quinta-feira, 28 de junho de 2012

Decisivo na final contra Alemanha, Fenômeno cita até gol de bico

Por Márcio Iannacca Rio de Janeiro

header 10 anos do Penta (Foto: Infoesporte)
Ronaldo chegou à Copa do Mundo de 2002, disputada no Japão e na Coreia do Sul, desacreditado. Pouco tinha jogado pelo Inter de Milão. Mas foi na competição que o Fenômeno marcou os gols mais importantes de sua carreira. E, na comemoração pelos 10 anos do pentacampeonato, o ex-jogador enumerou para o GLOBOESPORTE.COM os cinco tentos preferidos dos oito que fez na campanha que levou a Seleção à conquista (veja no vídeo abaixo).

Segundo o Fenômeno, os dois gols na final, no triunfo por 2 a 0 sobre a Alemanha, em Yokohama, não podem faltar na lista. No bate-papo, ele comentou a importância das duas bolas na rede do goleiro Oliver Kahn, eleito o melhor jogador da competição.

- Era o melhor goleiro do mundo, era seguro e ainda tinha aquela cara fechada. Depois dos gols não teve provocação, apenas o meu desabafo mesmo. Foram os gols mais importantes da minha carreira.

Além de artilheiro da Copa de 2002 (oito), o Fenômeno também foi o jogador que mais chutou a gol no torneio: 21 (Rivaldo, em segundo, tentou 12 vezes). Em 2006, o camisa 9 marcou mais três e chegou a 15 (somando ainda 1998, com quatro gols, já que em 1994 passou em branco), tornando-se o maior artilheiro da história do Mundial.
Abaixo, Ronaldo comenta os cinco gols que escolheu do penta:
30/6/2002 - Brasil 2 x 0 Alemanha: final (primeiro gol)
Ronaldo acompanhou a finalização de Rivaldo de fora da área e aproveitou a falha de Oliver Kahn, que soltou a bola em seus pés para marcar o primeiro do Brasil.
- O interessante é que o Felipão proibia que nós treinássemos rebote do goleiro. Ele tinha medo que nós pudéssemos nos machucar. Mas eu sempre estava lá, sempre treinava isso. No fim, eu fui até ele e disse: viu o que decide uma Copa do Mundo?
30/6/2002 - Brasil 2 x 0 Alemanha: final (segundo gol)


Rivaldo e Ronaldo com a taça da Copa do Mundo em 2002 (Foto: Getty Images)Ronaldo beija a taça da Copa ao lado de Rivaldo
no estádio de Yokohama (Foto: Getty Images)
 
No segundo gol, Kleberson puxou contra-ataque, tocou para Rivaldo que, na entrada da área, deixou a bola para o Fenômeno.
- Gritei para o Rivaldo para ele abrir as pernas. Foi uma fração de segundos para ele pensar e tomar a decisão de nem tocar na bola.
26/6/2002 - Brasil 1 x 0 Turquia:  semifinal
Cercado por quatro jogadores da Turquia, Ronaldo encontrou espaço para invadir a área pelo lado esquerdo e chutar de bico para dar a vitória ao Brasil.
- Foi à la Romário. Mas não foi apenas esse gol que eu fiz de bico. Fiz muitos gols assim na minha carreira.
17/6/2002 - Brasil 2 x 0 Bélgica: oitavas de final
Kleberson puxou contra-ataque pela direita e cruzou para área. Ronaldo escorou de primeira e a bola passou por baixo das pernas do goleiro antes de tocar a rede.
- Foi um gol importante porque a partida estava bem difícil. Os belgas estavam pressionando o tempo todo.
13/6/2002 - Brasil 5 x 2 Costa Rica – primeira fase (segundo gol)
Após escanteio da esquerda, Ronaldo domina na área, corta um defensor e chuta de perna direita para fazer o segundo do Brasil na vitória sobre a Costa Rica.
- Foi um lance difícil. Mas um gol importante.

ronaldo brasil alemanha copa do mundo 2002 (Foto: Agência Getty Images)Ronaldo comemora contra a Alemanha: dois gols na final da Copa de 2002 (Foto: Agência Getty Images)
 
FONTE:

Nenhum comentário: