Apesar de jogar como visitante, a equipe catarinense não se intimidou e partiu para cima dos donos da casa desde o início da partida. O time montado por Jorginho entrou em campo atazanando a apática defesa do Atlético, com jogadas inteligentes principalmente de Júlio César e Elias. E foi este último que abriu o placar aos oito minutos, com míssil sem chance de defesa para Giovanni.
Se a defesa atleticana estava apática, o resto do time mineiro não mostrou um desempenho muito diferente. Depois de levar o primeiro gol, a equipe alvinegra ainda tentou esboçar alguma iniciativa. Mas a defesa do Figueirense estava bem armada e poucos lances chegaram a oferecer algum risco real para o arqueiro Wilson.
Ao mesmo tempo, os visitantes passavam a gostar ainda mais da partida e os jogadores do Figueirense se movimentaram com muito mais desenvoltura em campo, tanto no próprio lado quanto em meio à defesa alvinegra. E foi assim até o fim do primeiro tempo, quando o Atlético parecia já esperar ansioso pelo intervalo. No entanto, no último minuto da etapa inicial, Júlio César rolou a bola na área e o mesmo Elias ampliou para os visitantes.


 'Duas falhas nossas e gol deles. A gente tem que tomar vergonha na cara', bronqueou Giovanni ao deixar o campo para o intervalo.


Com o resultado negativo - que fez a torcida soltar uma estrondosa vaia enquanto o time seguia para o vestiário -, a saída para o técnico Dorival Júnior foi mudar radicalmente a tática. O time voltou para o segundo tempo já com as três alterações e uma formação bem mais ofensiva. E as alterações surtiram efeito. No primeiro minuto de jogo, Richarlyson lançou a bola na área e Dudu Cearense, que havia entrado no intervalo, marcou para o Atlético.


Dorival também deve ter dado um puxão de orelha daqueles nos jogadores porque o futebol apresentado pelo anfitriões no segundo tempo foi completamente distinto do desempenho na etapa inicial. Mas o dia não parecia ser mesmo para os anfitriões.
Dudu Cearense se chocou com a trave após o gol e a dor se intensificou com o esforço. Como já havia feito as três substituições, Dorival Júnior ainda pediu para ele permanecer em campo, mas, pouco depois dos 30 minutos, o esforço foi demais e o volante saiu de campo, deixando o Atlético com um jogador a menos. O time manteve a pressão, mas, em vantagem no placar e no gramado, a equipe catarinense apenas administrou o jogo até o apito final.


No próximo domingo, o Atlético enfrenta o Coritiba no estádio Couto Pereira, em Curitiba, e o Figueirense recebe o invicto Flamengo, no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.


 'Fica difícil. O time correndo atrás do resultado o tempo todo', lamentou Neto Berola.


ATLÉTICO-MG - 1 - Giovanni; Werley (Neto Berola), Lima, Patric e Leonardo Silva; Eron, Serginho (Dudu Cearense), Giovani Augusto (Wesley) e Richarlyson; André e Magno Alves. Técnico: Dorival Júnior.
FIGUEIRENSE - 2 - Wilson; Coutinho, João Paulo, Roger Carvalho e Juninho; Ygor, Túlio, Maicon (Jackson) e Elias; Héber (Wellington Souza) e Júlio César (Wilson Pittoni). Técnico: Jorginho.
Gols - Elias, aos 7 e aos 45 minutos do primeiro tempo; Dudu Cearense, a 1 minuto do segundo tempo; Cartões amarelos - Patric, Leonardo Silva e André (Atlético-MG); Coutinho, Ygor e Júlio César (Figueirense); Árbitro - André Luiz de Freitas Castro (GO); Renda e público - Não disponíveis; Local - Estádio João Lamego (Ipatingão), em Ipatinga (MG).


FONTE:
http://esportes.br.msn.com/futebol/figueirense-bate-atl%C3%A9tico-mg-e-vence-a-1%C2%AA-como-visitante