segunda-feira, 14 de março de 2011

Lucas brilha, faz golaço, e comanda vitória do líder São Paulo no Morumbi

CAMPEONATO PAULISTA DE FUTEBOL 2011 - Série A1 - 1ª FASE


Jogando na sua real posição no segundo tempo, camisa 7 mostra futebol de gente grande e se torna o grande destaque da fácil vitória por 3 a 0

Por Marcelo Prado São Paulo

O São Paulo sobrou em campo na tarde deste domingo. Diante de um frágil Santo André, que foi vice-campeão em 2010, mas hoje é um dos integrantes da zona de rebaixamento, o Tricolor não teve a menor dificuldade para fazer 3 a 0, no Morumbi, reassumindo a liderança do Campeonato Paulista. O nome do jogo foi o jovem Lucas. Depois de ser escalado pela esquerda contra São Caetano, Ituano e no primeiro tempo do duelo deste domingo, o meia de 18 anos deu show quando passou a jogar na sua, pela direita. Fez um golaço, criou o lance do terceiro gol e deixou o gramado ovacionado pelos torcedores.
Com o triunfo, o São Paulo chegou aos 28 pontos, ao lado de Corinthians, Santos e Palmeiras, mas leva vantagem por ter uma vitória a mais - nove contra oito dos rivais. Já o Santo André, que sofreu sua nona derrota em 13 partidas, permanece na penúltima colocação, com apenas dez pontos.
As duas equipes voltarão a campo pelo estadual no próximo fim de semana. No sábado, às 19h30m, o Santo André buscará a reabilitação contra o Oeste, no estádio Bruno José Daniel. No dia seguinte, o São Paulo tentará manter sua condição privilegiada na tabela enfrentando o Grêmio Prudente, na casa do adversário.

São Paulo domina primeiro tempo sem empolgar
Em relação ao time que venceu o Ituano na quinta-feira no mesmo Morumbi, o técnico Paulo César Carpegiani mexeu em três peças: Miranda deu lugar a Alex Silva, Carlinhos Paraíba ficou com a vaga de Wellington, e Casemiro reapareceu no lugar de Ilsinho. O esquema 4-4-2, com Xandão atuando como um falso lateral, foi mantido. Já o Santo André, que entrou em campo no 3-5-2, começou o jogo deixando claro que iria jogar em cima do improvisado beque. Aos sete minutos, após rápida troca de passes, Rychelly invadiu a área e, na hora do chute, foi travado por Alex Silva.
Dagoberto comemora o gol com os companheiros (Foto: Wander Roberto / VIPCOMM)Dagoberto comemora com Willian José e Carlinhos Paraíba (Foto: Wander Roberto / VIPCOMM)

A resposta do São Paulo foi imediata e mortal. Aos dez, Carlinhos Paraíba tocou para Juan, que passou como quis por Iran, foi ao fundo e cruzou na medida para Dagoberto marcar o seu sétimo gol na temporada: 1 a 0 e festa no Morumbi. Com Carlinhos Paraíba em campo, Juan ganhou mais liberdade para apoiar, já que o camisa 20 fazia muito bem a sua cobertura.
O gol logo no começo deu a falsa impressão de que o Tricolor passearia em campo. Mas não foi o que aconteceu. Embora o rival não assustasse em momento algum, os são-paulinos - como já havia ocorrido no jogo de quinta-feira - pecaram pela morosidade. Carpegiani colocou Jean pelo meio, Lucas na esquerda e Dagoberto revezando-se com Willian José. Ora caía um pela direita, ora caía o outro. O problema é que não havia movimentação dessas peças, o que facilitava a marcação do Santo André. Tanto que o Tricolor só foi criar outra chance aos 22, em jogada individual de Dagoberto pela direita. O atacante colocou no meio das pernas de Denis e bateu cruzado, com muito perigo.
O panorama no Morumbi era muito claro: quando queriam, os são-paulinos mostravam lampejos e criavam jogadas de perigo. Aos 32 minutos, Dagoberto tocou para Lucas, que foi ao fundo e devolveu na medida para o camisa 25. Ele bateu de primeira, cruzado, à direita de Neneca. Lucas, perdido pelo lado esquerdo, criou sua primeira jogada de perigo quando foi para a direita, onde se sai melhor. Ele passou por três marcadores, invadiu a área e cruzou para Willian José, desarmado na hora do arremate.

Lucas rouba a cena, dá show, e Tricolor define o jogo

Em situação dramática na tabela, o Santo André voltou para o segundo tempo com duas alterações e subiu o seu meio-campo. O São Paulo, por sua vez, retornou mais aceso. Lucas foi para a direita, com Dagoberto jogando pela esquerda, e Willian José atuando mais centralizado. Logo no primeiro minuto, Jean fez bela arrancada pelo meio, passou por quatro marcadores e, na saída de Neneca, já na pequena área, chutou em cima do goleiro do Santo André. Aos sete, Dagoberto invadiu a área e, em vez de tocar para Willian José, que estava livre na área, foi fominha e bateu errado, à esquerda do gol de Neneca.
Lucas em ação no jogo contra o Santo André (Foto: Wander Roberto / VIPCOMM)Lucas chamou a responsabilidade no segundo tempo (Foto: Wander Roberto / VIPCOMM)

O tempo passava, e o Ramalhão, mesmo com as alterações, não levava o menor perigo. E, aos 15, o São Paulo aumentou sua vantagem. Após cobrança de escanteio de Dagoberto, Neneca afastou de soco e Lucas, da intermediária, mandou uma bomba de pé direito, no canto direito do goleiro adversário. Um golaço. O camisa 7, novo xodó da torcida, teve seu nome gritado.
Mas Lucas queria mais. Oito minutos depois, em nova arrancada pela direita, ele passou como quis pelos marcadores, invadiu a área e chutou no travessão de Neneca. Na sobra, Casemiro, com o gol vazio, só teve o trabalho de empurrar para a rede: 3 a 0.
Com o placar resolvido, o time se soltou em campo. Carpegiani aproveitou para fazer alterações. Sacou Lucas, o dono da bola, e colocou Marlos. Na sequência, deu uma chance a Henrique na vaga de Willian José. O São Paulo teve chances para aumentar sua vantagem, a melhor delas com Henrique. Aos 39, ele recebeu assistência de Alex Silva, invadiu a área, mas bateu em cima de Neneca.
Fim de partida e a torcida, feliz da vida, aproveitou para comemorar a contratação do novo camisa 9 da equipe do Morumbi, gritando o nome de Luis Fabiano.

SÃO PAULO 3 X 0 SANTO ANDRÉ
Rogério Ceni; Xandão, Alex Silva, Rhodolfo e Juan; Jean, Casemiro e Carlinhos Paraíba; Lucas (Marlos), Dagoberto e Willian José (Henrique). Neneca; Anderson, Marcelo Godri e Vitor Hugo; Iran (Luciano Fonseca), Magno, Mika (Valmir), Walax, Denis; Rychelly e Borebi
Técnico: Paulo César Carpegiani Técnico: Sandro Gaúcho
Gols: Dagoberto, aos dez minutos do primeiro tempo. Lucas, aos 15, e Casemiro, aos 23 minutos do segundo tempo
Cartões amarelos: Dagoberto (São Paulo); Marcelo Godri e Rychelly (Santo André)
Local: Morumbi, em São Paulo (SP). Data: 13/03/2011. Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza . Auxiliares: Marcio Luiz Augusto e Marco Antonio Gonzaga da Silva

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/campeonatos-estaduais/campeonato-paulista/noticia/2011/03/lucas-brilha-faz-golaco-e-comanda-vitoria-do-lider-sao-paulo-no-morumbi.html

Nenhum comentário: