sábado, 16 de abril de 2011

Feliz com volta ao Brasil, Marquinhos Cambalhota é apresentado no Galo

Há uma década no futebol japonês, atacante de 35 anos espera se adaptar rapidamente ao ritmo do futebol brasileiro. Estreia vai ser apenas no nacional

Por GLOBOESPORTE.COM Belo Horizonte

Marquinhos Cambalhota Atlético-MG (Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)Cambalhota quer repetir títulos no Brasil
(Fotos: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)

O atacante Marquinhos Cambalhota, 15º reforço do Atlético-MG para a temporada, foi apresentado oficialmente nesta sexta-feira. O jogador fez carreira principalmente no futebol japonês, onde atuou por dez temporadas. Antes, no Brasil, se destacou pelo Coritiba. Marquinhos chegou ao Galo com discurso de vitórias, comuns enquanto esteve no Japão. No futebol oriental, conquistou o Campeonato Japonês quatro vezes, além da Supercopa do Japão e Copa do Imperador. Marquinhos disse estar feliz por poder atuar no Atlético-MG e, principalmente, em voltar ao Brasil.
- Estou muito feliz e honrado em vestir a camisa do Atlético-MG. A idade não atrapalha em nada. Jogar fora não é fácil e espero usar a força e a velocidade para ser feliz aqui também.
Cambalhota diz que o ritmo de treinamentos no Japão é diferente, mas não acredita que a readaptação ao futebol brasileiro será muito difícil. O atacante conta ainda que optou por deixar o futebol japonês após o terremoto que atingiu o país em março.
- Sair de lá foi difícil, mas devido aos tremores e aos terremotos, fiquei feliz com a oportunidade que o Maluf ofereceu. Lá o futebol era um pouco diferente. A semelhança era que o campeonato era de pontos corridos. Mas lá a gente treinava uma vez por semana, aqui já é mais puxado. Mas não vejo problemas na adaptação, isso é com o trabalho, aos poucos.
Sobre o apelido 'Cambalhota', Marquinhos diz que surgiu quando ainda estava no Brasil, jogando pelo Coritiba. No Atlético-MG, o jogador espera repetir o estilo de comemorar os gols.
- Isso de cambalhota é quando eu comemorava os gols e dava algumas. Hoje em dia eu comemoro os gols normalmente, mas se der para fazer algumas cambalhotas, tudo bem.
Jogador referendado
Marquinhos Cambalhota Atlético-MG (Foto: Lucas Catta Prêta / Globoesporte.com)Apresentado por Eduardo Maluf, jogador chega recomendado por Oswaldo de Oliveira e Levir Culpi

O diretor de futebol do Atlético-MG, Eduardo Maluf, diz que Marquinhos Cambalhota foi referendado por Oswaldo de Oliveira e Levir Culpi, treinadores que estão no Japão. Maluf ainda lembrou que Cambalhota é o principal artilheiro da história do Kashima Antlers, com 59 gols.
- O Marquinhos saiu do Brasil há muitos anos e teve muitas conquistas por lá. Conversei com o Oswaldo de Oliveira, com o Levir Culpi e todos eles recomendaram o jogador. Ele está vindo sem custo para um contrato de dois anos. Ele tem 35, fez exames e nunca teve uma lesão muscular ou de joelho, e se cuida muito bem fisicamente. Esperamos que ele faça aqui o que fez no Japão. Ele é artilheiro, fez mais de 100 gols por lá.
Marquinhos Cambalhota poderá fazer sua estreia com a camisa do Galo apenas no Campeonato Brasileiro, que começará em maio.

Ficha do jogador:


Nome completo: Marcos Gomes Araújo
Data de nascimento: 23/03/1976, 35 anos
Naturalidade: Rio Brilhante-MS
Posição: atacante
Clubes: 1997/1999: Operário-PR; 1999/2001: Coritiba; 2001/2002: Verdy Kawasaki; 2003: Yokohama Marinos; 2004: Jeff United Ichihara; 2005/2006: Shimizu S-Pulse; 2007/2010: Kashima Antlers; 2011: Vegalta Sendai.
Títulos: tetracampeão Japonês: 2003, 2007, 2009 e 2010; bicampeão da Supercopa: 2009 e 2010; bicampeão da Copa do Imperador: 2007 e 2010.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/atletico-mg/noticia/2011/04/feliz-com-volta-ao-brasil-marquinhos-cambalhota-e-apresentado-no-galo.html

Nenhum comentário: