sábado, 16 de outubro de 2010

Basquete: Brasileiros e Chineses brigam durante amistoso na China

Basquete: Brasileiros e Chineses brigam durante amistoso na China - Foto: Reprodução

A delegação do Joinville, que representou o Brasil em amistosos de basquete contra a China, enfrentaram duas horas de terror, nesta terça, em Xuchang, centro da China. Os brasileiros, que representavam a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) se viram acuados, após uma briga no começo da partida, por volta das 19h30m locais.

Este era o terceiro e último amistoso. No primeiro, o Brasil, treinado por Alberto Bial, perdeu por 92 a 78, e no segundo, ganhou por 99 a 93. Conforme o assessor de imprensa da delegação, Rafael Alonso, a confusão foi iniciada pelo técnico da China, o americano Robert Donewald Jr.

— A seleção chinesa estava muito agressiva. Notamos que isso foi incentivado pelo técnico deles, que foi punido com uma falta técnica com menos de um minuto. Depois, ele deu um soco na mesa de arbitrarem e discutiu com o juiz, em inglês, dizendo: "Aqui é a China. É a nossa casa" — relatou Alonso.



Ainda segundo o assessor, o duelo continuou sob clima pesado, até que Paulinho Boracini foi empurrado em lance sem bola.

— Os chineses partiram pra cima, com três minutos de jogo. Estava 4 a 2 para nós. Batemos palmas para a torcida e começamos a deixar a quadra, mas os chineses nos agrediram de novo. A Polícia, em momento algum, nos defendeu. Depois de muito tempo, conseguimos ir para o vestiário — contou Alonso.

Após entrarem no vestiário, os jogadores foram pressionados a voltar a jogar, por dirigentes, policiais, militares e até pelo jogador Zhi Zhi, que foi do Dallas, da NBA. Alguns brasileiros ficaram machucados. Shilton está com suspeita de fratura do nariz, e João Victor com lesão no cotovelo direito).

Nenhum comentário: