quarta-feira, 20 de abril de 2011

Talita e Maria Elisa batem bola em nova modalidade de vôlei de praia

A dupla, que vai disputar a etapa de abertura do Circuito Mundial a partir desta terça-feira, em Brasília, 'sofreu' no vôlei de praia sentado

Por Alfredo Bokel e Pedro Ivo Rio de Janeiro

Sonhos olímpicos bem diferentes. Enquanto a dupla de vôlei de praia Talita e Maria Elisa vai começar nesta terça a caminhada para chegar a Londres-2012, uma nova modalidade busca reconhecimento para um dia fazer parte das Olimpíadas. Antes de viajar para a primeira etapa do Circuito Mundial de vôlei de praia, em Brasília, as jogadoras interromperam a rotina pesada de treinos para praticar outro esporte: o vôlei sentado de praia.
Débora Morand criou a modalidade depois de conhecer o vôlei sentado de quadra nos Jogos Parapan-Americanos de 2007, no Rio de Janeiro, quando trabalhou como voluntária. Agora, ela tem como principal meta colocar o vôlei de praia sentado em uma Paraolimpíada.
- Tornando a modalidade oficial, temos que partir para as competições internacionais. Ter a adesão de muitos países é fundamental para que o esporte se torne paraolímpico. Meu sonho é que o vôlei de praia sentado esteja na Paraolimpíada do Rio de Janeiro, em 2016 - disse Débora, sabendo que não será fácil.
Heptacampeã do Circuito Mundial e duas vezes medalhista olímpica, a ex-jogadora Shelda abraçou a modalidade e se tornou até embaixadora. Um apoio de peso para um esporte que quer visibilidade.
- É um grande desafio. Além de ser muito complicado jogar sentado, na praia tem o vento e o sol que fazem muita diferença. É um esporte muito legal, mas é difícil - garantiu Shelda.
 vôlei sentado na praia de ipanema deficiente (Foto: Alfredo Bokel / Globoesporte.com) Mauro e Guilherme treinam sob os olhares de Shelda e Débora (Foto: Alfredo Bokel / Globoesporte.com)

Débora está começando a colher os frutos de uma semente plantada há quatro anos, e vem conseguindo divulgar o esporte. Ela dá aulas todas as terças, quintas e sábados de manhã na Praia do Flamengo para alunos com qualquer tipo de deficiência.
- Os meninos da seleção brasileira de quadra treinam comigo na praia desde o começo e já comentaram com atletas de outros países. Isso ajudou muito a divulgar o esporte. Estados Unidos, Portugal, Noruega, Alemanha, que é o país sede da WOVD, organização que cuida do vôlei paraolímpico mundial, já me procuraram - concluiu Débora.
Talita e Maria Elisa jogam vôlei sentado na praia de ipanema (Foto: reprodução Rede Globo)Talita e Maria Elisa jogam vôlei de praia sentado
(Foto: Globoesporte.com)

Talita e Maria Elisa se preparavam para treinar com a dupla alemã Goller e Ludwig, que também estará em Brasília, mas antes fizeram questão de bater uma bola na quadra ao lado com dois jogadores da seleção brasileira de vôlei sentado de quadra, o ponteiro Mauro Vilarinho e o líbero/levantador Guilherme Borrajo, que já estão se adaptando à areia.
- A gente já teve o prazer de jogar com os meninos algumas vezes. Jogar sentada dificulta bastante, mas é um aprendizado - disse Maria Elisa.
Para sorte de Maria Elisa, será de pé e saltando muito que ela e Talita vão disputar a partir desta terça a chave principal da etapa de abertura do Circuito Mundial. Os torneios deste ano e alguns do ano que vem contam pontos para o ranking mundial, que vai apontar 16 das 24 duplas para as Olimpíadas de Londres, em 2012.
As semifinais da etapa de Brasília terão transmissão do SporTV e as finais serão exibidas pela TV Globo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2011/04/talita-e-maria-elisa-batem-bola-em-nova-modalidade-de-volei-de-praia.html

Nenhum comentário: