segunda-feira, 27 de agosto de 2012

US Open promete novo capítulo na rivalidade entre Federer e Murray


Suíço e britânico já se enfrentaram 17 vezes; Em 2012, Federer levou a melhor em Wimbledon, e Murray deu o troco nas Olimpíadas

Por SporTV.com Nova York, EUA

Federer mostrou confiança para brigar pelo título em Nova York (Foto: Reuters)Federer mostrou confiança para brigar pelo título
em Nova York (Foto: Reuters)

Roger Federer já se esqueceu da derrota para Andy Murray na final do torneio olímpico em Londres, e está otimista para tentar o hexacampeonato do US Open, último Grand Slam da temporada. O número 1 do mundo pretende recuperar o título conquistado pela última vez em 2008, e estreia contra o americano Donald Young, 80º colocado no ranking. O suíço já ganhou o torneio por cinco vezes, mas não chega a uma final desde 2009, quando foi derrotado pelo argentino Juan Martín del Potro.

Às vésperas do início do US Open, que começa nesta segunda-feira, Roger Federer garantiu que se sente inspirado para brigar pela vitória. No ano passado, o suíço foi derrotado por Novak Djokovic em uma disputadíssima partida de cinco sets. O sérvio acabou levando o troféu ao bater o espanhol Rafael Nadal.

- Senti-me bem no ano passado, mas talvez, em alguns momentos, não tenha tido o controle das partidas, enquanto desta vez talvez jogue bem e consiga ditar quem ganha ou perde. Meu adversário vai precisar de algo especial pra vencer. É assim que sinto o clima no momento - afirmou.

Apesar de ter adiado mais uma vez o sonho de uma medalha de ouro na chave de simples das Olimpíadas, o tenista de 31 anos está em boa fase este ano. Em julho, o suíço conquistou sua sétima coroa em Wimbledon - o 17º Grand Slam da carreira - e voltou ao topo do ranking mundial, ao derrotar o britânico Andy Murray na final. O desempate simbólico da acirrada rivalidade entre os dois em 2012 pode acontecer no US Open. Federer é o primeiro cabeça de chave em Flushing Meadows, e se a chave se mantiver, enfrentará o campeão olímpico na semifinal.

Murray ainda sonha com o primeiro título de Grand Slam (Foto: Reuters)Murray ainda sonha com o primeiro título de Grand
Slam (Foto: Reuters)

Murray, por sua vez, ainda sonha em conquistar o primeiro título de Grand Slam da carreira. O escocês fez história ao levar o ouro olímpico em Londres, quebrando um jejum de 104 anos para os britânicos, mas ainda não venceu em nenhum dos quatro grandes torneios do tênis mundial. Na última edição de Wimbledon, o jogador de 25 anos sofreu sua quarta derrota consecutiva na final de um Grand Slam, ao ser batido por Federer em quatro sets.

- Depois de Wimbledon, digamos uns quatro dias, sonhei que venci. Acordei de manhã e comecei a me sentir melhor, mas não ajudou. Então, alguns dias depois da Olimpíada, sonhei que perdi a final. Obviamente acordar lembrando que venci foi bom - brincou o tenista, número 4 do ranking.


No retrospecto de partidas pela ATP, Murray leva a melhor. Os dois duelaram 17 vezes, com nove vitórias para o britânico. Andy é o terceiro cabeça de chave e sua estratégia para chegar à vitória em Nova York inclui se hospedar em um hotel longe da agitação de Manhattan e passar longe de Flushing Meadows, local das partidas, sempre que possível.

Andy Murray na final de tênis contra Roger Federer (Foto: AP)Em Londres, o britânico levou a melhor e ficou com o ouro (Foto: AP)

FONTE

Nenhum comentário: