domingo, 4 de março de 2012

Em ‘teste de luxo’ para Libertadores, Inter vence Ypiranga-RS no Beira-Rio

Oscar e Leandro Damião marcam os gols da vitória na estreia no returno

 A CRÔNICA
por Diego Guichard
Em jogo que serviu como preparação para o duelo contra o Santos, pela Taça Libertadores, o Inter mostrou dificuldades na vitória por 2 a 1 sobre o Ypiranga-RS, na noite deste sábado, no Beira-Rio, em sua estreia na Taça Farroupilha, segundo turno do Campeonato Gaúcho. Oscar e Leandro Damião marcaram os gols da vitória, e Anderson Santos descontou para os visitantes. De positivo, as entradas no segundo tempo de Nei e Dátolo, que acrescentaram qualidade ao time.

Com o resultado, o Colorado larga na frente no returno, com três pontos. Pelo estadual, o time volta a campo no próximo domingo, dia 11, contra o Santa Cruz, às 16h (de Brasília), no Estádio dos Plátanos. Mas agora as atenções estão voltadas à Libertadores. A equipe gaúcha enfrenta o Santos nesta quarta-feira, às 19h45m (de Brasília), na Vila Belmiro, pela segunda rodada do Grupo 1. O Colorado soma três pontos, enquanto o Peixe ainda não pontuou - o boliviano The Strongest é o líder, com seis.

Vice-lanterna do Grupo 1 na Taça Piratini, o primeiro turno do Gauchão, o Ypiranga-RS busca a recuperação em casa, no Colosso da Lagoa, onde recebe o São José-RS, no domingo, às 17h.

Oscar faz gol de falta (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)Oscar abriu o placar com gol de falta (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)

O Inter entrou em campo sabendo que tinha pela frente um teste de luxo para o confronto diante do Peixe, atual campeão da Libertadores. O próprio técnico Dorival Júnior alertou para isso, instantes antes do apito incial.

- Espero que a equipe realmente responda àquilo que foi treinado. É uma preparação para um jogo tão complicado e tão difícil que será quarta-feira - afirmou o treinador, que comandou o Santos nos títulos do Paulistão e da Copa do Brasil em 2010.

A instrução de Dorival para os jogadores colorados era para marcar sob pressão. O time se movimentava bem, mas iniciava sem penetração necessária para criar chances de gol. E o que se via era um jogo truncado, por vezes chato.

Oscar toma conta do jogo

Oscar, mais uma vez, era o destaque do time. O jogador dos dribles curtos e lançamentos. Sem D’Alessandro, poupado, ele assumiu a responsabilidade pela armação das jogadas. Aos 21 minutos, lançou na área para Dagoberto, e este rolou para Leandro Damião. Só que o centroavante demorou para concluir e acabou chutando mascado. A bola ainda sobrou para João Paulo bater cruzado. O zagueiro Éder Gaúcho salvou em cima da linha, só que com a mão. O árbitro mandou seguir.

O Inter incendiou, partiu para cima. Finalmente, o jogo estava aceso. Aos 25, Oscar construiu jogada pela esquerda e achou Dagoberto. Bem posicionado na grande área, desferiu potente chute, bem espalmado por Vizzotto. Na jogada seguinte, o goleiro ainda defenderia batida de Damião.

Inter x Ypiranga pelo Gauchão (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)Inter largou na frente no returno
(Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)

Mas Vizzotto não foi perfeito. Aos 28, ficou cego pela barreira e, parado no meio do gol, viu a bola entrar. A batida tinha sido de Oscar, em bela cobrança de falta frontal. O jovem meia era o melhor em campo.

O Ypiranga não se entregou. Três minutos depois do gol de Oscar, Anderson Santos desviou cobrança de falta e empatou o jogo.

Dátolo e Nei melhoram o time

Com o objetivo de dar “ritmo de jogo”, Dorival promoveu mudanças para a segunda etapa. Colocou Dátolo e Nei, que foram liberados pelo departamento médico nesta semana, nas vagas de João Paulo e Bolatti. Elton passaria, então, a atuar como volante.

O argentino entrou bem na partida, acelerou o jogo, dividiu a responsabilidade da armação com Oscar. Na primeira jogada, criou chance de gol. Cruzou da ponta esquerda, Damião recebeu, girou e bateu nas redes, só que pelo lado de fora. Instantes depois, cobrou falta, e, quase na pequena área, Dagoberto não conseguiu desviar. Apenas raspou de leve na bola.

Aos nove minutos, mais uma vez Vizzotto evitou o gol. Dátolo recebeu na área, bateu colocado, mas o goleiro salvou com os pés. O argentino ainda teve oportunidade de cabeça, após cruzamento de Nei.

Leandro Damião (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)Leandro Damião fechou o placar (Foto: Alexandre Lops/Divulgação Inter)

Damião já tinha perdido uma, duas chances claras, quando voltou a mostrar o faro de gol. Recebeu bola de Elton, na grande área, truncou com os zagueiros e bateu de bico. Colocou novamente o Inter na frente do placar.

Desta vez, o Ypiranga não mostrou o mesmo ímpeto para buscar o empate. Ainda assustou o Inter, no finzinho, quando Lucas Silva recebeu na área e bateu prensado. O atacante ainda teve a camiseta puxada por Moledo, mas o juiz deixou passar. O placar não se alterou, e o Colorado conseguiu segurar a vitória e os três pontos. No entanto, mostrou dificuldades para um time que terá o complicado Santos pela frente.

http://globoesporte.globo.com/jogo/gaucho-2012/03-03-2012/internacional-ypiranga-rs.html

Nenhum comentário: