quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Contra o Argentinos Juniors, Flu recomeça sonho da Libertadores

Vice-campeão em 2008, Tricolor inicia nova caminhada, pelo Grupo 3, na noite desta quarta-feira, no Engenhão

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Muricy Ramalho e Conca no treino do Fluminense (Foto: Agência Photocâmera)Muricy Ramalho e Conca em treino do Fluminense
(Foto: Agência Photocâmera)
Chegou a tão esperada hora para o torcedor tricolor. Pouco mais de dois anos e oito meses depois de perder a decisão de 2008 para a LDU, em pleno Maracanã, o Fluminense está de volta a Taça Libertadores da América, e cheio de vontade de construir um novo fim. Com o prestígio de ser o atual campeão brasileiro, o Tricolor inicia sua caminhada diante do Argentinos Juniors, nesta quarta-feira, às 22h (de Brasília), no Engenhão.
Assim como em 2008, o Fluminense caiu no chamado "grupo da morte" da competição, o de número 3, ao lado de América do México e Nacional do Uruguai, além da equipe argentina. Mexicanos e uruguaios se enfrentam no dia 16, no estádio Azteca, na Cidade do México.
Para a partida desta quarta, o Tricolor entra em campo desfalcado de três de suas principais estrelas: Deco (com um problema na coxa esquerda), Emerson (lesão no tornozelo esquerdo) e Fred (suspenso). Por outro lado, tem todos os cinco contratados à disposição, e entrará em campo com quatro deles: Diego Cavalieri, Edinho, Souza e Rafael Moura.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real. A TV Globo transmite para os estados do RJ, PR, MG, ES, GO, TO, MS, MT, SE, AL, PB, RN, PI, MA, PA, AM, RO, AC, AP, RR, DF e a cidade de Criciúma-SC. A arbitragem estará por conta do paraguaio Carlos Torres, auxiliado pelos compatriotas Nicolás Yegros e César Franco.
header o que esta em jogo
Fluminense: três anos depois do vice-campeonato de 2008, o Tricolor carioca disputa a Libertadores pela quarta vez com o sonho de, enfim, conquistar o título. Em um dos grupos considerados mais difíceis da competição e com uma tabela que prevê os dois últimos jogos para fora de casa, o Flu precisa largar com o pé direito na briga por uma vaga nas oitavas de final.
Argentinos Juniors: depois de um péssimo Torneio Apertura, no segundo semestre de 2010, o Argentinos Juniors tenta iniciar a temporada com uma vitória fora de casa, sobre o Fluminense, e largar na frente no Grupo 3 da Taça Libertadores da América. O 'Bicho', como é carinhsamente chamado, não conquistava um Campeonato Argentino desde 1985.

header as escalações 2
Fluminense: sem Fred, suspenso pela expulsão na decisão da Sul-Americana de 2009, Deco e Emerson, lesionados, o Flu entra em campo com cinco alterações em relação ao time que conquistou o Brasileirão em 5 de dezembro de 2010. Diego Cavalieri, Edinho, Souza, Willians e Rafael Moura são as caras novas, enquanto, além do trio citado, Ricardo Berna e Valencia perderam suas posições. A única dúvida para a partida está na defesa, onde Leandro Euzébio faz tratamento para se curar de uma torção no tornozelo esquerdo, e, se não jogar, dará lugar a André Luis. A tendência é que Muricy mande para campo o Flu com D. Cavalieri, Mariano, Gum, André Luis (L. Euzébio) e Carlinhos; Edinho, Diguinho, Souza e Conca; Rafael Moura e Willians.
Argentinos Juniors: apostando num esquema 3-4-3, o técnico Pedro Troglio conta com a velocidade do paraguaio Salcido, recém-chegado ao clube, e do baixinho Franco Niell, que se assemelha muito com Darío Conca no aspecto físico. Além disso, conta com a experiência do zagueiro-ala Sergio Escudero, que já atuou no futebol brasileiro, pelo Corinthians, por um ano e meio, e do camisa 10, Gustavo Oberman. A equipe que vai a campo é a seguinte: Navarro; Sabia, Torren e Gentiletti; Prósperi, Mercier, Basualdo e Escudero; Oberman, Salcedo e Niell.

header fique de olho 2
Fluminense: depois de marcar dois gols na reestreia pelo clube, contra o Botafogo, domingo, Rafael Moura é a principal esperança no ataque tricolor. Em grande fase, o He-Man foi o artilheiro e melhor jogador da última competição organizada pela Conmebol: a Sul-Americana de 2010.
Argentinos Juniors: o atacante Franco Niell é baixinho e rápido como Darío Conca. Além dele, Gustavo Oberman é o camisa 10 do time e responsável pela criação das jogadas.

header o que eles disseram
Muricy Ramalho (técnico do Flu): "O Argentinos perdeu um jogador importante, que é o volante paraguaio Ortigoza. Mas eles têm história, sabem jogar fora de casa e têm um time duro de penetrar. Vai ser uma partida duríssima. Eles têm um goleiro muito bom e um atacante forte".
Sergio Escudero (zagueiro-ala do Argentinos Juniors): "Conca pode fazer a diferença, não só ele como o Souza também. Se dermos espaço, podem desequilibrar. Então, temos que estar concentrados para marca-los. O Rafael Moura também é perigoso. O Fluminense é um time muito bom, perdeu só uma partida neste ano. Mas viemos aqui para ganhar o jogo, então vamos partir para cima".
header números e curiosidades
* Esta é a quarta vez que o Fluminense disputa a Libertadores. Além do vice de 2008, a equipe tricolor foi eliminada na primeira fase em 1971 e em 1985.
* O Argentinos Juniors se classificou para a Taça Libertadores após conquistar o título do Torneio Clausura, competição realizada no primeiro semestre de 2010.
*  O Fluminense já participou dez vezes de competições sul-americanas, e as melhores campanhas aconteceram com os vice-campeonatos da Libertadores de 2008 e da Sul-Americana de 2009. O clube também disputou as Libertadores de 71 e 85, a Conmebol de 92,93 e 96, e a Sul-Americana de 2003, 2005 e 2006.
header último confronto v2
Fluminense e Argentinos Juniors se enfrentaram pela última vez também em jogo da Taça Libertadores da América, no dia 20 de agosto de 1985, na Argentina, ainda pela primeira fase. Com um gol de Videla, os "hermanos" levaram a melhor e seguiram na caminhada rumo ao título daquele ano, enquanto o Tricolor foi eliminado. O vídeo ao lado mostra o primeiro jogo entre Flu e Argentinos Juniors, dia 5 de agosto, no Maracanã. O Tricolor também perdeu por 1 a 0, mesmo jogando em casa.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2011/02/contra-o-argentinos-juniors-flu-recomeca-sonho-da-libertadores.html

Nenhum comentário: