segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Em versão GG, Nadal derrota Cilic e volta às quartas no Australian Open

TÊNIS INTERNACIONAL 2011
Número 1 faz seu melhor jogo no torneio e defende pontos do ano passado



Por GLOBOESPORTE.COM Melbourne, Austrália

Rafael Nadal tênis Australian Open oitavas GGRafael Nadal vibra dentro de sua camisa folgada
nseta segunda-feira em Melbourne (Foto: Reuters)
No último sábado, Rafael Nadal reclamou que estava suando demais e, por isso, pediu uma camisa mais larga à sua fornecedora de material esportivo. Nesta segunda, a versão GG do espanhol entrou em quadra jogando um tênis do tamanho de sua roupa. Com golpes calibrados, o número 1 do mundo deu poucas chances ao croata Marin Cilic, 15º do ranking, e avançou em três sets às quartas de final do Australian Open: 6/2, 6/4 e 6/3, em 2h31m.
- Hoje, não estou suando. Nos dois jogos anteriores, suei muito e me senti cansado. Hoje, pela primeira vez me senti perfeito fisicamente - disse Nadal, que sofreu com febres há duas semanas, quando disputou o ATP 250 de Doha.
Com o resultado, o espanhol já garante a manutenção de todos seus pontos no ranking. Ano passado, Nadal foi superado por Andy Murray justamente nas quartas de final. Caso vença mais um jogo, o número 1 do mundo somará 360 pontos.
O futuro próximo de Nadal agora guarda um duelo espanhol com o compatriota David Ferrer. Também nesta segunda, o número 7 do mundo cometeu apenas dez erros não forçados em quatro sets e eliminou o azarão canadense Milos Raonic: 4/6, 6/2, 6/3 e 6/4.
Com 20 anos, Raonic, número 152 do ranking, passou pelo qualifying e, em sua segunda participação em uma chave principal de Grand Slam, derrotou nomes como o francês Michael Llodra e o russo Mikhail Youzhny, atual décimo colocado no ranking.
Sets demorados
Nadal e Cilic fizeram um primeiro set parelho e longo, embora o equilíbrio não apareça no placar. O croata conseguiu forçar 30/30 e 40/40 em vários games, mas não conseguia uma quebra de saque. Nadal, por sua vez, venceu dois games no saque do adversário e logo abriu 4/1. Depois de 56 minutos, o número 1 do mundo fechou o set em 6/3.
Cilic sacou melhor e errou menos no segundo set, o que manteve o placar equilibrado por mais tempo. O croata, porém, não conseguiu ameaçar nos games de serviço do número 1 do mundo. Enfim, no sétimo game, Nadal conseguiu a quebra. Cilic ainda teve um break point - seu segundo no jogo - no décimo game, mas o espanhol sacou bem e encaixou um bom forehand em seguida para se salvar. Pouco depois, uma direita de Cilic para fora fechou o set.
O máximo que o croata fez de diferente no terceiro set foi reclamar da demora de Rafael Nadal em sacar. O árbitro ouviu a queixa, mas seguiu sem advertir o espanhol. Na bola, o número 1 seguiu dominando e, com duas quebras, selou o jogo em 6/3.
'Tabu' quebrado

Até esta segunda-feira, Marin Cilic podia se orgulhar de ser um dos quatro tenistas em atividade com vantagem em confrontos diretos com Rafael Nadal. Croata e espanhol haviam se enfrentado apenas uma vez, no ATP de Pequim de 2009, com vitória de Cilic em dois sets.
A honra de ter vantagem sobre o atual número 1 do mundo segue com o russo Nikolay Davydenko (seis vitórias em dez jogos), o australiano Chris Guccione (uma vitória em um jogo) e o francês Nicolas Mahut (um triunfo em um encontro).


Nenhum comentário: