sexta-feira, 26 de julho de 2013

'Queremos ser um time chato com uma torcida chata', avisa Fernandinha

Principal nome do recém-criado Jacareí aposta na experiência do elenco para surpreender na temporada; 'aqui não tem vaidade', afirma

Por Arthur Costa e Danilo Sardinha Jacareí, SP

Levantadora Fernandinha do Jacareí Vôlei (Foto: Danilo Sardinha/Globoesporte.com) 
Fernandinha chega confiante ao Jacareí Vôlei (Foto: Danilo Sardinha/Globoesporte.com)
 
Campeã olímpica com o Brasil em Londres, a levantadora Fernandinha se prepara para um novo desafio na carreira: liderar o recém-criado Jacareí na temporada 2013/14. O projeto foi iniciado há pouco mais de um mês. Pouco tempo, mas suficiente para que a atleta se entusiasmasse. Feliz com o elenco montado, a jogadora que defendeu Campinas na temporada passada mostra confiança ao traçar uma meta para o primeiro ano da equipe. Quer chegar às quartas de final da Superliga.

Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM, Fernandinha explicou o motivo da confiança, como a criação de um grupo ''sem melindres'', com a missão de incomodar as tradicionais equipes do país.
- Falando em Superliga, acredito que podemos disputar uma quarta de final e, quem sabe, chegar à semifinal. A gente sabe que é muito difícil, mas a meta para o primeiro ano é essa, de dar trabalho e brigar de igual para igual com os melhores times. Não falta experiência para isso. Muitas jogadoras aqui já jogaram fora e temos uma parte do time que é nova, que vai dar aquela energia. Está um clima muito gostoso - disse a levantadora após um jogo-treino na tarde desta quinta-feira contra São José dos Campos.

A atividade foi realizada em quatro sets, todos vencidos por Jacareí (25/18, 25/17, 25/10 e 25/11), sendo os dois primeiros com o time titular. Essa foi a primeira oportunidade para que o elenco comandado por Robson Guerreiro começasse a ganhar entrosamento com a bola em movimento. Acostumada a ver as novas companheiras de time do outro lado da quadra, Fernandinha aproveitou para acertar os ponteiros com as atletas, que têm como primeiro desafio na temporada a Copa São Paulo, que começa em 9 de agosto.

- Conheço a Renatinha há anos, a Cibele há anos, a Fernanda Ísis, mas só joguei com a Soninha. Com o resto do time, só joguei contra. Até conversando, nós nos perguntávamos quanto tempo havíamos jogado juntas, mas descobrimos que não havíamos jogado. Então, esse período é importante. Estamos tendo muito diálogo. Somos jogadoras mais velhas, não temos mais aquele melindre, conversamos muito e isso ajuda para que as coisas aconteçam a curto prazo. Não tem 'não me toque', e isso é difícil de ver no vôlei feminino. Sabemos receber críticas. Não há estrelismo - analisou a levantadora.

Vôlei Feminino de Jacareí (Foto: Danilo Sardinha/Globoesporte.com) 
Fernandinha aproveita jogos-treinos para se entrosar com elenco (Foto: Danilo Sardinha/Globoesporte.com)
 
A turma das mais experientes da equipe que Fernandinha se refere é formada pela oposta Renatinha, 32 anos, e pelas ponteiras Cibele Barboza, 32 anos, Thaís Barbosa, 33, e Soninha, 35 (confira o elenco abaixo).

Acostumada a frequentar os melhores ginásios do mundo seja com a seleção brasileira ou na passagem que teve pelo vôlei da Itália, Fernandinha quer transformar o ginásio Educamais São João, onde o Jacareí irá mandar seus jogos, num verdadeiro caldeirão. Com as dimensões reduzidas em relação aos palcos dos principais times do país, a intenção é criar um ambiente nada agradável para os visitantes.

- Estava conversando isso com a Renatinha. A gente conta muito com a torcida, que tem que encher o ginásio e fazer o adversário vir pensando 'nossa, vamos enfrentar aquela torcida chata'.
 Nós queremos ser um time chato com uma torcida chata, que vai nos ajudar. Se as pessoas pensam que isso não faz diferença, estão enganadas. Espero que Jacareí venha e torça muito por nós - completou.

Antes da estreia na Copa São Paulo diante do Sesi em 9 de agosto, às 19h, na Vila Leopoldina, Jacareí encara na próxima terça-feira, 30, novo jogo-treino contra o São José dos Campos.

O elenco:

Carol Won Held, ponteira de 21 anos (ex-São Bernardo)
Cibele Barboza, ponteira de 32 anos (ex-VC Baki, do Arzebaijão)
Duda, oposta de 20 anos (ex-São Bernardo)
Érica Adachi, levantadora de 25 anos (ex-Universidade de Fresno-EUA)
Fernanda Ísis, meio de rede de 29 anos (ex- Minas)
Fernandinha, levantadora de 33 anos (ex-Campinas)
Jéssica Suelen, meio de rede (ex-Chapecó)
Renatinha Colombo, oposta de 32 anos (ex-Gresik Petrokimia, da Indonésia)
Renata Maggioni, meio de rede de 25 anos (ex-Campinas)
Soninha, ponteira de 35 anos (ex-Campinas)
Thaís Barbosa, ponteira de 33 anos (ex-Minas)
Thaís Bruzza, ponteira/líbero de 21 anos (ex-São Bernardo)

Nenhum comentário: