segunda-feira, 15 de abril de 2013

Governo do DF adia data de entrega do Mané Garrincha para 18 de maio


Evento de domingo, dia do aniversário de Brasília, é cancelado por problemas na instalação do gramado após chuvas na capital federal

Por Fabrício Marques Brasília

obras estádio Mané Garrincha Brasília (Foto: AP)Mané Garrincha será sede da abertura da Copa
das Confederações no dia 15 de junho (Foto: AP)

O governo do Distrito Federal anunciou nesta segunda-feira que a entrega do Estádio Nacional Mané Garrincha foi adiada para o dia 18 de maio. A inauguração estava prevista para o próximo domingo, data do aniversário de Brasília.

A assessoria de imprensa do GDF convocou uma entrevista coletiva nesta tarde para explicar os motivos e alegou que o gramado não teria condições de ser instalado até o fim de semana. Assim, a segunda partida da final do Campeonato Brasiliense, em 18 de maio, marcará a inauguração oficial do palco de abertura da Copa das Confederações.

- As chuvas estão fortes há 15 dias, acontecendo em diversos horarios, o que não permite que a drenagem seja concluída. Isso colocaria em risco não só esse evento, mas a utilização futura do estádio. Querer fazer algo diferente do que a engenharia e a técnica recomendam seria uma coisa equivocada - disse o secretário extraordinário da Copa no DF, Cláudio Monteiro.

O governo apresentou uma nota técnica enviada pela empresa Greenleaf, empresa contratada para a instalação do gramado. No documento, são explicadas as dificuldades provocadas pelas chuvas e empresa garante que o plantio estará concluído até o fim do mês.

Segundo o secretário Cláudio Monteiro, o curto período que haverá entre o plantio do gramado e a primeira partida (aproximadamente 18 dias) será suficiente para a fixação do piso sem prejuízos ao espetáculo.

- O formato que está sendo impreendido nos permite com 10 ou 15 dias ter o primeiro jogo - concluiu Cláudio Monteiro.

Gramado está sendo plantado em Sergipe

A Greenleaf é a mesma empresa que trabalhou no Maracanã. A grama do estádio de Brasília está sendo plantada em uma fazenda na cidade de Neópolis, em Sergipe, distante 121 quilômetros da capital Aracaju.

O gramado foi plantado em maio do ano passado e passou por um longo processo de tratamento. Ao todo, são 12 mil metros quadrados de gramado. Na tarde do último domingo, técnicos responsáveis pelas obras do Mané Garrincha fizeram uma vistoria na grama.

Na nota técnica enviada para o governo, a empresa informa que a grama só deverá ser removida da fazenda de Sergipe após a confirmação das etapas anteriores, garantindo a qualidade do processo.

Grama é prodizida em Neópolis, Sergipe (Foto: Reproduçao/TV Sergipe)Gramado do Mané Garrincha está sendo plantado em Sergipe (Foto: Reproduçao/TV Sergipe)
COL e Fifa avisados

O secretário Cláudio Monteiro ainda afirmou que o Comitê Organizador Local da Copa de 2014 (COL) e a Fifa já foram informados do adiamento da inauguração da obra e foram compreensivos.

Estádio Mané Garrincha, em Brasilia (Foto: Fabricio Marques)Documento da Greenlift explica as dificuldades para
o plantio do gramado (Foto: Fabricio Marques)

- Foi comunicado e a reação deles foi de entender as dificuldades. Até porque nós temos o domínio de diversas ações, mas não temos ainda o domínio do tempo e da relação com São Pedro - disse o secretário.

Em outubro do ano passado, a Fifa definiu o dia 15 de abril como prazo final para a entrega dos estádios da Copa das Confederações. Três obras já estão fora do limite. O Maracanã tem o primeiro evento-teste previsto para o dia 27 de abril. O Mané Garrincha ficou para 18 de maio e a Arena Pernambuco, que entrou no último domingo na etapa de testes, tem a inauguração oficial prevista apenas para o dia 22 de maio (uma partida entre operários deverá ser realizada um pouco antes, no dia 14 de maio).

Jogo de inauguração pode mudar

A previsão do governo é de que a inauguração do estádio Mané Garrincha seja feita no dia 18 de abril, com a segunda partida da final do Campeonato Brasiliense. No entanto, esse jogo poderá mudar.

De acordo com o regulamento da competição, se um time vencer os dois turnos, garante o título antecipado. O Brasília, vencedor do primeiro turno, está na segunda colocação do Grupo B e ainda pode vencer o returno. No caso de um campeão antecipado, o governo já prepara um plano alternativo.

- Haverá um jogo. Se não for a final do campeonato, faremos um jogo do campeão com um time nacional para a entrega das faixas - explicou o secretário Cláudio Monteiro.

A partida, que deverá ser realizada com apenas cerca de 30% da capacidade, deverá contar ainda com a presença da cantora Elza Soares (ex-mulher de Garrinch) e de autoridades como a presidente Dilma Rousseff e o ministro do Esporte, Aldo Rebelo.

Na semana seguinte, no dia 26 de maio, o estádio Mané Garrincha receberá a partida entre Santos e Flamengo, pela rodada de abertura do Brasileirão. Neste jogo, que será um evento-teste acompanhado pelo COL, o estádio deverá ter a capacidade máxima.

Estádio Mané Garrincha, em Brasilia (Foto: Fabricio Marques)Operários trabalham na preparação do campo do estádio Mané Garrincha (Foto: Fabricio Marques)

Andamento das obras

De acordo com o GDF, a construção do Estádio Mané Garrincha está com 96% de conclusão. Segundo Cláudio Monteiro, não fosse o problema com o preparo do terreno para o gramado, seria possível deixar a obra em condições de ser entregue até o próximo domingo.

- Continuamos com ritmo acelerado. Com excessão do gramado, estará tudo pronto até o dia 21 e faremos ajustes até o jogo teste.

Atualmente, operários ainda trabalham na instalação das cerca de 70 mil cadeiras que o estádio receberá para a Copa das Confederações e para o Mundial de 2014 (após os eventos, a capacidade será ampliada para 72 mil). Os cinco mil operários também seguem os trabalhos de instalações nas áreas internas e a pavimentação da área externa do Mané Garrincha.

Além da abertura da Copa das Confederações, no dia 15 de junho, entre Brasil e Japão, o Estádio Mané Garrincha será palco de sete jogos do Mundial de 2014, incluindo uma das partidas da seleção brasileira na primeira fase.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-das-confederacoes/noticia/2013/04/brasilia-adia-data-de-entrega-do-mane-garrincha-para-o-dia-18-de-maio.html

Nenhum comentário: