quinta-feira, 25 de abril de 2013

Em duelo de mais de 3h, Sharapova sua para vencer tcheca em Stuttgart


Na partida de estreia no torneio alemão, russa tem confronto complicado contra Lucie Safarova, mas supera adversária em longa partida de três sets

Por GLOBOESPORTE.COM Stuttgart, Alemanha

Não foi a estreia dos sonhos de Maria Sharapova no WTA de Stuttgart, mas a atual campeã do torneio conseguiu avançar de fase em uma intensa partida. A número 2 do mundo tinha pela frente a tcheca Lucie Safarova (# 25), quem nunca havia derrotado no saibro, mas dessa vez, mesmo que aos trancos e barrancos, a russa a superou. Em uma "maratona" de três horas e nove minutos de jogo, a vice-líder do ranking levou a melhor por 2 sets a 1, com as parciais de 6/4, 6(3)/7 e 6/3.

As tenistas tinham se enfrentado apenas duas vezes anteriormente. Em 2012, Sharapova vencera na quadra dura do WTA de Tóquio. Porém, Safarova tinha ganhado o único confronto no piso até então. Em 2010, no WTA de Madri, a tcheca superara a russa por 6/4 e 6/3.

A adversária de Sharapova nas oitavas de final será a sérvia Ana Ivanovic. Também nesta quinta-feira, a 17ª do ranking fez 6/4 e 6/3 para cima da russa Nadia Petrova (#11). Sharapova e Ivanovic se enfrentam nesta sexta-feira, às 9h30m (horário de Brasília).

Em um duelo muito disputado, válido pela segunda rodada do torneio, a alemã Sabine Lisicki superou a sérvia Jelena Jankovic por 2 sets a 0, com parciais de 7/6(3) e 7/5. Quem também avançou para a próxima fase foi Bethanie Mattek-Sands. Com direito a pneu no primeiro set, a americana venceu a italiana Sara Errani por 2 sets a 1, parciais de 6/0, 4/6 e 6/1
.
Maria Sharapova oitavas wta de stuttgart (Foto: AP)Sharapova passou por uma estreia dura no WTA de Stuttgart nesta quinta-feira (Foto: AP)

O jogo

Bem postada no fundo da quadra, Safarova foi uma pedra no sapato de Sharapova. Entre winners, grandes devoluções de saque e ataques potentes, a número 2 do mundo também cometia erros não forçados em demasia. A tcheca, por sua vez, aplicava boas jogadas e equilibrava as forças, tanto que somente três games na primeira parcial não entraram no 40-40 (terceiro, sétimo e décimo). Quando Sharapova quebrou o serviço da adversária e fez 3/2, a tcheca tratou de devolver logo em seguida e deixou tudo igual. Porém, em um intenso nono game, Safarova deu de presente a quebra para a musa com uma dupla falta, a quinta dela no jogo. Dessa vez a vice-líder do ranking não deixou a vantagem escapar e fechou a parcial em 6/4.

Lucie Safarova contra Maria Sharapova wta de stuttgart (Foto: AFP)Safarova não deu moleza para Sharapova, mas acabou perdendo para a musa russa (Foto: AFP)

Safarova não se abalou com a perda do set no final e tratou de iniciar o segundo a todo vapor. Ela dominou os primeiros pontos e abriu 3/0. No quarto game, quase que ela quebra novamente o saque da oponente, mas a russa, mesmo cometendo a quinta dupla falta na partida, conseguiu confirmar o serviço: 3/1. A partir de então, Sharapova mostrou bastante irregularidade em quadra. Outra vez ela obteve a quebra, que a 25ª do ranking respondeu na mesma moeda em seguida. Depois, ela desperdiçou três break points, e Safarova, forçando o saque, chegou ao 5/2.

Depois do momento de inconstância, Sharapova reagiu. Ela saiu de um set point contra para o empate em 5/5. No caminho, ela confirmou o break point após a rival salvar dois e evitou outra devolução de quebra, levando o décimo game com o sexto ace dela na partida. As duas confirmaram seus serviços - Sharapova com mais sufoco - e o duelo foi para o tie-break. Safarova jogou muito melhor e já começou abrindo 4 a 0. Porém, com a sétima dupla falta da russa, a tcheca fez 5 a 2 e ficou a dois pontos do empate. Firme numa cruzada de direita, ela fechou o tie-break em 7 a 3.

O set decisivo manteve a pegada dos anteriores. Só que Sharapova voltou a ter a vantagem nas mãos. Foram cinco games em que as duas confirmaram os serviços, até que a russa alcançou a quebra de frente. Quando ela fez 5/2 e a partida teve uma pequena pausa, Sharapova parecia exausta no banco. O confronto ultrapassou três horas de duração, e a russa havia desperdiçado dois match points. Safarova se manteve viva na disputa, mas não conseguiu reverter a desvantagem. Com mais dois match points a favor e sacando para o jogo, Sharapova selou a classificou ao converter o segundo e garantiu a vitória com 6/3 no terceiro set.

Confira os resultados desta quinta-feira:

Maria Sharapova (RUS) 2 X 1 Lucie Safarova (TCH) - 6/4, 6(3)/7 e 6/3
Ana Ivanovic (SER) 2 x 0 Nadia Petrova (RUS) - 6/4 e 6/3
Angelique Kerber (ALE) 2 x 0 Anastasia Pavlyuchenkova (RUS) - 6/0 e 6/4
Yaroslava Shvedova (CAZ) 2 X 0 Carla Suárez Navarro (ESP) - 7/5 e 6/4
Jelena Jankovic (SER) x Sabine Lisicki (ALE) - em andamento
Bethanie Mattek-Sands (EUA) x Sara Errani (ITA) - em andamento
Petra Kvitova (TCH) 2 x 1 Julia Goerges (ALE) - 2/6, 7/6(4) e 6/2
Mirjana Lucic-Baroni (CRO) 0 x 2 Na Li (CHN) - 6/1 e 6/2


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/04/em-duelo-de-mais-de-3h-sharapova-sua-para-vencer-checa-em-stuttgart.html

Nenhum comentário: