quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Petroleiros anunciam greves a partir desta quinta-feira


FONTE:
http://jornalggn.com.br/noticia/petroleiros-anunciam-greves-a-partir-desta-quinta-feira





 
Jornal GGN - A Federação Única dos Petroleiros (FUP) aprovou o estado de greve e negou a proposta sobre o Acordo Coletivo de Trabalho da Petrobras, que propõe reajuste salarial abaixo da inflação, corte de pagamentos de horas extras e a venda de ativos da estatal.
 
Com a iniciativa, aprovada por mais de 95% dos funcionários da Petrobras, os trabalhadores podem entrar em greve a qualquer momento, ainda sem definição de data. Ainda na tarde de hoje (29), a FUP volta a se reunir com dirigentes da Petrobras, cobrando uma nova proposta.
 
A Federação, que representa 14 sindicatos, incluindo o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) que é responsável por 60% da produção de petróleo no Brasil, discordo da proposta abaixo da inflação e que prevê perda de direitos aos trabalhadores.
 
Além disso, os funcionários se mobilizam contra as medidas da estatal de entrar em um plano bilionário de venda de ativos, que tem como objetivo atingir 34,6 bilhões de dólares entre 2015 e 2018.
 
Com a rejeição, os tralhadores iniciaram nesta quinta-feira a denominada "Operação Para Pedro", em ironia, com referência ao nome do presidente da estatal, Pedro Parente, que consiste em realizar todos os procedimento e itens de segurança previstos pelas normas regulamentadoras, que obtaculizam a agilidade do funcionamento de burocracias.
 
Em Campos, por exemplo, foi feito o chamado "trancaço" no heliporto do Farol, impedindo voos de funcionários para plataformas. "Com a operação deflagrada nesta quinta, 29 começa a construção de uma greve nacional, que precisará de muita unidade da categoria", afirmou o Sindipetro-NF, em nota oficial.
 
Nesta quinta, a Federação Nacional dos Petrobras (FNP)  prevê atividades na porta de unidades da Petrobras em diversos estados do Brasil, com vistas a iniciar as greves.

Nenhum comentário: