terça-feira, 16 de outubro de 2012

Um tempo para cada: Espanha sai na frente, mas vê a França reagir no fim


Espanhóis dominam etapa inicial e ainda desperdiçam pênalti com Cesc Fàbregas. Franceses crescem e chegam ao empate de forma merecida

Por GLOBOESPORTE.COM Madri

O torcedor espanhol, já acostumado com títulos e muitas vitórias nos últimos anos, sofreu um duro golpe nos acréscimos nesta terça-feira. Mas o gol de Giroud, aos 48 minutos do segundo tempo, tratou de aproximar Espanha e França de um resultado, digamos, mais justo. Com um tempo para cada, as duas seleções ficaram no empate por 1 a 1, no Estádio Vicente Calderón, pela quarta rodada do Grupo I das eliminatórias europeias para a Copa do Mundo de 2014.
O defensor Sergio Ramos, aos 25 da etapa inicial, havia aberto o placar para os espanhóis, enquanto Hugo Lloris ainda defendeu um pênalti cobrado por Fàbregas. Os Bleus ainda reclamaram de um gol mal anulado de Ménez, também na primeira metade do jogo. Tudo sob olhares do Rei Juan Carlos, presente na casa do Atlético de Madri.

Ambas também estão iguais na tabela de classificação. A Fúria, com sete pontos, tem a vantagem no saldo de gols em relação aos franceses (5 a 3). E, já à essa altura, é improvável que não sejam apontadas como as duas primeiras colocadas ao fim do torneio classificatório, já que Geórgia (quatro pontos) e Bielorrússia (três pontos) ainda têm um jogo a mais - a Finlândia, que completa a chave, soma um ponto em dois compromissos. O líder garante vaga direta no Mundial do Brasil, enquanto o vice irá para repescagem.

Xavi, Espanha e França (Foto: Agência AFP)Xavi tentou, mas não conseguiu levar a Espanha à vitória no Vicente Calderón (Foto: Agência AFP)

Espanha e França voltam a atuar em praticamente um mês. Mas dessa vez somente para amistosos. No dia 14 de novembro, a equipe do técnico Didier Deschamps visitará a Itália, em Parma, enquanto o time de Vicente Del Bosque viajará para ainda mais longe: Panamá, contra a seleção da casa. As eliminatórias só retornarão no dia 22 de março de 2013.

Trabalha, Lloris!

Hugo Lloris foi contratado pelo Tottenham por cerca de R$ 26 milhões no último mercado de transferências. O dinheiro aparentemente não impressionou o técnico André Villas-Boas, que o deixou no banco de reservas neste início de temporada para a sua revolta. Mas ele certamente irá rever os seus conceitos depois do que se passou durante o primeiro tempo no Vicente Calderón.

É válido ressaltar que não foi lá um ataque contra defesa e em poucos momentos a Fúria ensaiou uma pressão. Foi o necessário para que Lloris trabalhasse bastante, inclusive defendendo um pênalti cobrado por Fàbregas aos 42 minutos. Ele só não impediu o gol quando Sergio Ramos aproveitou um próprio rebote do francês depois de cabecear uma bola na trave, aos 25. Seria pedir demais.

Sérgio Ramos comemora gol da Espanha contra a França (Foto: Getty Images)Sergio Ramos comemora gol com mortal (Getty)

Sem conseguir trabalhar a posse de bola - o que não é uma novidade contra a Espanha -, a França ainda deixou o primeiro tempo lamentando um gol mal anulado de Ménez, aos 39 minutos. O meia-atacante do Paris Saint-Germain completou de cabeça em condição legal após cruzamento de Benzema, mas viu o árbitro Felix Brych assinalar a irregularidade inexistente.
França chega ao merecido empate

A Espanha, que àquela altura já havia perdido o meia David Silva, lesionado, também viu o lateral Arbeloa se contundir no início da etapa final. Curiosamente, a França cresceu e passou a ocupar o campo ofensivo com frequência e criou suas chances. Lloris, antes protagonista, tornou-se um mero coadjuvante torcedor. A primeira boa oportunidade para os visitantes surgiu aos 13, em bonito chute de Ribéry de fora da área. A bola chegou a deslizar pela rede do lado de fora. Aos 19, novamente em jogada do meia do Bayern de Munique, Benzema desperdiçou.

Os donos da casa não se encolheram, embora a criatividade já não fosse uma virtude. A cabeçada de Sergio Ramos, aos 24, após escanteio cobrado por Xavi, não passou de um susto. Era pouco.

Com o tempo, a Fúria tratou de alocar-se no campo defensivo. Os Bleus pressionaram, finalizaram e enfim chegaram ao empate. Mas só no último lance do jogo. Antes, aos 27, Sissoko tratou de perder nova oportunidade, enquanto Casillas apareceu bem aos 44 para salvar a pátria em cruzamento fechado de Ribéry. Aos 48, no entanto, ele centrou na cabeça de Giroud, que colocou no cantinho para selar o merecido empate.

Giroud França Espanha (Foto: AP)Giroud igualou para a França aos 48 minutos do segundo tempo (Foto: AP)

FONTE:



Nenhum comentário: