Clube oficializa programação e vai chegar em Guayaquil no dia 28 de janeiro e subir para o local do jogo, a 2.800m de altitude, com o Deportivo horas antes do confronto
Havia a possibilidade de o Botafogo passar de 10 a 15 dias em Quito para se adaptar. No entanto, Gustavo Campos preferiu valorizar o trabalho no começo da pré-temporada, que deve ser realizada em Saquarema.
- Neste momento, não existe o cenário ideal. Jogar na altitude nunca será fisiológico. Pesamos todas as variáveis e nesse momento é mais importante os treinamentos da pré-temporada para que a equipe chegue em condições de suportar bem a altitude - afirmou Gustavo Campos, em entrevista ao site oficial do Botafogo.
Segundo o médico, durante a pré-temporada, o trabalho já será feito também pensando na altitude de Quito. No entanto, ele acredita que a 2.800m ainda é possível ter um desempenho razoável.
- A altitude de Quito é considerada média. Com isso, o risco de desenvolvimento de alguma doença é pequeno. Existe a chance de algum desconforto, porém, a equipe estando bem preparada, conseguimos minimizar bastante estes riscos - disse o médico.
Apesar da contratação de Gustavo Campo, Rodrigo Kaz segue no comando da área ortopédica. A apresentação dos jogadores acontecerá em dois grupos. O primeiro, com 24 jogadores, começará os treinamentos no dia 3 de janeiro. O restante se apresenta três dias depois.
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2013/12/botafogo-viaja-para-quito-apenas-no-dia-da-estreia-na-pre-libertadores.html