terça-feira, 16 de outubro de 2012

Líder, Argentina defende série invicta em duelo contra o Chile


Há seis jogos sem perder nas eliminatórias, Messi e companhia chegam à metade final em situação confortável. Ameaçado, Uruguai encara a Bolívia

Por GLOBOESPORTE.COM Santiago

A metade final da corrida por um lugar na Copa do Mundo de 2014 começa nesta terça-feira para os sul-americanos. Com 50% dos jogos já disputados, as eliminatórias têm a Argentina invicta há seis partidas e cada vez mais consistente na ponta, um Uruguai irregular e o Paraguai mais ameaçado do que nunca. A grande atração da décima rodada serão justamente Messi e companhia, que visitam o Chile, quinta colocado. O GLOBOESPORTE.COM transmite o duelo no Estádio Nacional de Santiago em Tempo Real às 21h (de Brasília).

Messi no treino da Argentina (Foto: AFP)Messi é só alegria com a campanha argentina: liderança com seis jogos de invencibilidade  (Foto: AFP)

Com 17 pontos, a Argentina lidera, mas segue vigiada de perto por Colômbia e Equador, ambas com 16. A equipe comandada por Falcao García, no entanto, folga nesta terça, enquanto os equatorianos têm um embate com a Venezuela, primeira equipe fora da zona de classificação.

Treino da seleção do Paraguai (Foto: Agência Reuters)Situação do lanterna Paraguai na tabela
é preocupante (Foto: Agência Reuters)

Quarto colocado e adversário da Bolívia, o Uruguai tem 12 - assim como o Chile, que perde no saldo de gols e precisaria disputar a repescagem caso a disputa terminasse hoje. Lanterna com quatro pontos, o Paraguai enfrenta o Peru, também mal das pernas, em sétimo.

Nas eliminatórias sul-americanas, as nove seleções se enfrentam em turno e returno. As quatro mais bem colocadas avançam diretamente para a Copa, enquanto a quinta precisa disputar uma repescagem contra um representante da Ásia.
Situação de Argentina e Chile

Para o duelo contra o Chile, a Argentina deve contar com o atacante Higuaín, que sentiu dores no quadril após ter sofrido um choque na vitória por 3 a 0 sobre o Uruguai. No entanto, ele treinou neste domingo e tem chances consideráveis de formar o trio de ataque ao lado de Messi e Agüero.

Treino Seleção do Chile (Foto: Agência Reuters)Chile parou na tabela nas últimas três rodadas: uma folga e duas derrotas (Foto: Agência Reuters)

Dono de uma campanha instável, o Chile estagnou na tabela nas três últimas rodadas. Após ter emplacado uma série de três vitórias seguidas (Paraguai, Bolívia e Venezuela), a equipe do atacante Alexis Sánchez, companheiro de Messi no Barcelona, tirou folga na sétima rodada e, desde então, perdeu seus dois compromissos (Colômbia e Equador).

Os resultados negativos fizeram com que o grupo se reunisse para lavar a roupa suja e prometesse mais empenho. No entanto, este início de reação terá que ser sem Arturo Vidal, Osvaldo González e Pablo Contreras - todos suspensos. A boa notícia é que Gary Medel volta ao time, que tenta dar o troco nos argentinos pela derrota no duelo de ida por 4 a 1.
Prováveis escalações:

Chile: Miguel Pinto; Hans Martínez, Marcos González, Gonzalo Jara; Isla, Gary Medel, Matías Fernández, Mark González; Alexis Sánchez, Beausejour e Sebastián Pinto.
Argentina: Romero; Hugo Campagnaro, Federico Fernández, Ezequiel Garay, Zabaleta; Gago, Mascherano, Di María; Messi, Higuaín e Agüero.

Sinal de alerta ligado no Uruguai

A derrota frente à Argentina deixou o Uruguai mais distante da briga pelo primeiro lugar, e a proximidade de Venezuela e Chile é, de fato, um incômodo. Pesa ainda o fato de que o técnico Óscar Tabárez não poderá contar com três de seus homens: Diego Lugano, Diego Godín e Martín Cáceres, suspensos. O momento é tão complicado que os uruguaios se mostram assustados.

- Foi uma semana complicada, e a derrota doeu. Era um clássico, precisávamos dos três pontos, e agora a situação se complicou. Cada jogo será como uma final. Nossa ida ao Mundial agora corre perigo - afirmou Lugano, capitão do Uruguai, após a derrota para a Argentina.

Forlan Uruguai treino (Foto: Agência Reuters)Uruguai do colorado Forlán faz campanha instável nas eliminatórias (Foto: Agência Reuters)

Se os uruguaios já se mostram incomodados com a situação na tabela, os bolivianos não escondem o desapontamento com a campanha, após terem conquistado modestos cinco pontos em oito partidas - desempenho melhor apenas que o do lanterna Paraguai.

- Está difícil, mas não vamos renunciar da disputa pelos 24 pontos que restam - reconheceu o técnico da Bolívia, Xabier Azkargorta.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-do-mundo/eliminatorias-america-do-sul/noticia/2012/10/lider-argentina-defende-serie-invicta-em-duelo-contra-o-chile.html

Nenhum comentário: