quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Vitor e a chance de Sonnen: 'Se Jones escorregar numa casca de banana...'


Lutador brasileiro prefere não comentar seu futuro entre os médios e volta a criticar falastrão americano. 'Vão contratá-lo para o Cirque du Soleil', ironiza

Por Ivan Raupp Rio de Janeiro

Logo após a grande vitória sobre o inglês Michael Bisping no UFC São Paulo, Vitor Belfort pegou o microfone, pediu uma revanche contra Jon Jones e chamou Chael Sonnen de "palhaço", dizendo que ele ganhou a chance contra o campeão dos meio-pesados na base da garganta. O falastrão americano foi chamado para ser treinador da 17ª temporada do "The Ultimate Fighter", assim como Jones, e os dois vão se enfrentar, mesmo contra a vontade de Belfort, no UFC 159, marcado para 27 de abril. O peso-médio analisou a chance de Sonnen vencer essa luta:

- Se o Jon Jones escorregar em uma casca de banana e bater a cabeça no chão, aí ele (Sonnen) pode ter uma chance - declarou, em entrevista ao SPORTV.COM.

UFC São Paulo vitor belfort (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Vitor Belfort comemora a vitória sobre Michael Bisping (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)

Vitor Belfort foi o último adversário de Jon Jones, em setembro, e também o que mais chegou perto de derrotá-lo, quando e encaixou uma chave de braço ainda no primeiro round. Jones, como campeão que é, saiu de forma brilhante da posição e não deu mais brecha para o carioca, vencendo por finalização no quarto assalto após aplicar seu já tradicional castigo com as cotoveladas. Belfort acredita ter feito o suficiente para merecer uma nova oportunidade:
- Fui o cara que chegou mais perto de ganhar do Jon Jones, fui a luta mais difícil dele até hoje. Tive só três semanas, foi uma coisa injusta, mas topei, não tem desculpa. Quero lutar contra ele tendo uma preparação completa desta vez, trazer sparrings com as características dele, chegar lá e fazer o tira-teima.

O lutador já desembarcou de volta aos Estados Unidos, onde mora, e a partir desta quarta-feira vai curtir férias com a família por algumas semanas. Ele prefere não comentar por enquanto as possibilidades em torno do seu futuro, só depois que retornar de viagem. A seguir, confira a entrevista na íntegra, concedida com exclusividade por Belfort:

SPORTV.COM: Teve uma recepção calorosa da família?
VITOR BELFORT: Fui muito bem recebido. As crianças chegaram lá no aeroporto de madrugada de pijaminha, a coisa mais linda do mundo.


Quando você acha que estará pronto para lutar de novo?
Cara, agora só estou pensado nas férias. Acabei de ver um lugar maravilhoso para ir, é um lugar lindo. Estou indo amanhã (quarta) e penso nisso depois. Depois a gente vai sentar com os treinadores e ver o que vai ser feito, conversar com o UFC.


Se o Jon Jones escorregar em
uma casca de banana e bater a cabeça no chão, aí ele (Sonnen) pode ter uma chance"
Belfort, sobre chance de Chael contra Jones

Você elogiou muito seus treinos com o Andrews Nakahara e o Tyrone Spong. Está se sentindo mais completo com esse estilo K-1? Mudou muito?
Mudei. O Nakahara está morando aqui comigo, é um cara que me ajuda muito na parte de chute, meu pupilo, está comigo direto e me ajudou muito, é um grande sparring. O Henry Hooft, nosso técnico casca-grossa, e o Tyrone Spong também. O Durinho na parte de chão, fazendo todos os ajustes, a galera aqui é bacana. Tem ainda o Jorge Santiago, o Thiago Silva, o Rashad, todos me ajudaram muito, o tempo inteiro um afiando o outro. Fico feliz para caramba de ter uma equipe formada, completa, isso é muito bom para mim e me dá muita motivação. Tem o Cosmo tammém, que tem um grande muay thai.


Depois que esclareceu sua vontade de enfrentar o Jon Jones, já recebeu algum contato de alguém do UFC?
Olha, a gente não sabe, né? A gente quer ganhar a luta por merecimento. Fui o cara que chegou mais perto de ganhar do Jon Jones, fui a luta mais difícil dele até hoje. Tive só três semanas, foi uma coisa injusta, mas topei, não tem desculpa. Quero lutar contra ele tendo uma preparação completa desta vez, trazer sparrings com as características dele, chegar lá e fazer o tira-teima.


UFC 152 JOn jones e vitor belfort (Foto: Agência AP)Belfort quase venceu Jon Jones com uma chave de braço no primeiro round (Foto: Agência AP)

Apesar da sua vontade, é dificil que o UFC lhe dê essa chance agora contra o Jones, porque existem muitos caras na fila dos meio-pesados, como Dan Henderson, Lyoto Machida e Gustafsson. Nos médios, vê algum adversário em potencial para você?
Ah, ganhei do desafiante número 1, como o Dana White falou. Agora não estou pensando nisso. Esse é meu peso, minha categoria, e depois das férias a gente vai ver com a equipe qual luta vai fazer sentido.


O Luke Rockhold, campeão do Strikeforce que agora está no Ultimate, disse que quer te enfrentar e que essa luta faria muito sentido. Faz sentido para você?
Uma luta para mim que faz sentido é a que me deixa cada vez mais perto do meu objetivo. Hoje, meu objetivo é lutar contra o Jon Jones, fazer essa revanche. Agora, como vai ser o peso, onde vai ser, isso tem que sentar e definir onde vai me levar. Essas coisas têm que ser ajustadas.


poster do UFC 159 com Jon Jones x Chael Sonnen (Foto: Divulgação)Jon Jones e Chael Sonnen vão se enfrentar noUFC 159, no dia 27 de abril (Foto: Divulgação)
 
Se o UFC te oferecer uma revanche contra o Anderson para a próxima luta, você aceita?
Só depois das minhas férias. Depois, vamos ver quem eles vão me oferecer, mas não penso nisso por enquanto.

O Rashad Evans disse novamente que pode baixar de peso se for para enfrentar o Anderson. Pelo que você conversa com ele, acha que essa luta pode mesmo acontecer?
Tudo pode acontecer no UFC. Tudo. É so olhar as lutas que são casadas. Tudo é possível. É só eles (UFC) quererem.


Blog UltiMMAto: veja notícias, fotos
e vídeos dos bastidores do MMA


Você falou mal do Chael Sonnen no UFC São Paulo. Acha que ele tem alguma chance contra o Jon Jones?
Se o Jon Jones escorregar em uma casca de banana e bater a cabeça no chão, aí ele (Sonnen) pode ter uma chance. Vão contratá-lo para o Cirque du Soleil. Sabe aqueles palhaços? Então, esse vai ser o próximo trabalho dele.


banner ufc combate (Foto: GLOBOESPORTE.COM)

Nenhum comentário: