quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Pés na forma: Juninho e R10 tentam encerrar jejum de gols de falta


Destaques nas cobranças por Vasco e Flamengo, craques não marcam desta forma há cerca de seis meses. Semifinal é nesta quarta, às 22h

Por Mariana Kneipp e Rafael Cavalieri Rio de Janeiro

Os pés não estão calibrados em 2012. Conhecidos pela alta performance em cobranças de faltas, Juninho Pernambucano e Ronaldinho Gaúcho ainda não marcaram dessa forma na temporada. A última vez que o meia do Vasco balançou as redes assim foi em setembro, contra o Coritiba. Já o camisa 10 do Flamengo anotou apenas em agosto, frente ao Internacional. Em um clássico em que o talento individual pode fazer a diferença, é a hora de os craques acabarem com o jejum nesta quarta-feira, às 22h, pela semifinal da Taça Guanabara, no Engenhão.

A lembrança da Libertadores de 1998 é cantada pela torcida vascaína em todos os jogos. “Contra o River Plate, sensacional. Gol do Juninho, monumental”. Mas a calibragem do chute não é mais a mesma. O Reizinho reconhece que a falta de treino fez com que as comemorações de bolas certeiras de fora da área ficassem cada vez mais escassas.

- Reconheço que meu nível caiu muito. Vai ser muito difícil recuperar o nível de anos atrás. A questão é a repetição do gesto, que é importante, dá confiança. Não treino quase nada de faltas. Foi uma escolha que teve de ser feita. Tenho 37 anos, não posso me dar ao luxo de ficar chutando bola assim - disse Juninho.

O jogador marcou três gols de falta - Corinthians, Coritiba e América-MG (este, em cobrança ensaiada) - desde a sua volta ao Vasco (assista a todas no vídeo acima). No clássico contra o Flamengo no primeiro turno do Brasileiro de 2011, chegou perto. Acertou a trave. Motivado, pode surpreender no Engenhão.

- Eu não esqueci como se faz (risos). Vou fazer gols importantes assim ainda - garantiu.

Do outro lado, Ronaldinho Gaúcho soma quatro bolas na rede após cobranças de faltas pelo Flamengo - Boavista, América-MG, Santos e Internacional (assista ao lado). E até já fez bonito do escanteio, com o gol olímpico contra o Avaí, fora de casa. Mas há seis meses não consegue acertar o pé.
Para Joel Santana, que treina o camisa 10 há menos de um mês, a melhora só virá com a prática.

- Se treinar 20 faltas por dia, todo dia, vai melhorar a precisão. Isso é uma coisa repetitiva. Li um livro de um jogador de basquete que treinava mais de cem bolas por dia em determinada situação, e o time já sabia. Quando o jogo estava para terminar, ele se preparava na posição e acertava. Vocês sabem quem é. É o Michael Jordan - concluiu o treinador.

Ronaldinho Gaúcho poderá viver seu dia de Jordan nesta quarta-feira no Engenhão. Assim como Juninho terá a chance de comemorar mais um gol de falta. Os dois se enfrentam a partir de 22h e decidem a vaga na final da Taça Guanabara.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/rj/futebol/campeonato-carioca/noticia/2012/02/pes-na-forma-juninho-e-r10-tentam-encerrar-jejum-de-gols-de-falta.html

Nenhum comentário: