domingo, 4 de março de 2012

Remendado, Botafogo pega o Volta Redonda para sustentar a liderança


Sem três peças ofensivas, time recebe 'pedra no sapato', em São Januário, espera embalar na Taça Rio e ser o único a manter invencibilidade no ano

Por André Casado Rio de Janeiro

Botafogo e Volta Redonda estrearam com o pé direito na Taça Rio e põem a liderança de seus grupos em jogo a partir das 16h, neste domingo, em São Januário. Após bom início, ambos têm de provar que podem manter a campanha em solo neutro, já que o Engenhão está fechado para um festival de shows. A equipe alvinegra, no entanto, apesar do favoritismo, precisa superar alguns obstáculos. Mais uma vez, o técnico Oswaldo de Oliveira faz de seu setor ofensivo um quebra-cabeça, com três desfalques. Além disso, o rival é uma verdadeira pedra no sapato: no século, ocorreram nada menos do que quatro vitórias do time do Vale do Aço.

Se for capaz de evitar a derrota, o Glorioso estenderá para dez o número de partidas de invencibilidade na temporada, o único dos grandes a atingir tal feito.

A TV Globo transmite a partida para todo o estado do Rio de Janeiro. O Premiere Futebol Clube (PFC) exibe o jogo para todo o país, atráves do sistema pay per view. O GLOBOESPORTE.COM acompanhará o duelo, em Tempo Real, com vídeos exclusivos, a partir das 15h30m. João Batista de Arruda apita a partida, auxiliado por Dibert Pedrosa Moises e Luiz Antonio Muniz de Oliveira.

header as escalações 2
Botafogo: o sistema defensivo mantém-se o mesmo, mas na linha de frente o técnico Oswaldo de Oliveira terá de variar o esquema 4-2-3-1 para adaptar Herrera e Loco Abreu novamente juntos, a exemplo da semifinal da Taça Guanabara. Felipe Menezes tem nova chance, e Fellype Gabriel, em alta após a estreia com gol no triunfo sobre o Americano, está mantido. A formação, portanto, é a seguinte: Jefferson, Lucas, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Renato, Felipe Menezes, Fellype Gabriel e Herrera; Loco Abreu.

Volta Redonda: Com a volta de Marquinhos, Rafael Granja, autor de um gols sobre o Madureira, na quarta-feira, retorna ao meio de campo. O técnico Ricardo Drubscky, porém, tem dúvida na lateral esquerda: João Paulo e Tiago Costa disputam posição. O time é Douglas; Marquinhos, Naldo, Róbson, João Paulo (Tiago Costa); Roberto, Manteiga, Glauber e Rafael Granja; Jhonnattann e Joabe.

quem esta fora (Foto: arte esporte)
Botafogo: de última hora, Andrezinho teve detectada uma lesão na coxa direita, mesmo local onde já sentiu dores por dez dias, em fevereiro. Não há previsão de volta, mas o meia está vetado para o jogo em São Januário. Também do setor, Maicosuel sofreu estiramento na coxa direita e só retorna numa eventual semifinal de turno. Elkeson, após uma forte pancada na panturrilha esquerda, foi poupado e estará à disposição apenas na próxima rodada.

Volta Redonda: o volante Rodrigo Thiesen não foi relacionado.

header fique de olho 2

Botafogo:
quando atuou um pouco mais longe da área, com a presença de Loco Abreu, neste Carioca, Herrera fracassou. A ocasião foi o empate em 1 a 1 com o Flu, que, nos pênaltis, eliminou o clube da Taça GB. Será preciso o argentino se adaptar ao esquema para conseguir a produção que vem tendo sem o companheiro uruguaio. São cinco gols no Carioca.

Volta Redonda: titular absoluto, Jhonnattann não tem se destacado apenas pelo nome com a grafia diferente. Já são cinco gols na competição e muito trabalho para as defesas adversárias.

header o que eles disseram

Marcelo Mattos, volante do Botafogo:Os pequenos tiveram bons momentos na Taça Guanabara e agora vêm com força também. Não tem equipe boba mais, apesar de os clubes grandes terem igualado a parte física. Temos de entrar ligados, não pode ficar pensando antes em iluminação, gramado, porque a rapaziada passa por cima, não quer saber. Muitos estão acostumados com dificuldades assim. Existe a consciência de que não há jogo fácil, todos vão nos dificultar, é isso que o Oswaldo sempre ressalta. Vamos estar preparados"



Rafael Granja, meia do Volta Redonda: “A equipe está muito motivada depois do resultado que fizemos na última partida (vitória sobre o Madureira). Vamos para o jogo contra o Botafogo com muita vontade e consciência de que podemos sair de campo com pelo menos um ponto a mais na classificação dessa Taça Rio”.
header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia
* Faz 36 anos que Botafogo e Volta Redonda se enfrentaram pela 1ª vez na história do Campeonato Carioca. Com a fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro, o Voltaço era uma das novidades do futebol carioca. No dia 14/03/76, o Volta Redonda derrotou o Botafogo por 3x2 na Cidade do Aço em sua estreia na competição.

* A maior goleada da história do confronto entre Botafogo e Volta Redonda, pelo Campeonato Carioca, aconteceu no dia 15/09/91, quando o Botafogo venceu por 6x1, em Volta Redonda. E registra apenas mais duas goleadas, ambas do Botafogo, que venceu por 4x0 em 1995, em Volta Redonda, com 4 gols de Túlio, e 5x2 em 2003, em São Januário.

* Depois do vice-campeonato estadual em 2005, o Volta Redonda não conseguiu mais repetir uma grande campanha e vem se aproximando perigosamente da zona de rebaixamento. Em 2006, o Voltaço terminou na 7ª posição; em 2007, ficou num bom 5º lugar; em 2008, terminou na 10º colocação; em 2009 em 14º; em 2010 em 10º lugar e ano passado, em 12º.
header último confronto v2
A estreia do Botafogo na Taça Rio do ano passado foi bem parecida com a deste ano. Os mesmos 4 a 2, só que em ordem diferente, marcaram o duelo de 2011 entre o Alvinegro e o Volta Redonda. Os gols foram democráticos: Herrera, Caio, Rodrigo Mancha e Alex. Gláuber e Ávalos descontaram, no Engenhão.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2012/03/remendado-botafogo-pega-o-volta-redonda-para-sustentar-lideranca.html

Nenhum comentário: