Dupla Ba-Vi possui na história um rebaixamento em conjunto, ocorrido em 2005, da Série B para C. Equipes estão na zona de rebaixamento e selam destino no domingo
A história está prestes a se repetir. Nove anos após terem sido rebaixados de mãos dadas para a Série C, Bahia e Vitória estão próximos de uma nova queda em conjunto. O Tricolor está em 18º no Brasileiro, com 37 pontos, e tem 97% de risco de cair, segundo o matemático Tristão Garcia. O Rubro-Negro está logo à frente, na 17ª posição, com 38 pontos, e tem 76% de risco. No próximo domingo, os dois times entram em campo para impedir que 2005 volte à memória.
As lembranças da Série B de nove anos atrás são dolorosas. A competição ainda não era disputada nos moldes atuais: contava com 22 clubes e uma fase final com os oito mais bem classificados divididos em dois quadrangulares. Bahia e Vitória lutavam para retornar à elite, após quedas em 2003 e 2004, respectivamente. Contudo, o que conseguiram foi descer um pouco mais.
Assim como neste ano, a dupla chegou à reta final com chances de salvação. Na última rodada, no entanto, o Bahia foi derrotado pelo Paulista por 3 a 2, no interior de São Paulo. A queda do Vitória foi mais dramática. O empate por 3 a 3 com a Portuguesa no Barradão valeu até a comemoração dos jogadores pela permanência, mas o CRB estragou a festa ao virar sobre o Criciúma em Santa Catarina, no fim do jogo, ultrapassando o Leão na tabela. Em meio à frustração pelo rebaixamento, houve ainda acusação de racismo do goleiro Felipe (atualmente no Flamengo) ao presidente Paulo Carneiro.
Para que as cenas do antigo filme não se tornem um capítulo atual, os baianos devem não apenas ganhar, mas também secar o Palmeiras, que ocupa o 16º lugar. O Rubro-Negro recebe o Santos no Barradão e conta com no máximo um empate dos paulistas com o Atlético-PR. A situação tricolor é mais difícil: precisa ganhar do Coritiba no Couto Pereira e esperar por uma derrota do Palmeiras e no máximo um empate do rival estadual (veja a situação no infográfico no fim da matéria).
sem representantes
Além de reviver na memória o ano de 2005, um rebaixamento de Bahia e Vitória encerraria a sequência de sete anos com pelo menos um clube baiano na Série A. Ele teve início em 2008, com o Vitória de volta à disputa após três anos em divisões inferiores. Em 2010, o Rubro-Negro foi rebaixado, mas o estado seguiu representado, desta vez pelo Bahia, que conquistou o retorno para a primeira divisão após sete anos entre as Séries B e C.
Em 2013, os dois grandes baianos disputaram juntos a Série A e fizeram um clássico na elite pela primeira vez desde 2003. O fim do campeonato teve o Vitória em quinto lugar, deixando escapar uma vaga no G-4, e o Bahia em 12º lugar, após brigar contra o rebaixamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário