sábado, 4 de agosto de 2012

Atlético-GO x Bota: Seedorf estreia fora do Rio em duelo de finalizadores


Times estão entre os três melhores na estatística no Campeonato Brasileiro e se enfrentam neste sábado, às 18h30m (de Brasília), no Serra Dourada

Por GLOBOESPORTE.COM Goiânia



Com 170 conclusões a gol, o Botafogo é o segundo na estatística no Campeonato Brasileiro. O Atlético-GO tem uma a menos e o time que mais finalizou na competição é a Portuguesa, com 183. Nas cabeçadas, o Botafogo lidera, com 33, enquanto o Atlético-GO é o primeiro nos chutes com a bola rolando.


A expectativa, com isso, é de um jogo com gols. No entanto, com Seedorf em campo, o Botafogo só conseguiu marcar uma vez, com Andrezinho, na vitória sobre o Figueirense. O time está em oitavo lugar, com 20 pontos, e ainda busca uma boa sequência no Brasileiro. Na quarta-feira, ainda sofreu um baque, ao ser derrotado por 2 a 0 pelo Palmeiras na Copa Sul-Americana.
Do outro lado, estará o penúltimo colocado do Brasileiro, com apenas nove pontos. As últimas quatro rodadas, no entanto, amenizaram um pouco a crise no Atlético-GO, mas a situação ainda está longe de ser tranquila. Mesmo com uma vitória, a equipe não sairá da zona de rebaixamento. Jairo Araújo vai para seu sétimo jogo no comando do Dragão desde que Hélio dos Anjos pediu demissão, o sexto técnico a cair no Brasileirão.


Com o interino, o Rubro-Negro goiano se reergueu e já conquistou sete pontos. Contra o Botafogo, a equipe goiana tentará a primeira vitória contra times cariocas no Campeonato Brasileiro deste ano – o Dragão já perdeu para Fluminense, Flamengo e Vasco –, e também tenta pela primeira vez completar uma sequência de três jogos sem derrota.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances da partida em Tempo Real, com vídeos exclusivos. O SporTV 2 transmite transmite, assim como o  Premiere, através do sistema pay per view, para todo o Brasil.

header as escalações 2
Atlético-GO: o técnico interino Jairo Araújo não fez grandes mudanças no Atlético-GO para encarar o Botafogo. A principal novidade é a presença do zagueiro Reniê, que conseguiu se recuperar de sua lesão muscular antes do esperado e retorna à equipe após ser desfalque na estreia da Copa Sul-Americana na última quarta-feira, contra o Figueirense. Ele entra na vaga de Gabriel, suspenso. Outra alteração será a entrada de Dodó no lugar de Marino, também suspenso. Em relação ao time que empatou com o Sport na última rodada do Brasileirão, o Dragão também terá o retorno do lateral-esquerdo Eron. O time será o seguinte: Márcio; Marcos, Reniê, Gustavo e Eron; Dodó, Ernandes e Joilson; Wesley, Ricardo Bueno e Patric.
Botafogo: com a volta de Seedorf, poupado na derrota para o Palmeiras, pela Copa Sul-Americana, o técnico Oswaldo de Oliveira mantém o esquema 4-5-1, com Elkeson como único atacante, mesmo sendo meia de origem. O único problema é com o lateral-direito Lucas, dúvida por estar com dores musculares, que deverá ser substituído por Lennon. Com isso, o time deve atuar com Jefferson; Lennon, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Jadson, Renato, Seedorf, Fellype Gabriel e Andrezinho, e Elkeson.


quem esta fora (Foto: arte esporte)
Atlético-GO: o zagueiro Gabriel e o volante Bida estão suspensos com três cartões amarelos. Flagrado no exame antidoping, Bida está suspenso preventivamente por 30 dias. O zagueiro Leonardo está em fase final de tratamento de lesão no tendão da coxa. Adriano Pimenta e Felipe Brisola têm lesão em joelho.


Botafogo: o volante Marcelo Mattos foi submetido a uma cirurgia no púbis e sua volta ainda é uma incógnita. Lucas Zen rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo e só deve voltar a jogar em 2013. Com uma lesão na coxa direita, Rodrigo Dantas também não está à disposição. Oswaldo de Oliveira ainda não contará com Vítor Júnior, suspenso, e Lucas é dúvida, com dores musculares.
header pendurados (Foto: ArteEsporte)
Atlético-GO: Bida, Joilson, Paulo Henrique e Wesley
Botafogo: Fábio Ferreira, Lucas, Márcio Azevedo e Vitor Júnior.
header o árbitro (Foto: ArteEsporte)
Nielson Nogueira Dias (PE) apita a partida, auxiliado por Marrubson Melo Freitas (DF) e Clovis Amaral da Silva (PE). Nielson Nogueira arbitrou três jogos no Brasileirão, marcou 122 faltas (média de 40,6 por jogo), mostrou 15 amarelos (média de 5 por jogo), um vermelho (média de 0,3 por jogo) e não marcou pênalti ainda. O campeonato tem média de 4,6 amarelos, 0,2 vermelho, 37,1 faltas e 0,3 pênalti. O árbitrou apitou um jogo do time goiano na Série A deste ano: Coritiba 3 x 0 Atlético-GO, pela quinta rodada.

header fique de olho 2
Atlético-GO:
ex-Botafogo, Joilson tem conseguido se destacar na fraca temporada feita pelo time do Atlético-GO. Incansável, o meia, que já foi volante e lateral pelo Dragão, é peça fundamental na marcação e na criação das jogadas e pode fazer a diferença neste sábado.
Botafogo: Seedorf volta ao time neste sábado depois de ser poupado da derrota por 2 a 0 para o Palmeiras, quarta-feira, pela Copa Sul-Americana. Ele teve a semana livre apenas para treinamentos.

header o que eles disseram

Jairo Araújo, técnico do Atlético-GO: "Enfrentaremos uma equipe que tem um grande poder de envolver o adversário por ter jogadores de muita qualidade no meio-campo e não ter um jogador fixo dentro da área. Temos de ter muita concentração para não sermos surpreendidos e aproveitarmos as oportunidades para não sermos surpreendidos durante a partida"

Andrezinho, meia do Botafogo: "Não digo que seja obrigação vencer, pois independentemente da fase que o Atlético-GO vive, os times grandes tiveram dificuldades ao jogar contra eles no Serra Dourada. Temos de fazer uma marcação forte e imprimir o nosso ritmo para fazer uma sequência de vitórias".
header números e curiosidades* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* O Dragão já disputou 13 partidas no Serra Dourada contra os quatro grandes do Rio de Janeiro na história do Campeonato Brasileiro. A equipe goiana obteve quatro vitórias (1 a 0 no Vasco, em 1980; 2 a 1 no Fluminense, em 2010; 2 a 0 no Vasco, em 2010, e 2 a 0 no Botafogo, em 2011), três empates e seis derrotas.


* O Botafogo entrou em campo 40 vezes em 2012. A equipe obteve 18 vitórias, 13 empates e nove derrotas. Fez 71 gols e sofreu 46. Os dois principais artilheiros já deixaram o clube: Herrera, com 15 gols, e Loco Abreu, que marcou 12.


* No ano passado, o Atlético-GO disputou oito partidas contra times cariocas pelo Campeonato Brasileiro. O time venceu duas vezes (4 a 1 contra Flamengo, no Engenhão, e 2 a 0 sobre o Botafogo, no Serra Dourada), três empates e três derrotas. Os goianos marcaram dez gols e sofreram oito.
header último confronto v2
Na última vez que se enfrentaram, no dia 2 de outubro do ano passado, o Atlético-GO levou a melhor sobre o Botafogo: 2 a 0 no estádio Serra Dourada. Na ocasião, 12.264 torcedores acompanharam o duelo, que teve dois gols do atacante Felipe. O Dragão, do técnico Hélio dos Anjos, entrou em campo com Márcio (Roberto); Rafael Cruz, Paulo Henrique, Leonardo e Thiago Feltri; Pituca, Marino, Ernandes e Bida (Dodô); Felipe (Marcão) e Anselmo. Já o Glorioso, do técnico Caio Júnior, atuou com: Jefferson; Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Cortês; Marcelo Mattos, Renato, Maicosuel (Felipe Menezes) e Elkeson (Caio); Herrera (Lucas Zen) e Loco Abreu.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2012/08/atletico-go-x-bota-seedorf-estreia-fora-do-rio-em-duelo-de-finalizadores.html

Nenhum comentário: