terça-feira, 4 de setembro de 2012

Azarenka vence duelo tenso com Sam Stosur e assegura o número 1


04/09/2012 15h56 - Atualizado em 04/09/2012 16h53

Azarenka vence duelo tenso com
Sam Stosur e assegura o número 1

Bielorrussa líder do ranking mundial avança para as semifinais do US Open

Por SporTV.com Nova York

Victoria Azarenka US Open quartas (Foto: Getty Images)Azarenka festeja a suada vitória (Getty Images)

De um lado, a número 1, Victoria Azarenka. Do outro, a atual campeã do US Open, Samantha Stosur. O esperado jogão, válido pelas quartas de final, tornou-se realidade. Durante 2h23m, bielorrussa e australiana trocaram pancadas, subidas à rede, curtinhas e devoluções vencedoras em um jogo de altíssimo nível. A decisão só veio em um dramático tie-break, e Azarenka, mais consistente, prevaleceu. Por 6/1, 4/6 e 7/6(5), a líder do ranking avançou às semifinais do Grand Slam americano e, de quebra, assegurou sua continuidade como número 1.

Quando o US Open começou, Vika tinha seu posto ameaçado por Agnieszka Radwanska, vice-líder, e Maria Sharapova, número 3 na lista da WTA. Azarenka, porém, só precisava alcançar as semifinais para assegurar-se no topo. Sua próxima adversária em Flushing Meadows este ano será a vencedora do jogo entre a russa Maria Sharapova e a francesa Marion Bartoli.
Stosur começa mal

O primeiro set não foi tão equilibrado quanto o resto do jogo. Enquanto Stosur encontrava problemas para impor seu jogo agressivo e cometia mais erros, Azarenka foi a senhora do duelo. Mais agressiva e consistente, a número 1 do mundo pouco se incomodou com a chuva, que apareceu depois do terceiro game e interrompeu o duelo por cerca de uma hora. A australiana só venceu um game quando já perdia por 4/0 e não encontrou uma forma de reagir. Em 30 minutos, por 6/1, a líder do ranking saiu na frente.

O segundo set foi bem diferente, e começou com Stosur obtendo uma quebra - cortesia de uma dupla falta de Vika. Azarenka devolveu a quebra em seguida, mas a australiana já mostrava nova convicção. A atual campeã sacava melhor, conseguia controlar mais os pontos e defendia-se bem. Com outra quebra no sétimo game, Stosur abriu 4/3 e manteve o serviço até fazer 6/4.

A parcial decisiva foi nervosa, mas jogada em alto nível, com as duas tenistas brigando pelo controle dos pontos. Azarenka conseguiu a primeira quebra, no quarto game, mas não conseguiu disparar na frente. Três quebras de saque depois, o placar mostrava 4/4. No nono game, a número 1 teve de encarar um break point. Caso perdesse, veria Stosur sacar para o jogo. Vika, entretanto, foi precisa. Fez um ace e se salvou. Pouco depois, um tie-break foi necessário para decidir o jogo.

Stosur começou mal o tie-break, devolvendo um saque para fora e errando uma esquerda na sequência. Quando Azarenka acertou uma ótima devolução, abriu 3/0, com dois mini-breaks de vantagem. A bielorrussa abriu 4/0, mas Stosur foi se recuperando aos poucos. Quando Vika fez uma dupla falta, perdeu a vantagem. O drama chegou ao ápice no 11º pontos, com o placar em 5/5. Stosur mandou uma bola que tocou na fita e caiu do lado da adversária. Azarenka alcançou a bola e matou com uma curtinha. Em seguida, com o saque, a número 1 fechou a partida.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2012/09/azarenka-vence-duelo-tenso-com-sam-stosur-e-assegura-o-numero-1.html

Nenhum comentário: