sábado, 27 de julho de 2013

GUIA DA RODADA#9: desequilíbrio em três clássicos estaduais

Maracanã, Mineirão e Pacaembu devem estar cheios para duelos que têm retrospectos recentes bem favoráveis a um dos lados

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O Botafogo sentiu por poucos dias o gostinho de ter tomado do Coritiba a liderança do Brasileiro. Em jogo isolado e adiantado da 12ª rodada, na quarta-feira, o Inter venceu o São Paulo e agora aparece no topo da tabela. Essa dança entre os clubes tem dado a tônica no nacional, e é difícil vislumbrar alguém se distanciando nesta nona rodada - que terá clássicos com desequilíbrio no retrospecto recente e com promessa de casa cheia.

Maracanã e Mineirão, que ficaram fechados por três Brasileiros, estão novamente à disposição de cariocas e mineiros. Empolgados por motivos distintos, os torcedores de Flamengo, Botafogo, Cruzeiro e Atlético-MG encher os reformados estádios para os clássicos locais de domingo entre os times. De quebra, o Pacaembu ainda será palco da saga do São Paulo em busca da reabilitação, justamente diante do Corinthians, rival que recentemente o derrotou na final da Recopa.

Vale acompanhar também o Inter do técnico Dunga defendendo a liderança na Arena Pernambuco, diante do Náutico; o regular Coritiba recebendo o Vitória no Couto Pereira; e o reencontro de Juninho Pernambucano com a torcida do Vasco em São Januário.

VASCO X CRICIÚMA
Confrontos Bola - Vasco x Criciúma (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 18H30M - SÃO JANUÁRIO
Há uma semana, ninguém imaginaria que a torcida do Vasco estaria eufórica para o jogo contra o Criciúma. Bastou vencer um grande rival, com atuação de gala de Juninho, para a palavra crise ser isolada de São Januário. Por sinal, o reencontro do time com o estádio após dois meses é outro fator motivador para a partida diante do Tigre, também em paz após ter batido o Grêmio e chegado aos mesmos dez pontos do Vasco. Duas das piores defesas estarão no gramado: os cariocas foram vazados 15 vezes, e os catarinenses, 14. Os dois são melhores no quesito apenas que o Náutico, com 16 gols sofridos.
Cartola FC: Juninho Pernambucano é o cara do Vasco. Depois de brilhar em sua reestreia no clássico diante do Fluminense, no último domingo, o meia é a grande aposta do Vasco, que recebe o Criciúma para tentar embalar no Brasileirão. O Reizinho custa apenas C$ 10,57 no fantasy game. Do outro lado, o zagueiro-artilheiro Matheus Ferraz surge como boa opção. O defensor já fez três gols neste campeonato e vale apenas C$ 9,02.
Arbitragem: Mario Chagas da Silva (SC) apita o jogo, auxiliado por José Eduardo Calza (RS) e Edilson Frasão Pereira (TO)
Você sabia que... a primeira vez que Vasco e Criciúma se enfrentaram pelo Campeonato Brasileiro foi no dia 19 de outubro de 1986? A partida terminou com vitória vascaína por 2 a 0 em São Januário, gols de dois dos maiores ídolos da história do clube: Romário e Roberto.
 

PORTUGUESA X ATLÉTICO-PR
Confrontos Bola - Portuguesa x Atlético-PR (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 18H30M - CANINDÉ
Portuguesa e Atlético-PR estão unidos na zona do rebaixamento. Ambos venceram apenas uma vez no Brasileiro e têm sete pontos. Porém, as coincidências param por aí. Ao menos nos números, o Furacão mostra mais ambição para sair do Z-4. O time paranaense finaliza quase o dobro de vezes que a equipe paulista, a que menos chuta no nacional: 125 x 66. Além disso, o Atlético-PR é o segundo que mais cria chances de gols nos jogos: 48 contra 24. Porém, a bola não tem entrado, e são apenas 13 gols marcados, enquanto a Lusa, com oito gols, tem o quinto pior ataque.
Cartola FC: penúltimo do Brasileirão, a Portuguesa precisa urgentemente de uma vitória para subir na tabela. Com isso, a equipe deve ser bastante ofensiva diante do Atlético-PR, no Canindé. E um bom nome para ser escalado é Bruno Moraes. O atacante fez gols nos dois jogos que disputou até o momento pela Lusa. Ele custa C$ 8,24. Também no Z-4, o Furacão pode explorar bem os contra-ataques, e o veloz atacante Marcelo, que custa C$ 8,56, pode ser uma uma boa alternativa.
Arbitragem: Fabricio Neves Correa (RS) apita a partida, auxiliado por Altemir Hausmann (RS) e Neuza Ines Back (SC)
Você sabia que... a Portuguesa jamais foi derrotada pelo Atlético-PR em partidas disputadas no Canindé pelo Campeonato Brasileiro? Em seis jogos, obteve cinco vitórias e um empate, com dez gols a favor e apenas dois contra.


PONTE PRETA X SANTOS

Confrontos Bola - Ponte Preta x Santos (Foto: Editoria de Arte)SÁBADO, 21H - MOISÉS LUCARELLI
Os dois times ainda não perderam desde o retorno do Brasileirão. Talvez essa seja a única coincidência entre os clubes na competição. Com uma nova geração dos Meninos da Vila, que tem empolgado seu torcedor, o Santos deu um salto na tabela. Com duas vitórias e um empate, foi aos 12 pontos e está próximo ao G-4; É o time menos faltoso do Brasileiro (101 faltas). A Ponte, por sua vez, bate bem mais (140), mas não tem intimidado os adversários. A equipe amarga a zona do rebaixamento, com apenas sete pontos.
Cartola FC: com a Ponte jogando em casa, a primeira opção que vem à cabeça é sempre a do artilheiro William. Mas, para quem não quiser desembolsar C$ 12,72 no atacante, vale apostar no zagueiro Diego Sacoman, que tem melhor média de pontos do time (5,77) e custa C$ 7,67. Já o visitante Santos deve exercer uma forte marcação. Desta forma, o volante Alan Santos, que custa C$ 8,70, pode ser uma boa alternativa. Ele roubou 11 bolas em três jogos até o momento e tem uma média de 7,73 pontos.
Arbitragem: Leandro Bizzio Marinho (SP), auxiliado por Rogerio Pablos Zanardo (SP) e Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo (SP).
Você sabia que.... apenas uma das 19 partidas entre Santos e Ponte Preta na história do Campeonato Brasileiro terminou empatada sem gols? Este único 0 a 0 aconteceu em janeiro de 1987 em Campinas, em partida válida pelo Brasileirão de 1986.


CRUZEIRO X ATLÉTICO-MG

Confrontos Bola - Cruzeiro x Atlético-MG (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 16H - MINEIRÃO
O time que cria mais chances de gol e tem o melhor ataque do Brasileiro diante do atual campeão da Taça Libertadores. Uma equipe que está no G-4 e vem de apresentações convincentes contra outra credenciada a disputar o Mundial de Clubes no Marrocos. Ingredientes não faltam para promover esse Cruzeiro x Atlético-MG, no Mineirão, que terá torcida única dos mandantes, os cruzeirenses. A torcida pode ser decisiva, e a Raposa, com 15 pontos, tem até chance de terminar a rodada na liderança. O Galo, que só agora começará a se dedicar integralmente ao nacional após faturar a Libertadores, tem o time que menos erra passes na competição, o que pode ser um aliado para dar um salto na tabela e deixar a zona intermediária, com dez pontos.
Cartola FC: por conta da boa fase, os jogadores do Cruzeiro estão valorizados no fantasy game. Por ser um pouco mais barato, o volante Souza (C$ 8,17) é uma boa aposta na rodada. O volante é bom na bola parada e também costuma finalizar bastante. Com moral após ser um dos destaques do Atlético-MG na conquista da Libertadores, o goleiro Victor é um bom nome para a posição. O herói do Galo vale C$ 12,45 e já fez dez defesas difíceis no Brasileirão.
Arbitragem: Emerson de Almeida Ferreira (MG) apita o clássico, auxiliado por Marcio Eustaquio S Santiago (MG) e Pablo Almeida da Costa (MG).
Você sabia que... o Cruzeiro leva boa vantagem sobre o Galo na era dos pontos corridos do Brasileiro, iniciada em 2003? Em 18 jogos, venceu 11 vezes, contra cinco vitórias atleticanas e apenas dois empates. Nos últimos dez jogos, foram seis triunfos cruzeirenses. Na última partida, entretanto, deu Galo: 3 a 2.


GRÊMIO X FLUMINENSE

Confrontos Bola - Grêmio x Fluminense (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 16H - ARENA GRÊMIO
Os dois tricolores ainda não decolaram no Brasileiro. O Grêmio até deu pinta de que poderia engrenar ao trocar Vanderlei Luxemburgo por Renato Gaúcho. Porém, na última rodada, teve dois expulsos e perdeu para o Criciúma. O outro time a ter dois jogadores com cartão vermelho no fim de semana passado foi justamente o Fluminense, que tem três pontos a menos na tabela (nove), vem de quatro derrotas seguidas e se encontra em um dilema: manter ou não Abel Braga? O jogo na Arena pode ser decisivo para o futuro de Abelão, que viu o time perder todos os duelos que fez fora de casa no nacional e vai encarar um mandante encardido: em seu estádio, o Tricolor gaúcho venceu três vezes e empatou uma.
Cartola FC: o meia Zé Roberto é sempre uma ótima escolha no Grêmio, mas o seu preço alto (C$ 26,00) pode ser um empecilho para os cartoleiros com pouco patrimônio. Portanto, para os que quiserem economizar na rodada, o jovem volante Ramiro, que deu uma assistência na última partida, é uma boa opção. Ele custa apenas C$ 1,66. A fase ruim não recomenda a escalação de vários jogadores do Fluminense fora de casa, ainda mais com a maioria valendo mais de C$ 10. Uma alternativa mais barata é o meia Wagner, que custa C$ 8,49.
Arbitragem: Raphael Claus (SP) apita a partida, auxiliado por Alessandro A Rocha de Matos (BA) e Emerson Augusto de Carvalho (SP).
Você sabia que... a maior goleada na história deste confronto foi do Grêmio, que venceu por 5 a 1 no Brasileirão 2009? Esta foi a única por diferença superior a dois gols registrada na história deste confronto em Campeonatos Brasileiros.  


CORINTHIANS X SÃO PAULO

Confrontos Bola - Corinthians x São Paulo (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 16H - PACAEMBU
Enfrentar o Corinthians pode se tornar o pior ou melhor dos mundos para o São Paulo, que está a uma posição do Z-4 - embora o seu aproveitamento já seja o segundo pior, por ter dois jogos a mais do que a maioria dos concorrentes. Se vencer, ameniza a impressionante crise em que se meteu. Porém, se perder, ampliará para 12 o número de partidas sem vitória e chegará a nove derrotas consecutivas na temporada. O fantasma do rebaixamento, embora o nacional esteja apenas na nona rodada, assusta o Tricolor paulista. O fato serve de motivação a mais para o Corinthians, mandante do clássico no Pacaembu e com dois pontos a mais. Além de empurrar o rival para baixo, o Timão tem a oportunidade de melhorar sua campanha, para lá de irregular no Brasileiro. Com apenas seis gols, o ataque só não é pior que o do Náutico, lanterna. Em compensação, a defesa segue sólida, e o goleiro alvinegro é o menos vazado, com cinco gols sofridos, e o que menos faz defesa difícil: sete.
Cartola FC: acostumado a marcar em jogos importantes, o meia Danilo pinta como uma ótima opção no Corinthians para o clássico contra o São Paulo. Ele custa apenas C$ 3,00. Em péssima fase, os jogadores do Tricolor não estão com uma boa média de pontos no game. Mas, em busca da reabilitação, o rápido atacante Osvaldo pode ser uma alternativa. Ele é um dos jogadores que mais finalizam no time e vale C$ 12,26.
Arbitragem: Rodrigo Guarizo F. do Amaral (SP) apita o clássico, auxiliado por Marcelo Carvalho Van Gasse (SP) e Vicente Romano Neto (SP).
Você sabia que.... no Pacaembu, o Corinthians vem levando grande vantagem em seus confrontos com o São Paulo? Nas últimas dez vezes que as duas equipes se enfrentaram no estádio, o Timão venceu sete vezes e houve três vitórias são-paulinas.


NÁUTICO X INTERNACIONAL

Confrontos Bola - Náutico x Internacional (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 16H - ARENA PERNAMBUCO
Lanterna do Brasileiro, com a pífia média de 0,5 gol por jogo (quatro em oito partidas), há quatro rodadas sem vencer e há duas sem balançar as redes rivais. Com esse assustador panorama, o Náutico, que ainda não triunfou em casa, recebe o Inter. A situação colorada é oposta à do adversário. O Inter, com um jogo a mais, é o líder isolado da competição, com 19 jogos, e divide o posto de melhor ataque com o Cruzeiro, com 18 gols. Os gaúchos estão invictos há cinco partidas. Nas últimas três, brilhou contra os cariocas, batendo Vasco (5 a 3), Fluminense (3 a 2) e Flamengo (1 a 0).
Cartola FC: o atacante Rogério vive um jejum de gols no Náutico, mas segue como o jogador com maior média de pontos do Timbu no campeonato, com 5,36. Por isso, é a principal opção para quem ousar apostar em alguém do lanterna do Brasileirão. Ele custa C$ 11,81. Diante da pior defesa do campeonato, apostar no ataque do Inter pode render bons pontos. De volta após lesão, o centroavante Leandro Damião custa C$ 18,85.
Arbitragem: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA) apita a partida, auxiliado por Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Marcio Gleidson Correia Dias (PA).
Você sabia que... os confrontos entre Inter e Náutico têm como característica o baixo número de gols marcados na maioria dos jogos? Apenas cinco dos 17 confrontos entre as duas equipes em Brasileiros tiveram mais de dois gols assinalados.


CORITIBA X VITÓRIA

Confrontos Bola - Coritiba x Vitória (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 18H30M - COUTO PEREIRA
Único invicto no Brasileirão de 2013, o Coxa novamente aposta todas as suas fichas em Alex, que na rodada passada livrou os paranaenses de sua primeira derrota ao marcar dois gols no empate por 2 a 2 com o Santos. Coritiba e Vitória, aliás, travam um interessante confronto por vagas no G-4. O Alviverde atualmente está dentro, no terceiro lugar, com 16 pontos, dois a mais do que o Leão, na quarta colocação. Quando o assunto é marcar gols, os rubro-negros têm a vantagem, com 13, dois a mais do que o adversário. Além disso, ainda contam com o artilheiro da competição: Maxi Biancucchi, dono de seis gols. Alex, do Coxa, tem quatro.
Cartola FC: para quem estiver disposto a abrir os cofres, a opção no Coritiba é óbvia: o meia Alex, que custa C$ 20,91 e vem em ótima fase. Mas, se a grana for curta, vale apostar no zagueiro Chico, que tem uma média razoável de 4,61 pontos e está com um bom preço no mercado: C$ 7.13. Pelo Vitória, Victor Ramos pode ser uma boa alternativa. O zagueiro deve ser bastante exigido e tem um bom desempenho nas roubadas de bola. Foram 19 em nove rodadas do Brasileirão. Ele custa C$ 12,97.
Arbitragem: Wilson Luiz Seneme (SP), auxiliado por Celso Barbosa de Oliveira (SP) e Daniel Paulo Ziolli (SP).
Você sabia que.... pertencem ao Coritiba as únicas duas goleadas registradas nos confrontos com o Vitória pela Série A do Brasileiro? Ambas foram disputadas no Couto Pereira: Coritiba 4 a 0, em 1979 (gols de Duílio, Gílson Paulino e dois de Freitas); e Coritiba 5 a 1, em 2004 (gols de Flávio, dois de Tuta, Alemão e Miranda, para o Coxa, e Edílson para o Vitória).


BAHIA X GOIÁS

Confrontos Bola - Bahia x Goiás (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 18H30M - FONTE NOVA
Um ponto separa o Bahia, com 13 somados e na sexta colocação, do Goiás, atualmente ocupando o nono lugar. O momento do Tricolor, entretanto, é inferior: não vence há quatro rodadas, e o último gol marcado saiu antes da pausa para a Copa das Confederações, no dia 8 de junho, quando empatou por 1 a 1 com o Vasco. Já os goianos vêm de três jogos sem perder - duas vitórias e um empate. Fora de casa, o Goiás tem sido muito inconstante: em quatro jogos, venceu uma, empatou outra e perdeu duas.
Cartola FC: a zaga do Bahia não sofre gols há dois jogos e terá pela frente o ataque do Goiás, um dos piores do campeonato com apenas sete marcados. Portanto, a aposta no zagueiro Titi, que custa C$ 9,80, é válida. Ele é o maior ladrão de bolas da equipe baiana, com 14 ao todo. No Goiás, a alternativa também vem da defesa. O lateral-esquerdo William Matheus é outro que tem se destacado por roubar muitas bolas e apresenta a melhor média de pontos da equipe: 5,95.
Arbitragem: Paulo Godoy Bezerra (SC), auxiliado por Katiuscia M Berger Mendonça (ES) e Angelo Rudimar Bechi (SC).
Você sabia que... no último ano em que disputaram a Série A juntos, Bahia e Goiás apresentaram equilíbrio nos confrontos? Em 2003, cada time venceu um jogo: em Salvador, 2 a 1 para o Bahia; no Serra Dourada, 3 a 1 para o Goiás. Ambos os duelos terminaram em viradas.


FLAMENGO X BOTAFOGO

Confrontos Bola - Flamengo x Botafogo (Foto: Editoria de Arte)DOMINGO, 18H30M - MARACANÃ
Depois de Fluminense e Vasco voltarem ao Maracanã no domingo passado, chegou a vez de Flamengo e Botafogo. O Rubro-Negro, mandante da partida, é muito inconstante no Brasileiro, principalmente depois da pausa para a Copa das Confederações. Em três jogos, acumulou um empate (2 a 2 com o Coxa), uma vitória (1 a 0 sobre o Vasco) e uma derrota (1 a 0 para o Inter). O Alvinegro busca reassumir a liderança da competição, já que a perdeu durante a semana para o Inter, que tem um jogo a mais.
Cartola FC: cada vez mais entrosado com os companheiros, o atacante Marcelo Moreno é uma boa opção para os cartoleiros que quiserem escalar algum jogador do Flamengo na rodada. O boliviano já marcou duas vezes no Brasileiro e tem um preço baixo: C$ 7,86. No Botafogo, Vitinho surge como uma opção interessante. Como abusa da individualidade, o jogador finaliza muito. Já foram 13 ao todo neste Brasileirão. Ainda pesa o fato da reveleção alvinegra custar C$ 9,06.
Arbitragem: Pericles Bassols (RJ) apita o clássico, auxiliado por Rodrigo Pereira Joia (RJ) e Luiz Claudio Regazone (RJ).
Você sabia que... na era dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro, desde 2003, o Botafogo nunca venceu o Flamengo? Foram 18 confrontos, com sete vitórias do Flamengo e 11 empates.

Nenhum comentário: