quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

Venus vence duelo de gerações e volta à final na Austrália após 14 anos



TÊNIS


Ex-número um do mundo bate Coco Vandeweghe, 11 anos mais nova, por 6/7 (7-3),
6/2 e 6/3, na primeira semifinal em Melbourne, e enfrenta a irmã Serena na decisão



Por
Melbourne, Austrália



Venus Williams avança à final do Aberto da Austrálioa depois de 14 anos (Foto: Getty Images)Venus Williams avança à final do Aberto da Austrália depois de 14 anos (Foto: Getty Images)


Onze anos separam as americanas Venus Williams e Coco Vandeweghe. Se na infância Coco era uma mera admiradora da irmã mais velha de Serena, que sofreu sem o esperado autógrafo, menos de duas décadas depois, as duas se reencontraram na semifinal do Aberto da Austrália. No duelo de gerações, valeu a experiência de Venus. A veterana de 36 anos mostrou frieza nos momentos de pressão e usou a força do saque para vencer, de virada, por 6/7 (7-3), 6/2 e 6/3, na madrugada desta quinta-feira, em Melbourne. A irmã mais velha de Serena não chegava à uma decisão de um Grand Slam desde 2009, em Wimbledon. A última na Austrália foi em 2003, quando perdeu a final para caçula da família. Esta será a 15ª final de Venus em um Slam, provando que ela deu a volta por cima depois de anos de luta contra lesões e a Síndrome de Sjörgren, doença que afeta o nível de energia e causa fadiga e dores nas articulações.

- Poder chegar a uma final com adversária jogando assim é fantástico. Estou muito feliz. Estar em uma final de um Grand Slam como o Aberto da Austrália é um sonho. Cresci sonhando em chegar a um lugar como este. Estar aqui vai muito além do que eu imaginava. Trabalhei muito duro e não tenho nada a fazer a não ser seguir em frente - comemorou Venus, que nunca conquistou o troféu na disputa de simples do Aberto da Austrália.

Ex-número um do mundo e atual 17ª colocada do ranking, Venus havia vencido o único jogo contra a rival, no saibro de Roma, em maio do ano passado. Venus convive desde 2009 com a Síndrome de Sjörgren, doença não tem cura e pode ser apenas controlada. Primeira tenista negra a alcançar o topo do ranking, em 2002, a americana chegou à semifinal de Wimbledon, no ano passado, mas, nos últimos torneios ficou longe das decisões. Caiu para 103º lugar, quando se afastou das quadras para tratar a síndrome, se recuperou e terminou 2015 em sétimo. Coco ocupa o 35º do ranking e vinha realizando em Melbourne a sua melhor campanha em um Grand Slam, o que a fará saltar para o top 20.

Venus Williams enfrentou a também americana CoCo Vandeweghe na semifinal do Aberto da Austrália (Foto:  Clive Brunskill/Getty Images)
Venus Williams enfrentou a também americana 
Coco Vandeweghe na semifinal (Foto: Clive 
Brunskill/Getty Images)

Venus sacou mal e cedeu a quebra logo no primeiro game do jogo. Na sequência, a veterana reagiu, se impôs com grandes jogadas e devolveu a quebra, não tanto pelos erros de Coco, mas pela qualidade técnica de Williams, que matou o ponto com uma bela cruzada. As duas tenistas adotaram uma estratégia parecida no início. Apostaram no saque como arma principal e, com poucos erros, foram confirmando os seus serviços. Com medo de ataques curtos, Coco tentou incomodar no fundo de quadra, mas Venus resistiu. A disputa seguiu acirrada e, após a igualdade em 6/6, precisou ser definida no tie-break. Coco abriu 4 a 2 em um voleio e acertou uma paralela, seu 17º winner, para ampliar para 6 a 2. Venus salvou o primeiro de quatro setpoints, mas cometeu um erro não-forçado de backhand e viu a adversária largar na frente: 7/6 (7-3).

Williams voltou a levar perigo no saque no segundo set. Coco, que vinha errando pouco, sentiu o bom momento da rival e cedeu a quebra no terceiro game. Irritada, jogou a raquete em um impulso de raiva e viu a irmã de Serena confirmar o serviço na sequência: 3/1. O destempero emocional atrapalhou a jovem, que sofreu outra quebra em uma dupla-falta. Coco se acalmou e surpreendeu com um 0/40. Venus mostrou frieza, sacou bem e arrancou a igualdade, mas sofreu para confirmar. Depois de cometer uma dupla-falta, no entanto, ela se redimiu com um ace e pôs a rival para correr de um lado ao outro, forçando o erro de Vandeweghe para chegar a 5/1. Coco confirmou o serviço na sequência e foi com tudo para cima de Venus e quase conseguiu uma quebra que mudaria os rumos do set. Firme, Williams deu fim às esperanças com um ace: 6/2.

CoCo Vandeweghe teve pela frente Venus Williams na semifinal do Aberto da Austrália - tênis (Foto: Cameron Spencer/Getty Images)Coco não resistiu à experiência de Venus na semifinal (Foto: Cameron Spencer/Getty Images)
Venus conseguiu mais uma quebra no primeiro game do terceiro set, mas quase se complicou com duas duplas-faltas em seguida. Foi difícil, mas ela quebrou o serviço de Coco, jogando a pressão para o outro lado: 2/0. A tenista de 25 anos não esmoreceu, resistiu à ex-número um e mostrou que estava viva no jogo ao confirmar o serviço no sétimo game: 4/3. Com a marra habitual, ela cerrou os puxos, olhou para a rival e soltou um grito para comemorar. O desafio de Williams era seguir com um bom volume de jogo e evitar o desgaste. Sem tremer nos momentos difíceis, a irmã de Serena manteve a energia, emplacou um ace e confirmou o serviço em um erro de devolução de Coco.

Williams estava a um game da final, mas precisava quebrar a adversária, que mostrou que venderia caro derrota. Venus deixou escapar três matchpoints, mas se beneficiou de um erro não-forçado de forehand de Vandeweghe para levar a melhor no quarto.

Em busca do título inédito em Melbourne, a veterana enfrenta Serena, hexacampeã do torneio e algoz da croata Mirjana Lucic-Baroni na outra semifinal. A irmã mais nova leva vantagem por 16 a 11. Em oito finais de Slams, são seis vitórias de Serena contra duas de Venus.


Venus Williams chegou à sua 15ª final em um Grand Slam após vencer americana na semifinal (Foto: Getty Images)
Venus Williams chegou à sua 15ª final em um
Grand Slam após vencer americana na 
semifinal (Foto: Getty Images)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2017/01/venus-despacha-coco-em-duelo-de-geracoes-pelas-semifinais-na-australia.html

Nenhum comentário: