terça-feira, 14 de outubro de 2014

Sem pressão, Medina esquece Slater: "Dependo de mim para ser campeão"

Perto de conquistar o inédito título mundial para o Brasil na etapa de Peniche, em Portugal, fenômeno de 20 anos diz que está tranquilo e valoriza o apoio da família


Por Direto de Peniche, Portugal

 

O jogo psicológico de Kelly Slater não abala Gabriel Medina. Se um simples aperto de mão ou os elogios da lenda acabam se transformando em armas para desestabilizar emocionalmente os seus rivais, o mesmo não se aplica ao fenômeno de 20 anos, que está perto de se tornar o primeiro brasileiro campeão mundial de surfe. Até mesmo quando estão juntos em uma bateria, o paulista de Maresias costuma ignorar o americano para se proteger de possíveis ameaças. Slater tentou jogar pressão em cima do garoto, afirmando torcer por um mar grande em condições caóticas e que "pranchas seriam quebradas". Disse até que o jovem tinha 95% de chances de alcançar o topo na penúltima das 11 etapas do Circuito Mundial de Surfe (WCT), em Peniche, Portugal. Nada funcionou. Foi como se Gabriel não tivesse ouvido nada, afinal, ele sabe que só depende de si mesmo para fazer história. Confiante, o brasileiro não tremeu na base e dominou a sua bateria do início ao fim, avançando direto para a terceira fase em Supertubos.


Gabriel Medina, Peniche, surfe (Foto: Divulgação/ASP)
Gabriel Medina: "surdo" para a pressão 
imposta por Kelly Slater (Foto: Divulgação/ASP)


A quarta-feira será de "lay day", sem baterias. Número um do mundo, com 56.550 pontos, Medina contou que não pensa em Slater e que a ordem entre as baterias pouco importa. O americano ocupa a vice-liderança, com 50.050, e é o seu principal rival na briga pelo inédito título mundial.

- Por mim, tanto faz ir antes ou depois do Kelly na bateria. Não me preocupo com ele e nem com ninguém, estou focado em mim, sem pressão. O fato de a minha família estar aqui me ajuda, eles sempre do meu lado me dando apoio e confiança. Só estou pensando em mim. Eu só dependo de mim para ser campeão mundial. Esta é a etapa mais importante da minha vida - disse Gabriel.



Para Medina, não existe mistério para ir bem na competição, basta fazer aquilo que sabe. Sentindo-se em casa e com o apoio da família que compareceu em peso a Portugal, o jovem confessou que no início chegou a temer Kai Otton, atual campeão da etapa em Peniche, mas logo ficou à vontade nas ondas tubulares da "Pipeline Europeia".

- Minha estratégia para vencer é surfar, ou seja, fazer o que eu sempre faço. Eu saí pegando onda, nesses mares assim, você tem que se arriscar e ver o que acha. Acabei caindo em uns aéreos, fiz umas manobras... O lance foi me concentrar para pegar as melhores ondas, o mar estava difícil, mas achei duas boas. Me preocupei um pouco porque era uma bateria contra o Kai Otton, que é um surfista perigoso, mas deu tudo certo. Antes da bateria, costumo ouvir um som e rezar. Estou feliz por estar na próxima fase. Estou tranquilo - contou Medina.

Gabriel Medina, Peniche, surfe (Foto: Divulgação/ASP)
Gabriel Medina executa um aéreo na 
primeira participação em Peniche 
(Foto: Divulgação/ASP)


o que medina fazer para ser campeão mundial
- Vencer a etapa independentemente de outros resultados;
- Ser finalista, desde que Kelly Slater não seja campeão;
- Perder na semifinal, e Kelly Slater ou Mick Fanning não vencerem a etapa;
- Cair nas quartas de final, Kelly Slater não chegar à final, e Mick Fanning não vencer a etapa;

- Se for eliminado na quinta rodada, Kelly Slater não passar das quartas de final, Mick Fanning não ser finalista, e Joel Parkinson ou John John Florence não vencer a etapa.


confira as baterias da 1ª fase em portugal

1: Taj Burrow (AUS) 12,10 x Freddy Patacchia (HAV) 8,97 x Travis Logie (AFS) 7,37
2: John John Florence 11,10 (HAV) x Jadson André (BRA) 15,93 x Brett Simpson (EUA) 12,10
3: Joel Parkinson (AUS) 15,83 x C.J. Hobgood (EUA) 9,24 x Jeremy Flores (FRA) 8,47
4: Mick Fanning (AUS) 10,66 x Sebastian Zietz (HAV) 16,10 x Raoni Monteiro (BRA) 4,83
5: Kelly Slater (EUA) 17,00 x Matt Wilkinson (AUS) 16,07 x Nico Von Rupp (PRT) 7,50
6: Gabriel Medina (BRA) 14,27 x Kai Otton (AUS) 12,83 x Jacob Willcox (AUS) 8,43
7: Michel Bourez (TAI) 7,53 x Filipe Toledo (BRA) 14,33 x Aritz Aranburu (ESP) 8,73
8: Adriano de Souza (BRA) 12,83 x Julian Wilson (AUS) 9,56 x Alejo Muniz (BRA) 10,60
9: Jordy Smith (AFS) 16,60 x Adrian Buchan (AUS) 12,83 x Mitch Crews (AUS) 5,33
10: Kolohe Andino (EUA) 7,37 x Miguel Pupo (BRA) 10,60 x Adam Melling (AUS) 10,50
11: Josh Kerr (AUS) 15,13 x Bede Durbidge (AUS) 14,00 x Dion Atkinson (AUS) 10,60
12: Owen Wright (AUS) 16,16 x Nat Young (EUA) 10,27 x Tiago Pires (POR) 12,93


FONTE:
http://glo.bo/1sNpaBB

Nenhum comentário: