sábado, 31 de março de 2012

Cruzeiro fica perto da queda, mas reage, afasta zebra e vai à semifinal

Equipe mineira, com grande atuação de Wallace e William, supera São Bernardo por 3 sets a 2 e encara o Minas na sequência da Superliga

Por GLOBOESPORTE.COM Contagem, MG
 
Por alguns momentos, o improvável pareceu a maior das possibilidades. Líder na fase de classificação da Superliga, o Cruzeiro via seu favoritismo cair por terra a cada ponto rival. Surpresa da competição, o São Bernardo mostrou força e qualidade e assustou os mineiros durante todo o duelo deste sábado. Mas, com a vibração de Wallace - grande nome do jogo-, William e Maurício, além da festa da torcida na arquibancada, os donos da casa espantaram a zebra e venceram o confronto por 3 sets a 2, parciais 25/20, 23/25, 34/36, 25/19 e 15/11. Com o resultado, fecharam a série em 2 a 1 e agora enfrentam o Minas nas semifinais.

Decisivo, Wallace terminou a partida com 30 pontos. Durante o jogo, foi vibrante e empolgou torcida e outros companheiros nos vários momentos complicados da partida. No fim, o oposto deu os parabéns para os rivais.

- Acho que foi suficiente para ajudar a equipe. Devo tudo aos meus companheiros, sempre me ajudando. É uma equipe muito difícil de jogar, tem o bloqueio muito compacto. Parabéns ao São Bernardo, que dificultou muito o jogo - afirmou.

Cruzeiro comemoração Superliga vôlei (Foto: Washington Alves/VIPCOMM)Jogadores do Cruzeiro comemoram ponto contra o São Bernardo (Foto: Washington Alves/VIPCOMM)
Eleito melhor em quadra, o levantador William foi outro a reconhecer os méritos dos rivais. O jogador afirma que o Cruzeiro mostrou calma para reagir em momentos difíceis.

- Foi garra, não desistimos nunca. Enfrentamos um placar adverso, eles jogaram para caramba. O que esse menino Renan sacou foi brincadeira. Tiramos esse jogo da cartola, provamos um poder de superação muito grande. Queremos o título e, para chegarmos ao título, temos de vencer partidas desse nível.

Elogiado pelos rivais, Renan, revelação do São Bernardo e que fechou o jogo com 27 pontos, lamentou a elminação, mas disse sair de quadra satisfeito com o desempenho do time.

- Independentemente da vitória ou da derrota, provamos que podemos. O jogo foi disputado, poderíamos ter fechado no quarto set, mas foi questão de detalhes – disse.

A partida
Líder na fase classificatória, o Cruzeiro fez valer seu favoritismo no primeiro set. Com um jogo seguro, não teve muitos problemas para superar o São Bernardo. Com Wallace em ótima tarde, o time mineiro se empolgou com os gritos da torcida e não deu qualquer chance ao São Bernardo. Fechou a parcial em 25/20 e largou na frente.

Renan São Bernardo vôlei Superliga (Foto: Washington Alves/VIPCOMM )Renan foi o destaque do São Bernardo, com 27
pontos (Foto: Washington Alves/VIPCOMM )
O time paulista começou melhor no segundo set e assumiu a dianteira no placar. Para reagir, Wallace tentou chamar a responsabilidade. Com uma escorada no bloqueio do São Bernardo, diminuiu a diferença para dois pontos e provocou os rivais com uma risada, gerando protesto. Na sequência, Douglas mandou na rede e obrigou o pedido de tempo de Rubinho. Com o jogo em 21/18, Wallace mandou uma bomba no meio do bloqueio do São Bernardo e manteve o time da casa vivo.
William sacou bem, e a defesa do São Bernardo falhou feio. A vantagem paulista, então, era apenas de um ponto. Rubinho parou mais uma vez a partida e tentou chamar a atenção de seus jogadores. Na sequência, Renan mandou a bola na quadra rival e chegou ao set point. O Cruzeiro conseguiu salvar um, mas não evitou novo ponto de Renan, que fechou a parcial: 25/23.

No terceiro set, o São Bernardo continuou melhor e abriu 2/0 no início. Do outro lado, o Cruzeiro parecia nervoso e discutia com rivais e arbitragem a cada jogada. O time da casa, no entanto, conseguiu se concentrar e cresceu no jogo, impulsionado pelos ataques de Filipe e Wallace e pela vibração de Acácio.
Mas o São Bernardo também mostrou poder de recuperação. Depois de ficar três pontos atrás no placar, Renan mandou uma bomba no meio e a diferença caiu para apenas um ponto. O jogo se manteve equilibrado. Isac mandou um saque na rede, e, na sequência, Felipe venceu o bloqueio do Cruzeiro mais uma vez. O time do interior paulista foi buscar de novo e deixou tudo igual.
Wallace conseguiu bom ataque pela ponta direita, e o Cruzeiro ficou com o set point. Paulo Renan, no entanto, deu bela bola de segunda e evitou o fim da parcial. A cada ponto dos mineiros, o São Bernardo ia buscar. Até que Maurício mandou um ataque na rede, e os paulistas passaram à frente. Os times continuaram se alternando, e a parcial parecia não ter fim. O Cruzeiro desperdiçou muitas chances, e, depois de erro de Douglas, São Bernardo passou à frente, em incríveis 36/34.

A derrota no terceiro set desanimou os mineiros, e o São Bernardo se aproveitou. Tomou a dianteira no placar, enquanto o Cruzeiro via a queda na Superliga cada vez mais próxima. O time da casa, poém, reagiu, às custas da vibração de Wallace: 11 a 11. Maurício, que não havia ido bem nos sets anteriores, também passou a aparecer mais no jogo.
O técnico Rubinho tentou acertar a casa, mas foi a vez de Filipe chamar o jogo. O São Bernardo tentava, mas não conseguia parar os ataques do ponteiro. E o Cruzeiro abriu cinco pontos de vantagem: 19 a 14. Luizinho e Renan conseguiram diminuir a diferença, mas os mineiros souberam controlar o resultado até o fim, fechando em 25/19.

O tie-break começou equilibrado, mas o São Bernardo abriu vantagem quando Renan foi para o saque. Assim como na parcial anterior, o Cruzeiro foi buscar, com um ace de Acácio: 7/7. Mas Wallace seguia impressionante e reconstruiu a vantagem para o time da casa. Com um ponto de Maurício, abriu 12/9, e o Cruzeiro se aproximou da vitória. Alheios à festa que a torcida fazia na arquibancada, os jogadores mantiveram a calma e chegaram ao match point com um bloqueio de Acácio. Depois, um saque para fora definiu o placar: 15/11.

Wallace Cruzeiro vôlei Superliga (Foto: Washington Alves/VIPCOMM)Wallace levou vantagem contra bloqueio do São Bernardo (Foto: Washington Alves/VIPCOMM)

Nenhum comentário: