domingo, 4 de março de 2012

Atlético-MG vence Coelho de virada, mantém os 100% e se isola na ponta

Guilherme e Marcos marcam os gols da vitória do Galo, e Fábio Jr. faz o do América-MG, que tem jogador expulso e cai para a terceira colocação


 A CRÔNICA
por Fernando Martins Y Miguel e Tarcísio Badaró

O Atlético-MG fez a quina no Campeonato Mineiro. Com a vitória por 2 a 1 sobre o América-MG, de virada, o time de Cuca chegou aos 15 pontos no estadual, abrindo três de vantagem para o arquirrival Cruzeiro e o próprio Coelho, que perdeu a invencibilidade e ainda caiu para o terceiro lugar na tabela. Fábio Júnior abriu o placar na Arena do Jacaré, na tarde deste domingo, e Guilherme e Marcos Rocha asseguraram o triunfo alvinegro.

As duas equipes voltam a campo no próximo sábado. O América-MG vai a Teófilo Otoni, onde enfrenta o América TO, às 16h (de Brasília), no Estádio Nassri Mattar. O Atlético-MG enfrenta o Nacional-MG, às 18h30m, novamente na Arena do Jacaré.

Pressão territorial do Galo, mas sem efeito
O tradicional "clássico das multidões" teve mais um capítulo inglório, sofrendo com a pouca presença de torcedores. Como o Coelho foi o mandante, a maior parte do estádio, destinada à torcida americana, ficou vazia. Em 2011, pelo returno do Brasileirão, os dois times fizeram o clássico de menor público da história do confronto: apenas 752 pagantes presenciaram o empate sem gols. Desta vez, 4.067 pessoas assistiram ao duelo.

Quando a bola rolou, sob forte calor em Sete Lagoas, o que se viu foi um Atlético-MG em cima, com maior posse e criando as melhores chances. Os atacantes André e Neto Berola levaram perigo ao gol de Neneca, que fez boas defesas em chutes da entrada da área.

Fechado, a proposta do América-MG era conter as investidas alvinegras e dar o bote no contra-ataque. Rodrigo Heffner chegou a assustar Renan Ribeiro em chute forte, de fora da área, mas o goleiro do Galo apareceu bem. Adeílson, com velocidade, também preocupava o setor defensivo atleticano.
Mas foi quando equilibrava as ações, no fim do primeiro tempo, que o Coelho ficou com um jogador a menos. O volante Leandro Ferreira entrou forte em Richarlyson, e o árbitro Igor Junio Benevenuto aplicou o cartão vermelho direto. Com a expulsão, o técnico Givanildo Oliveira colocou os jovens China e Kaio nas vagas de Adeílson e Luciano, respectivamente.

Supremacia númerica e em gols do alvinegro
O técnico Cuca tirou o volante Pierre, que já estava amarelado, e colocou Serginho, com o objetivo de buscar espaços, já que o Galo tinha um jogador a mais. Mas aconteceu o contrário. O América-MG foi quem encontrou campo livre, com Kaio lançando Moisés na cara de Renan Ribeiro. O goleiro não cortou, e a bola sobrou para o experiente Fábio Júnior abrir o placar
.
O gol desestabilizou o time de Cuca, que fez mais duas alterações: Guilherme e Danilinho entraram nas vagas de Richarlyson e Mancini - o lateral-esquerdo deixou o campo visivelmente chateado com a substituição. As alterações não surtiram o efeito desejado, e o Atlético-MG mostrava muita confusão ofensiva. Os jogadores tocavam a bola para os lados, e ninguém conseguia penetrar com jogadas trabalhadas.

guilherme américa x atlético-mg (Foto: Bruno Cantini/Flick Atlético-MG)Jogadores do Galo comemoram o gol de Guilherme (Foto: Bruno Cantini/Flick Atlético-MG)

O Coelho levava perigo nos contra-ataques, pegando a defesa atleticana no mano a mano, com Rafael Marques e Réver tendo que se desdobrar para segurar os rápidos Kaio, Rodriguinho e Bryan. Mas o Atlético-MG, de tanto tocar a bola na entrada da área, chegou ao gol. Danilinho tabelou com Marcos Rocha e chutou, a bola desviou na defesa e sobrou para Guilherme mandar para as redes, aos 35 minutos. Foi o primeiro gol do atacante na temporada.

E pouco depois o Galo chegou à virada. Escudero fez a quinta assistência em cinco jogos pelo time alvinegro. O argentino cruzou, a bola passou por toda a área americana e encontrou a cabeça de Marcos Rocha, ex-América-MG: 2 a 1 e delírio alvinegro na Arena do Jacaré.

Com um a menos, perdendo o jogo e com maioria de atletas defensivos, o Coelho tentou chegar ao empate na base dos cruzamentos para a área, mas sem sucesso. O Atlético-MG teve chances de ampliar o placar, com Guilherme e Leandro Donizete, mas o placar já era suficiente para garantir a liderança isolada e os 100% de aproveitamento.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/mineiro-2012/04-03-2012/america-mg-atletico-mg.html



Nenhum comentário: