quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Lewandowski e Gilmar Mendes batem boca na Sessão Plenária



FONTE:
http://jornalggn.com.br/noticia/lewandowski-e-gilmar-mendes-batem-boca-na-sessao-plenaria


Vídeo enviado ao Jornal GGN

VEJA ESTE VÍDEO CLICANDO NO LINK DA FONTE ACIMA

Lewandowski e Gilmar se estranham


Descrição do estranhamento feita pelo Portal Jota
do Jota
por Livia Scocuglia
De Brasília
Os ministros do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes bateram boca durante a sessão plenária desta quarta-feira (16/11). Esta foi a sessão mais tensa desda que a ministra Cármen Lúcia assumiu a presidência do Supremo em setembro.
A confusão começou após Lewandowski questionar o pedido de vista feito por Gilmar Mendes que, em sessão anterior, já havia votado no RE 593068, que discute se é possível exigir contribuição previdenciária incidente sobre adicionais e gratificações temporárias, tais como um terço de férias, serviços extraordinários, adicional noturno e adicional de insalubridade.
“Vossa excelência está abrindo mão do voto proferido? Data vênia, é um pouco inusitado”, afirmou Lewandowski seguido pela ministra Cármen Lúcia que explicou que enquanto não for proclamado o resultado podem haver pedidos de vista.
Logo em seguida, o ministro Gilmar Mendes disparou: “Vossa excelência é quem faz as escolhas mais heterodoxias aqui” e continuou: “Basta ver o que vossa excelência fez no Senado”, em referência ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff conduzido pelo ministro Lewandowski.
Na ocasião, Lewandowksi deu aval para uma manobra que dividiu a votação do impeachment, com duas penas para a petista. Ela foi condenada por crime de responsabilidade, mas manteve seus direitos políticos.
Lewandowksi rebateu: “Graças a Deus, não sigo o exame de vossa excelência em matéria de heterodoxia. Faço disso ponto de honra. Faço disso ponto de honra”.
E continuou rebatendo as afirmações de Gilmar Mendes: “No Senado? Basta ver o que vossa excelência faz diariamente nos jornais. E uma atitude absolutamente ao meu ver incompatível”.
Gilmar Mendes continuou: “Faço inclusive [falo aos jornais] para reparar os absurdos que vossa excelência faz”.
Lewandowksi: “Absurdos, não! Retire o que disse. Não existe. Vossa excelência está faltando com decoro. Não é de hoje”. Exaltado, Lewandowski segue: vossa excelência me esqueça!
Após Lewandowski pedir para colega retirar as palavras, Gilmar devolve: Não retiro.
O embater terminou com o ministro Ricardo Lewandowksi acusando Gilmar Mendes de faltar com decoro. “Vossa excelência esta faltando com decoro que esta Corte merece”.
No final da sessão, Cármen Lúcia desejou uma tarde de paz.

Nenhum comentário: