sexta-feira, 25 de maio de 2012

Com lição de 2011, Botafogo se arma para não sofrer em jogos fora de casa

Tme conta com o meia Vítor Júnior, que estava no Atlético-GO em 2011, quando tirou a invencibilidade de seis meses do Coritiba no Couto Pereira

Por Thales Soares Rio de Janeiro

No décimo ano do Campeonato Brasileiro disputado na atual fórmula, os jogadores e comissões técnicas procuram colocar em prática lições aprendidas em sucessos e fracassos. Uma delas é como trabalhar os jogos fora de casa. O Botafogo vai enfrentar o Coritiba, domingo, no Couto Pereira, consciente de que não basta se preocupar com os resultados no seu mando de campo. A importância dos pontos conquistados longe de seus domínios é que costumam fazer a diferença.

No ano passado, o Botafogo sofreu 11 derrotas como visitante, venceu apenas cinco vezes e empatou três, com um aproveitamento de apenas 31,6%, entre os 10 piores da competição. Para mudar isso, o time conta com a experiência de alguns jogadores, como Vítor Júnior. Apesar de ter apenas 25 anos, já jogou em vários clubes, e tem no currículo a vitória por 1 a 0 sobre o Coritiba na primeira rodada do Brasileiro de 2011, no Couto Pereira.

Vitor Junior no treino do Botafogo (Foto: Satiro Sodré / Agif)Vítor Júnior relembra vitória sobre o Coritiba na primeira rodada do Brasileiro de 2011 (Satiro Sodré / Agif)
 
- Eles não perdiam havia muito tempo e jogaram com todo mundo que estava disputando o título da Copa do Brasil. Não pouparam ninguém - comentou Vítor Júnior, lembrando que o Coritiba, na época, ostentava uma invencibilidade de seis meses no Couto Pereira. - É um time muito difícil de ser batido, mas temos potencial e qualidade para vencermos. Para mim, o fato de jogar em casa ou fora não influi tanto. Vou dar o máximo sempre, independentemente de onde estiver jogando.

No Brasileiro de 2011, com o retrospecto ruim fora de casa, o Botafogo se apoiava no desempenho no seu estádio. No entanto, não venceu os últimos três jogos que disputou como mandante na competição e viu a chance de classificação para a Libertadores acabar. Com isso, o time promete não se permitir um desempenho tão ruim fora de casa como aconteceu no ano passado.

- Os números que acompanham a gente fora de casa não são bons e sabemos que vencer em casa é importante. Mas precisamos ter tranquilidade na cabeça para vencermos também quando não atuarmos no Engenhão. Pelo menos, não perder - afirmou o volante Renato, que estava no grupo no ano passado. - Vimos vários exemplos recentes de que não tem que ser bonito sempre. O Boca Juniors e o Chelsea mostraram isso. Jogaram feio e venceram.
Para o jogo contra o Coritiba, o técnico Oswaldo de Oliveira não poderá contar com o zagueiro Antônio Carlos, com édema ósseo, o volante Marcelo Mattos, com dores na coxa direita, e o meia Andrezinho, que está recuperado de um estiramento na coxa esquerda, mas será preservado. Brinner, Jadson e Vítor Júnior serão os substitutos.

FONTE:
 http://globoesporte.globo.com/futebol/times/botafogo/noticia/2012/05/com-licao-de-2011-botafogo-se-arma-para-nao-sofrer-em-jogos-fora-de-casa.html

Nenhum comentário: