domingo, 22 de maio de 2016

Análise: Palmeiras comete velhos erros defensivos em Campinas




BRASILEIRÃO 2016

02ª RODADA




Verdão dá espaços demais para a Ponte Preta no primeiro tempo e sofre dois gols de Felipe Azevedo. Time melhora com mudanças de Cuca. Moisés aparece bem




Por
São Paulo



O Palmeiras que atropelou o Atlético-PR, por 4 a 0, na estreia no Campeonato Brasileiro, voltou a exibir falhas que aparentemente estavam corrigidas na derrota para a Ponte Preta, no último sábado, em Campinas. E o preço foi alto. Com a defesa exageradamente aberta e desatenta em lances de bolas paradas, o Verdão perdeu por 2 a 1 e mostrou que ainda tem um longo caminho a seguir para se firmar como um dos favoritos ao título (assista aos lances da partida nos vídeos clicando no LINK da FONTE no final da matéria abaixo).

Cuca avançou a equipe para tentar surpreender a saída de bola “estilo Audax” da Ponte Preta. Com quatro jogadores sufocando os defensores da Macaca, o Palmeiras travou a troca de passes do adversário e criou duas boas oportunidades em apenas dois minutos. O resultado só não foi melhor porque Gabriel Jesus e Cleiton Xavier finalizaram para fora, e o goleiro João Carlos salvou chutes de Róger Guedes e Cleiton Xavier.


Palmeiras pressiona a saída de bola da Ponte no início da partida (Foto: GloboEsporte.com)
Palmeiras pressiona a saída de bola 
da Ponte no início da partida


A Ponte corrigiu rapidamente o problema, conseguiu furar a marcação e expôs um buraco na defesa do Palmeiras. A linha formada por Tchê Tchê, Thiago Martins, Vitor Hugo e Egídio tinha espaços em demasia por onde a Macaca infiltrava sem muita dificuldade. Para piorar, Matheus Sales e Jean tiveram muita dificuldade para acompanhar a movimentação de Ravanelli e Clayson. O Verdão foi envolvido.

O primeiro gol da Ponte saiu em um erro primário de marcação do Palmeiras. Felipe Azevedo se posicionou na linha da grande área, atrás de Egídio e Gabriel Jesus e à frente de Alecsandro. Todos olharam apenas para a bola e deixaram o atacante se deslocar livre  para desviar de cabeça, vencendo Fernando Prass.

Veja como estava posicionada defesa palmeirense no lance no vídeo clicando no LINK  da FONTE:


Palmeiras deixa Felipe Azevedo livre em cobrança de falta que resultou em gol da Ponte (Foto: GloboEsporte.com)
Palmeiras deixa Felipe Azevedo livre em 
cobrança de falta que resultou em gol da 
Ponte (Foto: GloboEsporte.com)


O segundo gol foi ainda pior. A Macaca tocou a bola até encontrar um espaço para finalizar. E achou fácil. Matheus Jesus deu lindo passe na esquerda para Reinaldo entrar em velocidade. Pasmem: quem estava na marcação não era Tchê Tchê, Jean, Matheus Sales...era Alecsandro. Sim, o centroavante estava marcando como um lateral-direito! Egídio demorou a perceber a chegada de Felipe Azevedo do outro lado, e o Verdão acabou levando o segundo. Veja clicando no LINK da FONTE:


Cuca mexeu no intervalo e fez a equipe subir de produção discretamente. Rafael Marques entrou no lugar de Alecsandro, enquanto Dudu ocupou a vaga de Matheus Sales e foi posicionado pelo meio. Gabriel Jesus passou a ser centroavante. A Ponte colaborou com o crescimento adversário e recuou à espera dos contra-ataques. O Verdão passou a rodar a bola na frente da área, mas pouco produziu.

Cuca mexeu no Palmeiras no segundo tempo e conseguiu pressionar a Ponte (Foto: GloboEsporte.com)
Cuca mexeu no Palmeiras no segundo tempo 
e conseguiu pressionar a Ponte (Foto: 
GloboEsporte.com)

O Palmeiras melhorou mesmo quando Moisés foi a campo na vaga de Róger Guedes. O meio-campista chamou o jogo e passou a organizar a equipe. Enquanto o time pressionava, Cuca foi expulso por reclamação, e Cristian colocou uma bola na trave de Fernando Prass.
Um lance polêmico poderia ter mudado a história da partida. Aos 39, Gabriel Jesus chegou a fazer o gol, mas o árbitro Leandro Pedro Vuaden marcou posição irregular. O atacante, porém, recebeu a bola após um desvio de cabeça do zagueiro Douglas Grolli, da Ponte, o que anularia o impedimento. Veja clicando no LINK da FONTE:


A pressão aumentou. Moisés marcou aos 45 minutos aproveitando rebote na área da Ponte. O Palmeiras se lançou todo ao ataque, tentou sufocar, mas já era tarde demais para buscar o empate. Cuca, que prometeu o título a torcida, vai precisar de mais tempo para construir o Palmeiras campeão


FONTE
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/palmeiras/noticia/2016/05/analise-palmeiras-comete-velhos-erros-defensivos-em-campinas.html

Nenhum comentário: