quinta-feira, 28 de julho de 2011

Grêmio não consegue se recuperar e apenas empata com o América-MG

CAMPEONATO BRASILEIRO DE FUTEBOL 2011 - Série A


No Estádio Olímpico, mineiros saíram na frente, mas tricolores igualaram



por Eduardo Cecconi



Com Julinho Camargo no comando, a ambição do Grêmio é vencer em casa e empatar fora. Nesta noite de quarta-feira, entretanto, o América-MG frustrou os planos do técnico tricolor. No Estádio Olímpico, as duas equipes apenas empataram em 1 a 1, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Willian Rocha abriu o placar para os mineiros, e Miralles - que seria expulso logo depois - empatou (assista aos gols no vídeo acima).


O empate deixa o Grêmio com 13 pontos, apenas dois à frente da zona de rebaixamento. O América-MG, com 8 pontos, segue no Z-4 - é o 18º colocado. As duas equipes voltam a campo no próximo fim de semana. No sábado, às 18h30m (de Brasília), o Tricolor gaúcho enfrenta o Flamengo, no Engenhão. No dia seguinte, também às 18h30m, o América-MG recebe o Coritiba na Arena do Jacaré.


Armadilha
Experiente, com 31 anos trabalhando à beira do campo, Antônio Lopes sabe como criar armadilhas para fisgar um adversário tecnicamente superior. Foi o que aconteceu no primeiro tempo. No 3-6-1, o América-MG fechou-se à frente da própria área, obstinado em frear a velocidade do jogo. Com muitas faltas e catimba, manteve a bola parada durante 20 minutos na etapa inicial. E nos 26 restantes (somando o acréscimo) ainda conseguiu marcar um gol, com o zagueiro Willian Rocha de cabeça.
Ao Grêmio, coube o desespero. Vaiado e perdendo em casa desde cedo, atirou-se ao ataque sem qualquer organização. E passou a chutar, insistentemente, de fora da área. No total, com 58% de posse de bola, arriscou 15 conclusões - nenhuma, entretanto, obrigou o goleiro Neneca a sujar o uniforme.


Gol e expulsão
Embora não tenha modificado a equipe no intervalo, Julinho Camargo esperou pouco para recorrer ao banco de reservas. E tirou de campo o, até então, intocável Douglas. Entre aplausos e vaias, o camisa 10 tricolor deixou o campo sem sequer olhar para o treinador, dando lugar a Leandro. Julinho apostava no 4-3-3.
Douglas no jogo do Grêmio contra o América-MG (Foto: Neco Varella / Ag. Estado)Douglas, do Grêmio, disputa jogada com jogador do América-MG (Foto: Neco Varella / Ag. Estado)

Disposto a pressionar, o Grêmio chegou ao empate da mesma forma que o América-MG havia largado à frente: na bola parada. Pela primeira vez titular, Miralles marcou após cobrança de falta do capitão Fábio Rochemback.
Mas o argentino, candidato a herói, foi expulso poucos minutos depois. Sem ele, a insistência tricolor arrefeceu. Mesmo com posse de bola superior a 60%, e quase 30 finalizações, não foi possível chegar à virada.
GRÊMIO 1 X 1 AMÉRICA-MG
Victor; Saimon, Mário Fernandes, Rafael Marques e Lúcio; Gilberto Silva, Fábio Rochemback, Douglas (Leandro) e Escudero (Marquinhos) e Miralles; André Lima. Neneca; Willian Rocha, Micão e Amaral; Marcos Rocha, Dudu (Eliandro), China, Caleb (Rodriguinho), Léo e Carleto (Gabriel); Fábio Júnior.
Técnico: Julinho Camargo. Técnico: Antônio Lopes.
Data: 27 de julho de 2011. Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez, auxiliado por Dibert Pedrosa Moisés e Ediney Guerreiro Mascarenhas (trio do Rio de Janeiro).
Gols: Willian Rocha (América-MG), aos 15m do primeiro tempo. Miralles (Grêmio), aos 15m do segundo tempo.
Cartões amarelos: Miralles, André Lima (Grêmio); Carleto, Micão, Amaral, Marcos Rocha, Fábio Júnior, China (América-MG). Cartão vermelho: Miralles (Grêmio).
Público: 15.033 torcedores. Renda: R$ 210.249,50.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/jogo/brasileirao2011/27-07-2011/gremio-america-mg.html

Nenhum comentário: