quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Bota e Palmeiras decidem vaga nas oitavas no terceiro jogo em 22 dias


Nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Engenhão, times se enfrentam mais uma vez em busca da recuperação da confiança para restante do ano

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O confronto entre Botafogo e Palmeiras, nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Engenhão, pela Copa Sul-Americana, coloca frente a frente dois times que precisam de bons resultados para recuperar a confiança na temporada. Os dois elencos e treinadores se conhecem bem depois de jogos recentes e procuram soluções diferentes para uma disputa eliminatória, sempre fazendo o máximo de mistério possível. Será o terceiro encontro em apenas 22 dias.

No jogo de ida, o Palmeiras venceu por 2 a 0, na Arena Barueri, com dois gols de Barcos, e abriu uma grande vantagem. O Botafogo precisa vencer por três gols de diferença para se classificar de forma direta às oitavas de final. Se conseguir uma vitória por 2 a 0, a decisão da vaga acontecerá nas cobranças de pênaltis. Qualquer outro triunfo carioca por dois gols de diferença classifica o Palmeiras (gol fora de casa é critério de desempate).

No Campeonato Brasileiro, o Alvinegro está na sétima colocação, com 27 pontos, mas vive uma gangorra de vitórias e derrotas que impedem uma arrancada na competição. A classificação na Copa Sul-Americana serviria como motivação para o grupo. Por isso, como precisa de um resultado expressivo, o técnico Oswaldo de Oliveira não confirmou a escalação e deixou no ar uma dúvida entre os sistemas 4-4-2 e 3-5-2.

O mistério no Palmeiras é quase obrigatório pela situação que o time vive no momento. O técnico Luiz Felipe Scolari terá apenas 16 jogadores à disposição para o jogo desta quarta-feira, pois convive com uma série de lesões, e pouparia titulares se pudesse. Além disso, o time está ameaçado de rebaixamento no Campeonato Brasileiro, ocupando no momento a 16ª colocação.

Leandro Vuaden (RS) apita o confronto, auxiliado por Marcio Santiago (MG) e Fabrício Vilarinho (GO). A Rede Globo transmite a partida para todo o Brasil, com exceção da Baixada Santista. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.

header as escalações 2
Botafogo: Oswaldo de Oliveira fez mistério e não confirmou o time que enfrentará o Palmeiras.  No entanto, treinou no sistema 3-5-2 na terça-feira, o que deve ser repetido no jogo. Com isso, a formação deve ser a seguinte: Jefferson, Brinner, Antônio Carlos e Fábio Ferreira; Lucas, Renato, Seedorf, Andrezinho e Lima; Lodeiro (Elkeson) e Rafael Marques.

Palmeiras: sem a maioria dos seus principais jogadores, Felipão testou duas formações no treino de terça-feira, mas a tendência é que entre com uma equipe mais experiente. Na frente, Obina deve fazer dupla com Barcos. O provável time tem Bruno, Luiz Gustavo, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Juninho; Henrique, João Vitor, Patrik e Mazinho; Obina e Barcos.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Botafogo: Marcelo Mattos, submetido a uma cirurgia no púbis, e Lucas Zen, que rompeu ligamento do joelho esquerdo, ainda seguem sem previsão de volta. Vítor Júnior, com uma contratura na coxa direita, Fellype Gabriel, com um problema na panturrilha da perna direita, Márcio Azevedo, com dores na região do nervo ciático, e Amaral, que não está inscrito, desfalcam o time. Elkeson, com dores musculares, ainda é dúvida.

Palmeiras: são oito desfalques por problemas médicos. Valdivia, poupado por precaução da comissão técnica, não tem lesão, mas sentiu dores na coxa. Artur, Márcio Araújo, Maikon Leite, Luan e Daniel Carvalho têm lesões musculares. Dois operaram o joelho nesta semana: Marcos Assunção (artroscopia) e Fernandinho (reconstrução do ligamento cruzado anterior). E ainda há Correa, que não está inscrito na Sul-Americana, já que chegou depois do início da competição.

header fique de olho 2
Botafogo: Lodeiro vai fazer sua estreia em uma competição sul-americana jogando pelo clube carioca. No primeiro jogo, ele não estava à disposição de Oswaldo, pois ainda disputava as Olimpíadas de Londres pelo Uruguai.


Palmeiras: Barcos. para azar do Botafogo, o algoz dos últimos jogos, estará em campo. Autor de quatro gols em dois jogos contra o rival, o Pirata está perto da sua meta de 27 gols na temporada. Ele tem dado sorte quando enfrenta a equipe de Oswaldo de Oliveira.

header o que eles disseram

Oswaldo de Oliveira, técnico do Botafogo: "Temos que avaliar o jogo à medida em que ele for se apresentando. Se fizermos um gol no começo, dá mais tranquilidade, mas já os preparei em outras situações para uma emergência. Se for preciso, vamos forçar a barra fugindo da caracteristica. Conforme o tempo for passando, eu vou modificar e entrar com uma recomendação previamente estabelecida".


Bruno, goleiro do Palmeiras: "Temos de superar esses desfalques e buscar a classificação. O elenco é forte, todo mundo que faz parte dele tem condições de jogar. Sei que teremos menos gente no banco de reservas, mas espero que a gente nem precise utilizá-los".
header números e curiosidades
* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* Goleadas foram raras na história recente dos jogos entre Palmeiras e Botafogo. Nos últimos 10 anos, houve apenas duas vitórias por mais de dois gols de diferença neste confronto. Pela Série B 2003 e no Brasileiro 2005, o Palmeiras derrotou o Botafogo por 4 a 1. As duas goleadas aconteceram no Palestra Itália.
* O Botafogo tem um ótimo desempenho enfrentando times brasileiros em suas participações na Copa Sul-Americana. Em 11 jogos, obteve sete vitórias, três empates e uma derrota, justamente para o Palmeiras este ano (0 x 2).

* A última vez em que Palmeiras e Botafogo se enfrentam em um play-off foi no Torneio Rio-São Paulo de 2000, quando as duas equipes fizeram uma das semifinais. Na oportunidade, o Verdão eliminou o Bota após um empate sem gols no Maracanã (19/02) e uma vitória por 3 a 1 no Palestra Itália (23/03), gols de César Sampaio e Euller (2), descontando Zé Carlos.

header último confronto v2
Botafogo e Palmeiras já disputaram dois jogos nesta temporada. No último, pelo Campeonato Brasileiro, no dia 8 de agosto deste ano, para um público de apenas 3.550 pagantes, no Engenhão, o atacante argentino Barcos marcou dois gols, aos 14 minutos do primeiro tempo e 27 do segundo, e garantiu a vitória para o clube paulista. Andrezinho fez para o clube carioca, aos 12 do segundo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/copa-sul-americana/noticia/2012/08/bota-e-palmeiras-decidem-vaga-nas-oitavas-no-terceiro-jogo-em-22-dias.html

Nenhum comentário: