sábado, 20 de dezembro de 2014

Em clima de Libertadores, Real Madrid e San Lorenzo decidem Mundial

Argentinos esquentam véspera do jogo com críticas ao "violento" Pepe e influenciam escolha do juiz, mas atletas garantem foco no jogo. Merengues minimizam polêmica


Por
Marrakesh, Marrocos


Real Madrid e San Lorenzo entram em campo somente neste sábado, às 17h30 (de Brasília), no Grand Stade de Marrakesh, para decidir o Mundial de Clubes, mas o duelo já começou. Desde quinta-feira, quando o presidente do clube argentino, Matias Lammens, externou preocupação com a “violência” do zagueiro Pepe e questionou o processo de escolha do árbitro da final, o clima para o torneio transformou-se em algo mais conhecido pelos brasileiros: o ambiente de Libertadores. O SporTV transmite o jogo ao vivo, e o GloboEsporte.com acompanha em Tempo Real.

Em ótimo momento, vindo de 21 vitórias consecutivas, o Real Madrid é o grande favorito para a disputa. Ciente disso, o San Lorenzo tratou de começar a catimba. Os primeiros esforços deram certo: na sexta-feira, a Fifa anunciou a escalação do árbitro Walter Lopez, da Guatemala, para a decisão, em detrimento do português Pedro Proença, favorito, mas questionado por Lammens, que queria um juiz que não fosse europeu nem sul-americano.


Bauza coletiva San Lorenzo (Foto: Felipe Schmidt)Bauza garante que o San Lorenzo só quer saber de futebol (Foto: Felipe Schmidt)


Oficialmente, o San Lorenzo nega qualquer envolvimento na verborragia de seu presidente. Em entrevista coletiva, o técnico Edgardo Bauza afirmou que seu time está unicamente concentrado na partida.

- Em momento algum é nossa intenção tratar de fazer outra coisa que não seja jogar futebol. Não queremos fazer uma partida truncada. São duas equipes que jogam bem e têm grandes individualidades. Como técnico, penso somente na partida. Calculo que o árbitro que apitar a final seja o melhor, que estará à altura da final – disse Bauza.

Um dos jogadores mais experientes do elenco do Ciclón, o zagueiro Mario Yepes seguiu a linha de raciocínio do treinador. Aos 38 anos, o defensor colombiano minimizou a preocupação com o árbitro, mas ressaltou que o juiz terá de se adaptar aos estilos das duas equipes.

- Nosso jogo é diferente do europeu, mas tanto nós quanto eles teremos de nos acomodar. O árbitro também. Não vamos com intenção de sujar a partida. Vamos jogar esta partida como qualquer uma, mas temos que ter na cabeça de que estamos jogando uma final. 

Real Madrid minimiza “catimba” argentina

Pelo menos externamente, as queixas do San Lorenzo não causaram preocupação no Real Madrid. O técnico  Carlo Ancelotti garantiu que a escolha do árbitro não é importante para a preparação do jogo.

- Não penso nisso, não leio isso. Vou preparar bem a partida, já vi muitos jogos do San Lorenzo. Temos que planejar e fazer perfeito, jogar ao máximo. Esse é o meu trabalho. Não me preocupa o que falam ao redor da final.

Em relação ao fato de o San Lorenzo tentar fazer um duelo mais físico, tentando compensar a inferioridade técnica, Ancelotti preferiu dar um voto de confiança aos argentinos.


Sérgio Ramos (Foto: Felipe Schmidt)
Dúvida para o jogo deste sábado, Sergio Ramos 
saiu em defesa do companheiro Pepe 
(Foto: Felipe Schmidt)


- De verdade, não acredito que isso vai acontecer, porque a Fifa há muito tempo fala de fair play dentro de campo, e vai ser assim. Estamos concentrados na partida, bem preparados. Vamos jogar nosso melhor. Tudo que acontece ao redor não nos interessa. Eu não sabia do árbitro e nem quero saber. Temos que jogar, e o árbitro, apitar, como sempre – completou o italiano.

Se o discurso de Ancelotti foi politicamente correto, o zagueiro Sergio Ramos se permitiu um pouco mais de contundência ao defender o companheiro Pepe das críticas do San Lorenzo - o luso-brasileiro, aliás, ainda não recebeu cartão amarelo nesta temporada.

- Cada um pode opinar e dizer o que quer. Fala-se muito do Pepe, mas creio que qualquer equipe queria tê-lo como zagueiro. Está entre os melhores zagueiros do mundo. Para o Real, é um privilégio tê-lo. Futebol é um esporte, desde que não se vá com maldade e intenção de machucar o companheiro, para os fortes, e Pepe é um deles. Amanhã (sábado), quem jogar melhor vai levar o título. Esta é a única maneira de deixar de lado qualquer declaração de dirigente ou jogador. 

Dúvidas nas duas equipes

Polêmicas extracampo à parte, os dois times ainda não sabem com quem poderão contar para a final. No San Lorenzo, o volante Ortigoza sente dores no tendão de Aquiles direito, treinou na sexta-feira, mas ainda é dúvida.


James Rodriguez Real Madrid treino (Foto: AFP)James Rodriguez pode voltar ao time do Real Madrid (Foto: AFP)


Caso o paraguaio não jogue, entrará Quignón. Além disso, não há outra mudança na equipe que venceu o Auckland por 2 a 1 nas semifinais: Torrico, Buffarini, Kannemann, Yepes e Más; Ortigoza (Quignón), Mercier e Kalinski; Barrientos, Cauteruccio e Verón.
No Real Madrid, o mistério gira em torno de James Rodríguez e Sergio Ramos. O colombiano não jogou na goleada por 4 a 0 sobre o Cruz Azul, mas vem treinando normalmente e passou confiança a Ancelotti. Ramos, por sua vez, ainda se recupera de uma sobrecarga muscular sofrida no jogo contra os mexicanos e será avaliado.

- São duas situações distintas. James tem treinado desde quarta-feira e está bem, recuperado totalmente. Sergio teve um problema que não é tão grave, num músculo que não é tão perigoso, mas, obviamente, teremos que ver no treino as sensações que ele tem. A opinião da comissão técnica também conta neste caso. Juntos, vamos tomar a decisão – ponderou Ancelotti.



FICHA TÉCNICA

REAL MADRID X SAN LORENZO
Local: Estádio de Marrakesh, no Marrocos
Horário: 17h30 (de Brasília)

Árbitro: Walter Lopez (GUA)
Auxiliares: Leonel Leal (CRC) e Gerson López (GUA)

REAL MADRID
Casillas, Carvajal, Pepe, Sergio Ramos e Marcelo; Illarramendi, Kroos e Isco (James Rodríguez); Bale, Benzema, Cristiano Ronaldo.
Técnico: Carlo Ancelotti

SAN LORENZO
Torrico, Buffarini, Kannemann, Yepes e Más; Ortigoza (Quignón), Mercier e Kalinski; Barrientos, Cauteruccio e Verón.
Técnico: Edgardo Bauza


FONTE:
http://glo.bo/1AQk48D

Nenhum comentário: