terça-feira, 30 de maio de 2017

Monteiro vence na estreia de Roland Garros, e tênis do Brasil quebra tabu





TÊNIS-ROLAND GARROS 2017


Cearense sofre para superar francês número 330 do ranking, vence em Grand Slam pela primeira vez e encara Gael Monfils. Desde Wimbledon de 2003 que três brasileiros não avançavam para a segunda rodada de um Grand Slam



Por GloboEsporte.com, 
Paris, França



  Thiago Monteiro sofreu para conquistar sua primeira vitória em torneios Grand Slam. Nesta terça-feira o brasileiro venceu o francês Alexandre Muller na estreia de Roland Garros, em Paris. Um dia antes de completar 23 anos, o cearense 95º do ranking precisou de cinco sets para superar o adversário de 20 anos, número 330 do mundo, e que recebeu um convite para disputar o torneio. Em 3h43, Monteiro anotou 7/6 (4), 2/6, 4/6, 7/6 (3) e 6/0.

Na segunda rodada o brasileiro vai encarar outro tenista da casa, Gael Monfils, cabeça de chave número 15, que despachou o alemão Dustin Brown por 6/4, 7/5 e 6/0. A partida será na quinta-feira, ainda sem horário definido.

A vitória de Monteiro representou dois feitos. Desde Wimbledon de 2003 que três brasileiros não avançavam para a segunda rodada de um torneio de Grand Slam. Na ocasião, Gustavo Kuerten, Flavio Saretta e André Sá venceram na primeira rodada da grama londrina. Outra marca é pessoal. Esta foi a primeira vitória do cearense em Grand Slams. Ele havia perdido os quatro jogos anteriores: nos qualis de Roland Garros, Wimbledon e Aberto dos Estados Unidos ano passado, e na estreia da chave principal do Aberto da Austrália este ano. 

Thiago Monteiro em Indian Wells (Foto: Marcelo Zambrana/Divulgação)
Thiago Monteiro em Indian Wells (Foto: Marcelo Zambrana/Divulgação) 


  A primeira quebra do jogo foi de Monteiro, no quinto game. Mas Muller respondeu logo em seguida, quebrando Monteiro duas vezes para abrir 5/3. O brasileiro reagiu, levou a parcial para o tiebreak e venceu por 7-4. Apoiado pela torcida, o francês empatou o jogo ao conseguir uma quebra no quarto game do segundo set, abrindo 3/1 e fechando em 6/2. Muller foi mais agressivo e virou o placar ao vencer o terceiro set com uma quebra no nono game, fazendo 6/4.

No quarto game, Monteiro teve a chance da quebra quando o francês servia em 4/5, mas não aproveitou e a decisão foi novamente para a tiebreak, com vitória do brasileiro por 7-3. Monteiro ganhou moral e não tomou conhecimento do adversário no quinto set, chegando a fáceis 6/0. 


FONTE:

Nenhum comentário: