sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Teliana vence, vai às semis no Rio Open e iguala campanha histórica

Com triunfo sobre Irina-Camelia Begu, número 1 do Brasil volta a estar entre as quatro melhores de um torneio WTA. Ano passado ela chegou nesta fase em Bogotá

Por Rio de Janeiro

Exatamente um ano depois de quebrar, em Bogotá, na Colômbia, um tabu de 23 anos que uma brasileira não chegava até as semifinais de um torneio WTA, Teliana Pereira se classificou para o grupo das quatro melhores tenistas do Rio Open nesta sexta-feira, no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. Em uma partida equilibrada, a número 1 do Brasil derrotou a romena Irina-Camelia Begu por duplo 6/4, avançou às semifinais no torneio carioca e terá uma pedreira pela frente neste sábado. A cabeça de chave 1 Klara Zakopalova, 35ª do ranking mundial, passou com facilidade pela polonesa Katarzyna Piter (110ª), por 6/4 e 6/0, e será a adversária da pernambucana na briga por uma vaga na final de domingo.

tênis teliana pereira rio open (Foto: Divulgação) 
Teliana repete desempenho do ano passado em 
Bogotá e chega às semifinais no Rio Open 
(Foto: Divulgação)
 
- Hoje eu estava me sentindo um pouco mais cansada. Mas o importante é que ganhei. Ela (Zakopalova) é a favorita. Preciso jogar parecido com hoje, sempre variando bastante. Estou confiante - disse a brasileira, em entrevista ao SporTV.

Atual número 98 do mundo, Teliana fez história no ano passado com a campanha até as semifinais em Bogotá. A última brasileira que tinha ido tão longe em um torneio WTA fora Luciana Corsato, em 1990, em São Paulo.


O jogo
Número 145 do mundo e vinda do qualifying, Begu era a tenista com o pior ranking que Teliana enfrentava no Rio Open, mas a partida foi tão equilibrada quanto as duas vitórias da pernambucana sobre a romena Alexandra Cadantu (60) e a austríaca Patricia Mayr-Achleitner (81). Tanto que a brasileira precisou até ter que salvar break point no quinto game de jogo. A sorte é que a romena errou bastante justamente quando Teliana tinha 5/4 de frente. Entre os pontos jogados fora da estrangeira, foram duas bolas na rede e uma para fora, que contribuíram para que a número 1 do Brasil vencesse o primeiro set na devolução de saque.

A partida seguiu disputada e o segundo set dessa vez contou com mais quebras. Teliana e Begu já tinha quebrado uma o serviço da outra quando a romena abriu mais uma de vantagem em cima de jogadas equivocadas da brasileira: um smash e um slice curto que pararam na rede e  deram a quebra para Begu. Teliana, porém, não se deixou abalar. Devolveu a quebra no game seguinte e ganhou confiança, tanto que passou a acertar as jogadas de efeito e chegou ao 5/4.

Pressionada, Begu desperdiçou ataques cruciais e deu um duplo match point para Teliana. Na primeira chance de fechar o jogo, a rede ajudou a romena e fez a bola cair longe do alcance da brasileira. Mas, na sequência, a 145ª do ranking errou e deu a vitória à tenista da casa.



FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/02/teliana-vence-vai-semis-no-rio-open-e-iguala-campanha-historica.html

Nenhum comentário: