terça-feira, 24 de abril de 2012

'Jejum' de Messi não preocupa Pep: 'Pode ficar até 27 jogos sem marcar'

Guardiola diz que argentino está acostumado a 'fazer três gols e dar duas assistências' por jogo: ‘Jamais vou me preocupar'

Por Cahê Mota Direto de Barcelona, Espanha

Lionel Messi Barcelona (Foto: Getty Images) Messi treina no Camp Nou (Foto: Getty Images)
São apenas dois jogos em branco, mas o “jejum” de Messi já começa a gerar questionamentos em Barcelona. Não que o argentino esteja sendo pressionado ou colocado na parede para decidir a semifinal da Liga dos Campeões contra o Chelsea, nesta terça-feira, às 15h45m (de Brasília), no Camp Nou. Entretanto, bastou o argentino não balançar as redes nos jogos mais importantes da temporada para que jornalistas sabatinassem Guardiola em busca de explicações.

Coincidentemente, ou não, Messi passou em branco justamente nas partidas onde atuou mais recuado por recomendação do treinador e o Barcelona saiu derrotado por Real Madrid e Chelsea. Nesta terça, a missão não será das mais fáceis: em sete confrontos, o melhor do mundo nunca marcou contra os ingleses. Nada, porém, tira a tranquilidade do treinador, nem mesmo um improvável prolongamento deste “jejum”.
- Jamais vou me preocupar com Messi. Mesmo que estivesse há 27 jogos sem marcar. Esse garoto tem um grande problema: está acostumado a fazer três gols e dar duas assistências por jogo. Dou a ele toda tranquilidade e permissão para que não marque até que ele queira. Fez muitos gols esses ano. Claro que segue tentando como sempre dar sua participação e espero que seja muito feliz no ataque. Sua ambição nos ajuda a conseguir tudo que temos conseguido.
A seca, no entanto, não é novidade para Messi nesta temporada. Apesar dos incríveis 63 gols em 54 jogos, o argentino passou em branco em 20 compromissos, tendo ficado três jogos consecutivos sem comemorar em duas oportunidades. Caso faça o craque repetir a marca negativa, o Chelsea não somente prolonga o tabu particular como se iguala a Milan e Osasuna, que conseguiram conter a “Pulga” em duas oportunidades na temporada – Real Madrid e Valencia passaram ilesos três vezes.
Guardiola Messi coletiva jogo em Pequim (Foto: EFE)Guardiola confia na recuperação de Messi e ngarante que terá paciência com o camisa 10 (Foto: EFE)
 
Má pontaria coletiva
Fazer Messi reencontrar o caminho dos gols, por outro lado, não é a única missão de Guardiola. Nos últimos jogos, o Barcelona como um todo tem tido dificuldades de superar as barreiras adversárias. Como de costume, a equipe teve mais de 70% de posse de bola contra Chelsea e Real Madrid, mas só marcou uma vez (com Sanchéz, no clássico) em 38 finalizações (24 contra os ingleses e 14 diante dos merengues).
- Nunca é fácil e já estamos acostumados com isso. Escalam sempre oito, nove jogadores perto da área. Temos que nos movimentar para ajudá-lo. E fazemos de tudo para que Messi participe do jogo. É evidente que Leo é muito importante nessas decisões. Contando com jogadores como ele, temos que procurar deixá-los em condições para desequilibrar.
Contra o Chelsea, o comandante catalão não acredita que o panorama será diferente. Com a vantagem de empatar ou até perder por um gol caso marque um no Camp Nou, os ingleses devem manter a postura extremamente defensiva e Guardiola cobrou mais eficiência nas finalizações.
- Se criarmos o mesmo número de oportunidades, temos que concluir bem. Não posso pensar no que deixamos de fazer no Stamford Bridge. Começamos o jogo com 1 a 0 contra e temos 90 minutos para mudar isso.
Caso ajude o Barça a mudar o panorama, Messi não colocará apenas um ponto final no “jejum” como se tornará o maior artilheiro de uma única edição da Champions League: atualmente, com 14 gols, eles está empatado com o brasileiro Mazzola, que alcançou a mesma marca com a camisa do Milan, em 62/63.
A TV Globo e o GLOBOESPORTE.COM transmitem ao vivo o confronto entre Barça e Chelsea nesta terça-feira, a partir das 15h45m (de Brasília), direto do Camp Nou.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2012/04/jejum-de-messi-nao-preocupa-pep-pode-ficar-ate-27-jogos-sem-marcar.html

Nenhum comentário: