domingo, 6 de novembro de 2011

Apático, Timão perde do lanterna América-MG, mas se segura na ponta

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011 Série A


Apático, Timão perde do lanterna América-MG, mas se segura na ponta


 A CRÔNICA
por Leandro Canônico

O Brasileirão tem cada coisa... de maluco! Neste domingo, em Uberlândia, estava tudo armado para uma festa do bando de loucos. Estádio lotado, com milhares de corintianos, e pela frente um adversário já com um pé na Série B do Brasileirão. Mas o América-MG, lanterna da competição, derrubou o líder Corinthians com uma vitória por 2 a 1. Faz algum sentido?
Fábio Júnior abriu o marcador, em pênalti mal marcado a favor do Coelho, e o Timão empatou com Chicão, de volta após oito rodadas afastado, também de pênalti. Mas o gol da heroica vitória dos mineiros saiu dos pés de Amaral, em cobrança de falta aos 42 minutos do segundo tempo. Frustração para o Timão!
A derrota para o lanterna só não teve um gosto mais amargo porque o Vasco, concorrente direto pelo título nacional, também perdeu para o Santos. O Corinthians segue líder, com 58 pontos, o mesmo que os cariocas, que têm uma vitória a menos. O América-MG, com 28, continua amargando a última colocação, com chances remotas de permanecer na elite do futebol nacional.

O próximo jogo do Corinthians será contra outro time que luta contra o rebaixamento - o Atlético Paranaense, domingo, às 17h (de Brasília), no Pacaembu. Já o América-MG pega o Fluminense, sábado, às 19h, no Engenhão.

Liedson Corinthians x América-MG (Foto: Ag. Estado)Liedson, do Corinthians, em disputa com Micão, do América-MG (Foto: Ag. Estado)

Dois pênaltis, duas medidas
O clima de Pacaembu armado pela torcida do Corinthians no Parque do Sabiá, em Uberlândia, impulsionou os alvinegros para o ataque logo de cara. Ainda mais depois que o sistema de som do estádio anunciou, com apenas um minuto de bola rolando, gol do Santos em cima do Vasco, concorrente direto ao título. O bando de loucos festejava.

Sem dar espaços ao América-MG, o Timão tentou algumas vezes com Liedson, muito acionado nos 15 minutos iniciais. Ao artilheiro da equipe no Brasileirão, no entanto, faltou pontaria e paciência. Aos 11 minutos, por exemplo, ele foi “fominha” e cabeceou cruzamento que seria para Danilo. Mandou mal!
Dois minutos depois, um problema para o Corinthians. Alex, que retornara de lesão, voltou a sentir dores musculares na coxa esquerda e deixou o gramado para a entrada de Emerson. Com três atacantes, o estilo de jogo do Timão mudou, mas a soberania alvinegra continuou. O Coelho estava apático e desorganizado.
Mesmo assim, um chute de fora da área de Rodriguinho, aos 16 minutos, obrigou Julio Cesar a grande defesa. Quase dez minutos depois, Fábio Santos criou a melhor chance do Timão até então. O lateral arrancou pela esquerda, invadiu área e bateu colocado. Neneca, porém, se esticou e fez boa intervenção.
O jogo estava bom para o Corinthians. E o gol esquentava. Mas um erro da arbitragem mudou o rumo do jogo. Aos 32 minutos, o árbitro Jean Pierre Gonçalves Lima viu falta de Alessandro em Kempes dentro da área. Na cobrança, Fábio Junior balançou as redes e colocou o Coelho em vantagem.
Aos 44 minutos, no entanto, o Timão também teve um pênalti em seu favor. Emerson disputava bola com Amaral e quando percebeu que o adversário o segurava, caiu na área. Na cobrança, Chicão, em seu retorno ao time titular, deixou tudo igual no placar do estádio João Havelange, em Uberlândia.

Pouca ação
O Corinthians voltou para o segundo tempo apostando no toque de bola para envolver o adversário. E o América-MG, ainda desorganizado e com pouca técnica, era presa fácil para os visitantes. Mais recuado, Emerson tentava buscar o jogo, armar as jogadas e ainda aparecer para finalizar.
Aos 12 minutos, o técnico Tite resolveu tirar Alessandro, pendurado com o cartão amarelo e já suspenso para o duelo com o Furacão, e colocar Weldinho. Dessa maneira, a braçadeira de capitão voltou para Chicão, que a tinha antes de se desentender com a comissão técnica e perder a vaga de titular.

Apesar de mal na partida, o Coelho levava perigo nas poucas vezes que tinha chance, como aos 15 minutos. Após vacilo de Fábio Santos, Kempes se aproveitou e obrigou Julio Cesar a importante defesa. O lance animou os mineiros, que pressionaram, mas a falta de qualidade do time impedia voos maiores na partida.

Com a partida morna, à torcida do Corinthians restou comemorar mais um gol na Vila Belmiro, quando o Santos fez 2 a 0 no Vasco. Embora tivesse recuperado o controle da partida após uma pequena pressão do Coelho, o Timão finalizava pouco no segundo tempo. Quase nada, na verdade. Neneca pouco teve trabalho.
Acalmado pela derrota do Vasco e tranquilo com a falta de força do América-MG, o Corinthians tentou administrar bem o empate. Evitou se arriscar muito, embora tenha tido algumas chance pontuais na parte final do jogo. As circunstâncias da rodada faziam o Timão olhar para essa igualdade como se fosse vitória. Acabou castigado no fim. Aos 42 minutos, Amaral, de falta, chutou à meia altura, e Julio Cesar aceitou. Gol do América. Vitória do lanterna sobre o líder. E o lanterna seguiu lanterna e o líder seguiu líder. Coisa de mal

FONTE:
http:oboesporte.globo.com/jogo/brasileirao2011/06-11-2011/america-mg-corinthians.html

4 comentários:

Anônimo disse...

É tio, o AMÉRICA calou a boca de muita gente! Ao contrário de uns certos times que reclamaram da transferência do jogo, mas se esqueceram de que entregaram partidas no Brasileirão do ano passado, o COELHO venceu e mostrou que tem brio e tradição, e que entregar jogo é coisa de timinho!
Calamos a boca dos Mullers e dos Jucas Kfourys que davam como certa a vitória do Curintia!
Provavelmente cairemos, tendo jogado TODAS as partidas fora de casa, como o Cruzeirão exportação, que nos faz companhia, com um time dez vezes mais caro, mas, no ano do centenário, jogando na nossa nova casa, padrão FIFA, estaremos de volta!
Seu Júlio vibrou!!!

Anônimo disse...

Oi Sobrinho ... não sei se é Carlos Augusto ou Paulo:
Eu tbm adorei essa Vitória do nosso
América, que como vc disse calou a Boca da FlaPres, Globo, Sportv e toda essa imprensa nogenta que milita e comanda o futebol brasileiro. Infelismente o nosso Coelho vai cair, e vou torcer ferrenhamente para que o Galo e a Raposa nos façam Cia, e tenhamos no ano que vem um Campeonato Mineiro particular dentro do Braseleirão!!! Abraços a todos e um especial ao meu querido irmão Julio!!!

Anônimo disse...

É o Careca Americano, vulgo C. A., ou Carlos Augusto, tio!
Eu tô na dúvida se torço pro Atlético e Cruzeiro cairem juntos, pois ano que vem, do nosso centenário, seria mais fácil voltar se os dois continuarem na série A. Mas ve-los chorando e jogando contra os Asa de Arapiraca da vida, tem coisas que nem o Mastercard compra...
Abração

Anônimo disse...

É o Careca Americano, vulgo C. A., ou Carlos Augusto, tio!
Eu tô na dúvida se torço pro Atlético e Cruzeiro cairem juntos, pois ano que vem, do nosso centenário, seria mais fácil voltar se os dois continuarem na série A. Mas ve-los chorando e jogando contra os Asa de Arapiraca da vida, tem coisas que nem o Mastercard compra...
Abração