viu a rival ser campeã. Mesmo com placar a seu favor, Gilmore se diz grande admiradora de Silvana:

- Em minha carreira, de todas com quem competi, Silvana Lima tem sido uma das maiores influências. Eu realmente admiro o jeito que ela surfa. Ela ama surfar e acho que ela representa o Brasil de uma forma incrível. É sempre um prazer e sempre bem difícil enfrentá-la. Estou feliz que ela está de volta e sem lesão, porque acho que a Silvana é a mais habilidosa do tour, ela é muito talentosa. Ela me inspira a tentar, a melhorar, a experimentar aéreos. Será perigoso, mas espero que tenhamos uma boa batalha – disse a australiana.


Baixa estatura da brasileira é trunfo contra "gigante australiana" 

E para a heroína local, foi justamente sua altura uma das principais desvantagens para Silvana na derrota no primeiro dia de competições:

- Eu tenho o dobro do tamanho da Silvana. Então nessas ondas menores eu tenho um pouco de dificuldade. Ela é muito elétrica, muito dinâmica. E isso é uma coisa que tento trabalhar, em ser mais veloz. Eu acho que foi nisso que ela teve vantagem.



Stephanie Gilmore em ação no round 2 do WCT de Gold Coast, Mundial de Surfe (Foto: Divulgação)
Altura de Stephanie Gilmore atrapalha em 
ondas de menor porte como as de Snapper 
nesta semana (Foto: Divulgação)


Silvana reconhece que, em determinadas condições do mar, como o de Snapper Rocks nos últimos dias, com ondas não muito fortes, ser baixinha tem suas vantagens. Por outro lado, ela lembra que o fato de Gilmore ter crescido nas praias da região pesa a favor da australiana:

- Nesse tipo de condição é melhor ser baixinha sim. A forma de eu dar velocidade na prancha, de manobrar, de aproveitar a onda, é melhor para mim, do que para ela, que é mais alta. Mas ela conhece bastante essa onda também e surfa superbem. Promete ser mais uma bateria boa entre a gente.

A nova disputa entre Silvana e Steph acontecerá nos próximos dias e dependerá da condição do mar. Haverá uma nova chamada às 7h30 de quarta-feira em Gold Coast, 18h30 de terça no Brasil. As próximas baterias a entrar no mar são referentes à segunda fase do masculino e à terceira fase do feminino. A janela de competição vai até dia 11 de março.


Silvana Lima arrisca aéreo durante Expression Session em Gold Coast Surfe (Foto: Aires Nicolay)
Por ser baixinha, Silvana Lima é mais dinâmica. 
Aqui ela arrisca aéreo durante Expression 
Session (Foto: Aires Nicolay)


Resultados da 2ª fase:
1: Courtney Conlogue (EUA) 14,07 x 12,27 Sage Erickson (EUA)

2: Johanne Defay (FRA) 14,77 x 15,47 Nikki Van Dijk (AUS)

3: Stephanie Gilmore (AUS) 15,27 x 12,00 Bronte Macaulay (AUS)

4: Tyler Wright (AUS) 14,70 x 11,24 Alessa Quizon (HAW)

5: Bianca Buitendag (AFS) 11,07 x 15,93 Tatiana Weston-Webb (HAV)

6: Laura Enever (AUS) 13,27 x 16,16 Coco Ho (HAV)


Confrontos da 3ª fase:
1: Sally Fitzgibbons (AUS) x Malia Manuel (HAV) x Tatiana Weston-Webb (HAV)

2: Stephanie Gilmore (AUS) x Dimity Stoyle (AUS) x Silvana Lima (BRA)

3: Tyler Wright (AUS) x Courtney Conlogue (EUA) x Coco Ho (HAV)

4: Carissa Moore (HAV) x Lakey Peterson (EUA) x Nikki Van Dijk (AUS)


FONTE:
http://glo.bo/1M4VIyh

Nenhum comentário: