sábado, 9 de julho de 2011

Com trajetórias parecidas, Diego Cavalieri e Felipe se enfrentam no Rio


Goleiros foram adversários por Palmeiras e Corinthians há quatro anos, tiveram passagens difíceis pela Europa e disputam o Fla-Flu neste domingo

Por Edgard Maciel de Sá, Janir Júnior e Richard Souza Rio de Janeiro

Quatro anos deram a Diego Cavalieri e Felipe mais experiência, jogo de cintura e um bocado de responsabilidade. Dos confrontos na época em que defendiam Palmeiras e Corinthians, respectivamente, os goleiros guardam poucas lembranças. Foram adversários por algum tempo em 2007. Naquela temporada, se destacaram no Campeonato Brasileiro. Para Felipe, um ano muito complicado, de rebaixamento para a Segunda Divisão. No segundo semestre de 2008, Cavalieri rumou para a Inglaterra, foi fazer carreira no Liverpool. As trajetórias voltam a se cruzar neste domingo, no Fla-Flu, válido pela nona rodada do Brasileirão. A partida será no Engenhão, às 16h (de Brasília).
Diego Cavalieri felipe (Foto: Montagem sobre foto da VIPCOMM)Cavalieri e Felipe vão defender Flu e Fla no clássico de domingo (Foto: Montagem sobre foto da VIPCOMM)

Diego Cavalieri chegou ao Fluminense com status de titular depois de um longo tempo como reserva na Inglaterra e no Cesena, da Itália. Logo foi inscrito na Libertadores da América. Ganhou sua primeira oportunidade ainda no Campeonato Carioca. Em apenas cinco partidas, sofreu com a falta de ritmo de jogo, com a pressão da torcida e foi sacado da equipe pelo então técnico Muricy Ramalho. Esperou pacientemente por uma nova chance de atuar. Longos quatro meses. Foi quando chegou Abel Braga. Conseguiu, enfim, voltar a ter o bom rendimento dos tempos de Palmeiras.

- É o que sempre digo: faço meu trabalho com tranquilidade e dedicação sempre. O importante é ter uma sequência de jogos e espero conseguir isso agora.
Felipe é meu amigo. Um cara muito gente boa"
Diego Cavalieri

Felipe ficou mais tempo no Brasil. Despontou em 2007, quando chegou às semifinais do Paulistão e foi um dos destaques do Brangantino. Contratado pelo Corinthians no mesmo ano, sofreu com o rebaixamento do Timão para a Série B, mas saiu fortalecido. Na temporada seguinte, foi um dos destaques na campanha do vice-campeonato da Copa do Brasil e no título de Segundona. Virou ídolo de uma torcida imensa. Na metade da temporada passada, no entanto, teve uma saída conturbada do Parque São Jorge. No Braga, de Portugal, foram apenas quatro meses. Até que Vanderlei Luxemburgo decidiu apostar na contratação do jogador. O técnico do Flamengo bancou o reforço, apesar do perfil polêmico.
O goleiro assinou contrato com o Fla por um ano. No acordo, há uma cláusula que prevê rescisão em caso de problemas disciplinares. Uma exigência da presidente Patricia Amorim a partir do caso Bruno. Antes da contratação, a mandatária telefonou para o presidente do Corinthians, Andrés Sanches, para se informar sobre o atleta. Não ouviu boas referências do dirigente do Timão, já que ele e o atleta tiveram alguns desentendimentos.

No Flamengo, não demorou quase nada para se destacar. Assim como o antecessor, brilhou em disputas de pênalti no Campeonato Carioca e foi protagonista na conquista do título invicto.

- Felipe é meu amigo. Um cara muito gente boa. Nos enfrentamos algumas vezes em São Paulo. Acho que foram três jogos e eu venci dois, se não me engano (real retrospecto na tabela abaixo). Ele foi muito bem no Corinthians e agora está brilhando no Flamengo. Torço por ele - disse Cavalieri.

Diego Cavalieri x Felipe, cara a cara
30/06/2007 - Corinthians 0 x 1 Palmeiras (Brasileiro) 23/09/2007 - Palmeiras 1 x 0 Corinthians (Brasileiro)
Entre 2007 e 2008, Palmeiras e Corinthians duelaram quatro vezes, mas os goleiros só se enfrentaram em duas.
A admiração é recíproca. Apesar de não ter nenhuma lembrança especial dos duelos com o colega de posição.
Torço para que ele continue tendo sucesso na carreira, mas no domingo vai dar Mengão"
Felipe
- Nos enfrentamos poucas vezes no período em que estávamos no futebol paulista. Tenho um bom relacionamento com o Cavalieri. É um grande goleiro. Nos conhecemos desde adolescentes, quando servíamos as Seleções Brasileiras de base. Às vezes eu estava na Sub-15 e ele na Sub-17 e os dois times estavam concentrados na Granja Comary. Acabávamos tendo contato, principalmente por sermos goleiros. Sempre tinha uma resenha. Em 2007, fomos juntos para a Seleção Paulista que jogou uma partida contra Pernambuco, se não me engano, e dividimos o mesmo quarto. É um cara muito gente boa, tranquilo e ótimo profissional.
O camisa 1 rubro-negro também vê semelhanças na trajetórias da dupla e destaca a superação de ambos.
- Temos essa coincidência de termos nos destacado em grandes clubes de São Paulo, depois fomos para o futebol europeu, mas acabou não sendo do jeito que esperávamos. Retornarmos ao Brasil para outros grandes clubes do Rio, estamos provando nossas qualidades e conquistando o carinho dos torcedores. Tive a felicidade de participar de todos os jogos pelo Flamengo no ano. O Diego recebeu essa nova chance e vem provando sua qualidade a cada partida. Torço para que ele continue tendo sucesso na carreira, mas no domingo vai dar Mengão (risos) - brincou.

O Flamengo é o vice-líder do Brasileirão, com 16 pontos. O Flu é o oitavo, com 12, mas com um jogo a menos. A partida contra o Santos, pela oitava rodada, será disputada em 24 de agosto.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/2011/07/com-trajetorias-parecidas-diego-cavalieri-e-felipe-se-enfrentam-no-rio.html

Nenhum comentário: