A CRÔNICA
por
GLOBOESPORTE.COM
Tudo para o Botafogo, nada para o Coritiba na largada do Campeonato
Brasileiro. Em ótimo jogo na tarde deste domingo, no Couto Pereira, o
time alvinegro saiu perdendo, mas buscou a virada e bateu o Coxa por 3 a
2. Com isso, alcançou sua segunda vitória consecutiva na competição - o
oposto do adversário, que acumulou a segunda derrota. Os alviverdes não
perdiam em casa havia 28 jogos.O time mandante pulou na frente muito cedo, aos 30 segundos de jogo, com gol de Lincoln. Ainda no primeiro tempo, o Botafogo virou com gols de Lucas e Vitor Júnior. O Coxa recuperou a igualdade na etapa final, com Lucas Mendes. Mas Lucas, aos 40 minutos, deu a vitória ao Glorioso.
O Alvinegro, com seis pontos, mantém provisoriamente a liderança da tabela por levar a melhor sobre Vasco e Atlético-MG no critério de saldo de gols. O Coritiba, zerado, é o último pelo mesmo critério. Volta a campo pelo Brasileirão em 6 de junho, em casa, contra a Portuguesa. Um dia depois, o Botafogo pega o Cruzeiro no Engenhão.
Lucas comemora: lateral fez dois gols no Couto Pereira (Foto: Rodolfo Buhrer / Agência Estado)
A pressa, no futebol, talvez não seja exatamente inimiga da perfeição. Mas também não é sinônimo dela. Que o diga o primeiro tempo do jogo deste domingo. Um time foi ágil, fez um gol precoce, dominou os primeiros minutos. E quem saiu vitorioso no período foi o outro.
Bastaram 30 segundos para o Coritiba pular na frente. No primeiro ataque, saiu o primeiro gol da partida. E com participação infeliz de Dória, estreante da tarde. Everton Costa tramou boa jogada e abriu para Lincoln. O chute desviou no zagueiro botafoguense antes de entrar. Um azar daqueles: em seu primeiro jogo com a camisa alvinegra, em seu primeiro toque na bola, o jovem defensor se deu mal.
O gol deixou o jogo agitado. As equipes não se acanharam em atacar. De todos, era Lincoln quem parecia mais disposto a comandar o jogo com suas chuteiras. Ele quase fez um gol antológico. Eram seis minutos quando a bola sobrou para o jogador dentro da área, pelo lado esquerdo. Em um piscar de olhos, ele decidiu improvisar um toque de letra. A zaga foi vencida. A bola alçou voo, passou por cima da área e rumou na direção do gol. Renan, goleiro do Botafogo, saltou para evitar o golaço.
O lance foi emblemático. Pareceu dizer que não seria tão simples vencer o Botafogo. Tanto que o time carioca logo ameaçou com Lucas. Ele mandou chute cruzado, forte, e o goleiro Vanderlei conseguiu desviar a bola para o travessão.
O Coxa ainda conseguiu manter a partida equilibrada por mais alguns minutos. Mas acabou sucumbindo aos laterais alvinegros. Lucas, aos 19 minutos, recebeu de Herrera dentro da área, livre, e mandou chute cruzado. Vanderlei foi batido. Era o empate botafoguense.
E não era tudo. De novo pelo lado, mas desta vez pelo esquerdo, a equipe comandada por Oswaldo de Oliveira buscou a virada. Márcio Azevedo apareceu bem pela ponta, enganou a marcação e mandou o chute. Vanderlei defendeu, mas Vitor Júnior, no rebote, não deu chances para o goleiro.
Com a reviravolta no placar, o Botafogo freou um pouco suas ações. O Coritiba voltou a ter o comando do jogo. Mas não fez o suficiente para alcançar a igualdade antes do término do primeiro tempo.
Coxa empata, Bota busca
O início do segundo tempo trouxe a tiracolo a reação do Coritiba. O time da casa, incomodado com o resultado, voltou a acossar o adversário, principalmente com chutes de longe. E conseguiu o empate, mas pelo alto. Em cruzamento da esquerda, Demerson desviou de cabeça para Lucas Mendes, na segunda trave, completar.
O jogo ficou aberto. Em bate-rebate dentro do área, o Botafogo (com Lucas Zen no lugar de Jadson) poderia ter assumido novamente o controle do placar. Vanderlei defendeu o chute final de Fellype Gabriel. Mas o Coritiba respondeu. Lincoln, novamente inspirado, deixou a bola à feição de Ayrton (que entrou no lugar de Jonas). A bola quase encontrou o ângulo botafoguense.
Como o empate não satisfazia nenhuma das equipes, os treinadores buscaram novas alternativas. Anderson Aquino entrou no Coritiba. Elkeson substituiu Maicosuel no Botafogo. E a troca funcionou melhor para o visitante. Com 40 minutos, Lucas apareceu bem na área para se transformar no artilheiro do jogo e dar a vitória ao Botafogo.
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileirao2012/27-05-2012/coritiba-botafogo.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário