quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Após polêmica, Nadal e Federer se encontram em raro duelo nas semis

25/01/2012 15h24 - Atualizado em 25/01/2012 16h47

Nas nove partidas que disputaram um contra o outro em Grand Slams, espanhol e suíço se enfrentaram apenas uma vez antes de decisão

Por GLOBOESPORTE.COM Melbourne, Austrália

O Australian Open nem tinha começado, mas Rafael Nadal e Roger Federer já protagonizavam o maior assunto do torneio. O espanhol criticou a postura passiva do rival suíço em relação à maioria dos tenistas que pedem mudanças no circuito. Federer foi diplomático e não levou o debate adiante, mas Nadal voltou à imprensa e disse ter lamentado o que falou.

Com a discussão no passado, números 2 e 3 do mundo estarão frente a frente nesta quinta-feira, a partir das 6h30m (de Brasília), para fazer a mais badalada das semifinais do torneio australiano. Apesar de já terem se enfrentado 26 vezes - nove em Grand Slams -, Nadal e Federer viverão um momento raro. Será apenas a segunda vez que os dois vão duelar antes da decisão em um torneio deste porte.

MONTAGEM - Nadal versus federer australian open (Foto: Agência Getty Images)
Até hoje, a única vez em que isto aconteceu foi em 2005, quando Nadal estava em ascensão e rumava para seu primeiro título em Roland Garros. Os dois se esbarraram nas semifinais, e o espanhol levou a melhor em quatro sets. Dois dias depois, Nadal derrotaria o argentino Mariano Puerta e levantaria a Taça dos Mosqueteiros.

Em Melbourne, os dois fizeram a final do Australian Open de 2009, e aquele jogo tem memórias fortes para ambos. Para Nadal, significou seu primeiro título de Grand Slam em quadras duras - ele conquistaria outro no US Open de 2010, fechando o Career Slam. Para Federer, a data ficou marcada pelas lágrimas que não conseguiu conter durante a cerimônia de premiação. O suíço teve de interromper seu discurso e foi consolado pelo oponente.

"Vigésima sétima variação sobre o mesmo tema". Blog fala do jogão; leia e opine!


Desta vez, os dois chegam jogando tênis de altíssimo nível. Federer dominou todos seus adversários e não perdeu um set sequer. O suíço, aliás, não é derrotado em quadra desde a semifinal do US Open, em setembro do ano passado. De lá para cá, seu único revés veio por W.O., no ATP 250 de Doha, na primeira semana deste ano, quando sentiu dores nas costas e nem entrou em quadra para enfrentar o francês Jo-Wilfried Tsonga.

Nadal começou o torneio debaixo da sombra de uma lesão estranha, mas não decepcionou em quadra. Depois de quatro vitórias confortáveis, seu último jogo foi contra um inspirado Tomas Berdych, que venceu um set e teve set point no outro. O espanhol brilhou, conseguiu a virada e marcou mais este duelo com Federer.

No total, será a 27ª vez que os dois se enfrentarão, e fãs de ambos têm motivos para acreditarem em seu tenista preferido. A favor de Nadal, o retrospecto no total de confrontos (17 vitórias em 26 jogos) e em Grand Slams (sete triunfos em nove encontros). Federer, por sua vez, venceu a última partida. Foi no ATP Finals, em Londres, e de forma implacável: 6/3 e 6/0 em menos de uma hora.

Quem vencer nesta sexta enfrentará quem passar da outra semifinal, que será disputada no sábado, ainda sem horário confirmado, entre o sérvio Novak Djokovic, atual número 1 do mundo, e o britânico Andy Murray, quarto colocado no ranking.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2012/01/apos-polemica-nadal-e-federer-se-encontram-em-raro-duelo-nas-semis.html
 

Nenhum comentário: