sábado, 4 de agosto de 2012

Serena 'brinca' na final, atropela Sharapova e fatura o ouro olímpico


Americana cede apenas um game e completa o Career Golden Slam

Por GLOBOESPORTE.COM Londres

Quando Serena Williams abriu a partida vencendo os oito primeiros pontos, deixava claro que Maria Sharapova não teria muito a fazer neste sábado, na final dos Jogos de Londres 2012. Diante da chance de conquistar seu primeiro ouro olímpico em simples, a tenista americana não aliviou em momento algum. Disparou dez aces, agrediu nas devoluções e sufocou a rival. Por 6/0 e 6/1, triunfou e conquistou a medalha. Depois de "brincar" durante 13 games, Serena ainda dançou na grama de Wimbledon para comemorar.


Serena Williams tênis Londres 2012 Olimpíadas final pódio (Foto: Reuters)Serena era só alegria no pódio entre Sharapova (à esq.) e Azarenka (Foto: Reuters)

Pentacampeã em Wimbledon (2002, '03, '09, '10 e '12), penta no Australian Open ('03, '05, '07, '09 e '10), campeã em Roland Garros/2002 e tri no US Open (1999, 2002 e '08), Serena agora tem no currículo o Career Golden Slam, nome dado ao feito em que um tenista vence os quatro torneios do Grand Slam e conquista o ouro olímpico em simples - ainda que em temporadas diferentes.


A conquista deste sábado em Wimbledon é a terceira de Serena Williams em Jogos Olímpicos. Nas duplas, ela subiu ao degrau mais alto do pódio em Sydney 2000 e Peqium 2008 - sempre ao lado de sua irmã, Venus. As duas ainda estão vivas na chave de duplas em Londres 2012.


A medalha de bronze ficou com a número 1 do mundo, Victoria Azarenka. A bielorrussa, que também foi atropelada por Serena, venceu a disputa pelo terceiro lugar contra a russa Maria Kirilenko. A partida teve parciais de 6/3 e 6/4 e durou 1h28m.


MONTAGEM - Serena williams tênis Londres 2012 (Foto: Agência Reuters)Serena dança para festejar a vitória maiúscula sobre Sharapova (Foto: Agência Reuters)

No segundo ponto, um ace. No quarto, uma esquerda vencedora na paralela. Serena Williams abriu a partida se impondo do fundo de quadra, sacando bem e agredindo nas devoluções. Quando Sharapova cometeu uma dupla falta em seu segundo ponto de saque, o tom da partida estava claro para o público. A americana disparou na frente e não deixou a adversária se levantar. Nem no sexto game, depois de Sharapova abrir 40/0, Serena aliviou. Recuperou-se, virou o game e fechou o primeiro set com um desmoralizante pneu. Ao fim da parcial, as estatísticas mostravam apenas 12 pontos vencidos por Sharapova. Serena, que venceu 28, já computava sete aces.


O segundo set não foi tão diferente assim. No segundo game, no saque de Sharapova, Serena ainda dominava. Ao soltar a potente direita na paralela que lhe deu a primeira quebra da parcial, soltou um grito de "Come on!" ("Vamos!", em inglês) que assustou a Quadra Central.
A tenista russa só saiu do zero depois de perder os nove primeiros games do jogo. Mesmo assim, Sharapova ainda teve oportunidades para se recuperar na segunda parcial. No quinto game, teve dois break points. Serena, no entanto, fechou as portas na cara da oponente. Primeiro, acertou um bom saque e um excelente voleio. Depois, soltou uma esquerda indefensável. Na prática, foi o fim para Sharapova. A russa perdeu o saque novamente na sequência e viu Serena abrir 5/1. Um ace, típico, selou o destino da medalha de ouro.


A final mais curta
Pouco depois da final, a Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês) confirmou que Serena Williams quebrou um par de recordes com a impecável campanha em Londres. A decisão deste sábado foi a mais curta (em número de games disputados) da história olímpica no tênis feminino. A marca anterior pertencia à final de Antuérpia 1920, na qual Suzanne Lenglen derrotou Dorothy Holman por 6/3 e 6/0.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2012/08/serena-brinca-na-final-atropela-sharapova-e-fatura-o-ouro-olimpico.html

Nenhum comentário: