segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Djokovic vence Laureus, Kelly Slater iguala recorde, e Barça se consagra


Sérvio vence 'Oscar do esporte' entre os homens; Pistorius desbanca brasileiros paralímpicos, mas país é premiado com Raí, por ações sociais

Por Cahê Mota Especial para o GLOBOESPORTE.COM em Londres

Era o único concorrente entre os homens presente na festa. Teve a última temporada quase perfeita. Os indícios eram de barbada. E a expectativa se concretizou: Novak Djokovic foi eleito o principal atleta masculino de 2011. O sérvio, que venceu três dos quatro Grand Slams e “roubou” de Rafael Nadal o posto de número 1 do mundo no ano passado, conquistou, nesta segunda-feira, em Londres, o Laureus, considerado o "Oscar do esporte". O Brasil não passou em branco na noite. Se Daniel Dias e Terezinha Guilhermina perderam para o sul-africano Oscar Pistorius a disputa de melhor atleta paraolímpico, Raí foi homenageado com o troféu por suas ações sociais, encabeçadas pela Fundação Gol de Letra.

Novak Djokovic tênis prêmio Laureus (Foto: AP)Novak Djokovic, ao lado da namorada Jelena Ristic, foi eleito o melhor atleta masculino de 2011 (Foto: AP)

O outro grande destaque da noite, ao lado de Djokovic, não esteve presente na capital inglesa: Kelly Slater. O americano, que venceu o Circuito Mundial pela 11ª vez na temporada passada, foi eleito pela quarta vez o melhor atleta do mundo em esportes radicais, igualando o recorde do tenista Roger Federer. Direto do Havaí, o surfista mandou uma mensagem pelo telão:

- É um reconhecimento incrível vencer o Laureus pela quarta vez na vida. Agradeço a todos que trabalharam duro e me ajudaram ao longo da carreira. Obrigado.

A queniana Vivian Cheruiyot, campeã nos 5.000m e 10.000m no Mundial de Atletismo na Coreia do Sul, levou o prêmio entre as mulheres. Os golfistas norte-irlandeses Darren Clarke e Rory McLlroy venceram nas categorias melhor retorno do ano e revelação, respectivamente. Já a lenda inglesa Bobby Charlton foi homenageado por sua história como atleta.

Kelly Slater prêmio Laureus (Foto: Getty Images)Kelly Slater ganha o quarto troféu e iguala o recorde do tenista Roger Federer  (Foto: Getty Images)

Mais um troféu para a conta do Barcelona
Outra barbada da noite foi a eleição do Barcelona como melhor equipe da temporada. Campeão espanhol, das supercopas da Europa e da Espanha, da Liga dos Campeões da Europa e Mundial, a equipe de Pep Guardiola superou a seleção neozelandesa de rugby, o Dallas Marvericks, a seleção inglesa de críquete, a seleção feminina de futebol do Japão e a equipe de Fórmula 1 RBR e foi representada pelo presidente Sandro Rossel. Pelo vídeo, Guardiola mandou sua mensagem:

- Mais do que pelo resultado em campo, o esporte é importante por tudo que representa para o crescimento das pessoas, principalmente das crianças. É um orgulho vencer o Laureus e saber da força do Barcelona socialmente. Muito obrigado a todos – disse, encerrando o discurso em catalão,
 para o delírio dos jornalistas locais presentes.

Esta foi a primeira vez que a equipe espanhola venceu a premiação máxima do esporte mundial.

 Outro representante do clube, Lionel Messi sequer esteve na capital inglesa, uma vez que foi derrotado por Djokovic.

Raí e Fundação Gol de Letra são premiados
No vídeo de apresentação, Raí foi apontado como um representante do esporte como meio de promover a união entre os povos e mudar a sociedade. Ao receber o troféu das mãos do americano Edwin Moses, presidente da Academia, o brasileiro disse:

- Me desculpem pelo meu inglês. Estou muito feliz por estar aqui, viver essa atmosfera e ganhar esse prêmio. É uma inspiração para mim e me ajuda a continuar com o projeto para fazer do mundo um lugar melhor, especialmente o meu país.

Como funciona o Laureus
Considerado o "Oscar do esporte", o Laureus teve em Londres sua 13ª edição. O prêmio consiste na indicação de jornalistas dos seis melhores atletas em sete categorias. Com os finalistas definidos, 47 ex-atletas, membros da Academia, votam em seus preferidos. Raí foi o quarto brasileiro agraciado com o troféu. Em 2000, na primeira edição, Pelé foi homenageado por sua carreira. Já Ronaldo foi o primeiro a vencer através de votação, em 2003, como o melhor retorno, após série de problemas no joelho. Por fim, em 2009, Daniel Dias foi eleito o melhor atleta paraolímpico.

Confira todos os finalistas do Prêmio Laureus (vencedores em negrito):
Melhor atleta masculino do ano:

- Usain Bolt - Atletismo (Jamaica)
- Novak Djokovic - Tênis (Sérvia)
- Cadel Evans – Ciclismo (Austrália)
- Lionel Messi – Futebol (Argentina)
- Dirk Nowitzki – Basquete (Alemanha)
- Sebastian Vettel – Automobilismo ( Alemanha)

Melhor atleta feminino do ano:
- Vivian Cheruiyot – Atletismo (Quênia)
- Maria Hofl-Riesch – Esqui (Alemanha)
- Carmelita Jeter – Atletismo (EUA)
- Petra Kvitova – Tênis (República Tcheca)
- Homare Sawa – Futebol (Japão)
- Yani Tseng – Golf (Taiwan)

Melhor time do ano:
- All Blacks – Rúgbi (Nova Zelândia)
- Barcelona – Futebol (Espanha)
- Dallas Mavericks – Basquete (EUA)
- Seleção inglesa – Críquete (Inglaterra)
- Japão – Futebol (Japão)
- Red Bull – Automobilismo (Áustria)

Revelação:
- Yoham Blake – Atletismo (Jamaica)
- Mo Farah – Atletismo (Reino Unido)
- Petra Kvitova – Tênis (República Tcheca)
- Rory McLlroy – Golf (Reino Unido)
- Li Na – Tênis (China)
- Oscar Pistorius – Atletismo (África do Sul)

Retorno do ano:
- Eric Abidal – Futebol (França)
- Darren Clarke – Golfe (Reino Unido)
- Crusaders – Ruúbi (Nova Zelândia)
- Sergio Garcia – Golfe (Espanha)
- Liu Xiang – Atletismo (China)
- Queensland Reds – Rúgbi (Austrália)

Atleta Paralímpico
- Daniel Dias – Natação (Brasil)
- Terezinha Guilhermina – Atletismo (Brasil)
- Oscar Pistorius – Atletismo (África do Sul)
- Esther Vergeers – Tênis em Cadeira de Rodas (Holanda)
- David Weir – Atletismo (Reino Unido)
- Irek Zaripov – Esqui (Rússia)

Atleta de esporte radical:
- Jamie Bestwick – BMX (Reino Unido)
- Philip Koster – Windsurfing (Alemanha)
- Carissa Moore – Surfe (EUA)
- Travis Rice – Snowboarding (EUA)
- Kelly Slater – Surfe (EUA)
- Shaun White – Skate/Snowboarding (EUA)

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/outros-esportes/noticia/2012/02/djokovic-vence-laureus-kelly-slater-iguala-recorde-e-barca-se-consagra.html

Nenhum comentário: