segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Médico revela que Laís Souza reduziu lesão e já tem sensibilidade nos pés

Dr. Antonio Marttos Jr, que acompanha a ex-atleta desde o acidente, informa que injeções de células-tronco começam a dar resultado e informa evolução no quadro


Por
Rio de Janeiro

lais souza coletiva (Foto: Amanda Kestelman)Dr. Marttos fala sobre a recuperação de Laís Souza (Foto: Amanda Kestelman)


Já se passaram 11 meses do acidente e de uma batalha para superar a paralisia. Em tratamento nos Estados Unidos, Laís Souza está de volta ao Brasil, onde continuará o trabalho de recuperação ao lado de seus familiares. E quem trouxe a melhor notícia desde que a brasileira sofreu o acidente foi o médico que acompanha a ex-atleta, Dr. Antonio Marttos Jr. Em coletiva realizada nesta segunda-feira, ele informou que a lesão de Laís involuiu e hoje ela já apresenta sensibilidade em partes paralisadas de seu corpo.

- Tenho o prazer de informar que 10 meses após a lesão da Laís, depois da terceira injeção de células-tronco  no último exame, ela converteu a lesão de completa para lesão incompleta. Hoje ela já tem alguma sensibilidade. Hoje, a Laís tem uma lesão incompleta de medula. Essa foi uma grande conquista. E isso muda tudo. Ela passa a ser candidata a outros protocolos, todos inovadores. Vamos lutar até onde der. Nós prometemos muita luta, muita garra.

O médico informou que apesar da paralisia, a evolução no quadro de Laís Souza fez com que ela já esteja com sensibilidade nos pés e na região sacral, que fica pouco abaixo da linha da cintura. Ele acredita que há possibilidade de novas evoluções no tratamento com células-tronco.
- Todas as funções abaixo da lesão não funcionam. No caso da passagem, ela passou a ter sensibilidade na região sacral, que são as regiões S4 e S5. Ela tem uma sensibilidade fina nos pés hoje. As vias sensitivas estão passando através da lesão. Isso mostra que tem possibilidade. Tem muito trabalho pela frente. Hoje não está tudo parado. Há vias motoras que estão lá. Temos que continuar trabalhando para ver onde vai a evolução dela.

Coletiva Lais souza (Foto: Amanda Kestelman)
Ao lado do doutor Marttos e de Marcus Vinicius 
Freire, Laís responde a perguntas (Foto: 
Amanda Kestelman)


Após o anúncio da evolução do quadro de Laís, foi a vez da própria ex-atleta tomar a palavra. Apesar do sorriso delicado no rosto, nas palavras ela contrastou a doçura com a força e determinação para continuar a batalha para superar a paralisia.

- Falo bastante com a minha psicóloga. Sou positiva. Tem muita adatapcão, mas acho que a forma de aceitar a situação que me encontro e encarar. Não vai ter o que fazer se não acabar encarando de corpo e alma. Tem que abraçar e não olhar pra trás. Tenho plano de andar, caminhar, recuperar algum movimento, alguma sensibilidade - disse Laís.

Coletiva Lais souza (Foto: Amanda Kestelman)Laís Souza estava com um semblante tranquilo e exibiu as tatuagens (Foto: Amanda Kestelman)


Como ginasta, Laís representou o Brasil em competições como os Jogos Pan-americanos (2003 e 2007), e Olimpíadas (2004 e 2008). Nesta terça-feira, ela participará da cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico, no Theatro Municipal do Rio. 

Nos últimos meses, Laís recebeu ajuda de diversas pessoas e empresas. Um campanha em seu nome também coletou doações financeiras para seu tratamento. Além da ajuda dada pelo COB, a atleta vem recebendo apoio da Confederação Brasileira de Desportes na Neve (CBDN). Um projeto de lei que lhe dará direito a uma aposentadoria mensal vitalícia está para ser aprovada pelo Senado. 

- Me sinto muito privilegiada por estar nesse tratamento. Inexplicável quanto me motiva saber que estou dentro disso. Motiva ainda mais saber que pode chegar aos brasileiros por mim. Fico orgulhosa. Estava no momento errado, na hora errada, mas não podiam ter acontecido melhores coisas nesse momento - afirmou.


FONTE:
http://glo.bo/1wxTS3l

Nenhum comentário: