sexta-feira, 8 de julho de 2016

Raonic faz jogo de igual para igual, bate Federer e chega a final inédita




WIMBLEDON 2016

Em duelo de quase três horas e meia, 7º do ranking elimina ex-número 1 e alcança decisão de Grand Slam pela primeira vez. Andy Murray será adversário no domingo




Por
Londres


Milos Raonic, Wimbledon, tênis (Foto: Reuters)Com vitória sobre Federer, Raonic alcança final de Grand Slam pela primeira vez (Foto: Reuters)


O que o croata Marin Cilic chegou perto de alcançar na rodada anterior, o canadense Milos Raonic foi lá e fez na semifinal desta sexta-feira. Pela segunda vez seguida nesta edição de Wimbledon, Roger Federer encarou uma longa e equilibrada partida de cinco sets. No fim das contas, após 3h25 de jogo, prevaleceu o esforço do 7º do ranking. Raonic bateu o ex-número 1 do mundo com as parciais de 6/3, 6/7(3), 4/6, 7/5 e 6/3 e garantiu uma das vagas na final do tradicional torneio britânico. É a primeira vez que o canadense vai disputar uma decisão de Grand Slam.

Raonic ainda não sabia o que era chegar a uma final de Grand Slam. Por duas vezes, o tenista de 25 anos de idade parou na semifinal, sendo uma em Wimbledon em 2014 e outra no Aberto da Austrália deste ano.

Sete vezes campeão no All England Club, Federer sofreu pela primeira vez uma eliminação numa semifinal de Wimbledon. Porém, o detentor do recorde de títulos de Grand Slams (17) obteve grandes marcas na campanha deste ano: maior número de vitórias em Wimbledon ao lado de Jimmy Connors (84) e de vitórias em Grand Slams (307).

O adversário de Raonic na briga pelo título será o britânico Andy Murray, campeão em 2013, que eliminou o tcheco Tomas Berdych por 3 sets a 0 também nesta sexta-feira. A final será neste domingo, às 10h (horário de Brasília). O SporTV 3 e o SporTV Play na internet (para assinantes) transmitem ao vivo.

Roger Federer, Wimbledon, tênis (Foto: Reuters)
Federer se despede dos torcedores no palco em 
que conquistou sete títulos (Foto: Reuters)



O JOGO

O maior desafio para Federer era segurar o saque do canadense, um dos mais potentes do circuito. O problema é que Raonic não só estava bem no fundamento como não dava brechas na troca de bola. Sem conseguir parar o arsenal do adversário, o suíço ainda entregou uma quebra de bandeja no quarto game de jogo ao cometer dupla falta. Raonic manteve a pegada, inclusive soltando um saque de 231km/h, e levou sem sufoco o primeiro set.

A parcial seguinte foi mais equilibrada, e Federer teve suas chances de acabar com o set um pouco mais cedo do que conseguiu. A um game de fechar o set, o suíço viu o oponente salvar quatro set points e depois a disputa foi para o tie-break. Foi aí que Raonic baixou de nível, justamente quando não podia. Ele cedeu o mini-break numa dupla falta, Federer ganhou os três pontos seguintes, fechou o game de desempate e empatou a partida.

Raonic não conseguia retomar a grande forma do começo do jogo e as falhas voltaram a aparecer em momentos inoportunos do terceiro set. A principal foi uma isolada de bola no sétimo game, que fez Federer, mais consistente que o adversário, levar a quebra que lhe garantiria a virada. O suíço teve a chance de liquidar a fatura, mas aí foi a vez dele fraquejar na hora errada. Primeiro Raonic salvou break point com o placar em 4/4. Depois, com o rival à frente por 6/5, o suíço cometeu duas duplas faltas consecutivas, até salvou dois break points, mas sofreu o empate ao ficar vendido na rede, tomando o contra-ataque na paralela.

Roger Federer, Milos Raonic, Wimbledon, tênis (Foto: Reuters)
Raonic observa Federer após o suíço ir ao chão 
com torção no pé (Foto: Reuters)


Federer aproveitou o intervalo para o quinto set para receber um atendimento médico na coxa. Na verdade, o que preocupou mais foi no quarto game, quando ele torceu o pé esquerdo e precisou encarar um break point na sequência. Não foi de primeira, mas, após suar muito, Raonic obteve a quebra e em seguida abriu 4/1. O canadense não se intimidou com a pressão da torcida e manteve a vantagem para faturar a vitória.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/Wimbledon/noticia/2016/07/raonic-faz-jogo-de-igual-para-igual-bate-federer-e-chega-final-inedita.html

Nenhum comentário: