terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Mirando as Olimpíadas, russa treina no Rio e se encanta: "Meu estilo de país"


Campeã mundial e medalhista olímpica, Yulia Efimova faz período de aclimatação no Rio de Janeiro antes dos Jogos e diz que clima do Brasil ajudará na busca pelo ouro




Por
Rio de Janeiro



Yulia Efimova - Cristo Redentor - Natação (Foto: Reprodução / Instagram)
Russa Yulia Efimova aproveitou a 
folga nos treinos para visitar o 
Cristo Redentor (Foto: 
Reprodução / Instagram)


Apesar de ter apenas 23 anos, Yulia Efimova já é bastante experiente quando o assunto são Olimpíadas. Estreou em Pequim 2008, aos 16, e terminou com um quarto e um quinto lugar. Em Londres 2012, alcançou o pódio pela primeira vez, com o bronze nos 200m peito. Mas ela acredita que seu melhor desempenho ainda está por vir, no Rio 2016. Não apenas por ser a atual campeã mundial dos 100m peito. O fato de os Jogos serem no Brasil também tem um pouco a ver com a confiança. Pela primeira vez no país para um período de aclimatação no Rio, a russa se mostrou encantada e disse que sua afinidade com o clima e o espírito brasileiro já é muito maior do que com a China ou a Inglaterra. Algo que ajudará na busca pelo sonhado ouro olímpico.

- Eu vou lutar muito (pelo ouro). Acho que em Pequim, as Olimpíadas foram muito difíceis para mim. Ásia, assim, não é muito meu estilo. Também em Londres, sempre chovendo, escuro, todo mundo entediado. Mas o Brasil é meu estilo de país. É ensolarado. As pessoas são animadas. Eu gosto disso e acho que vai me ajudar (nas Olimpíadas) - afirmou a nadadora.

Yulia desembarcou no Rio de Janeiro no último dia 24 de janeiro, acompanhada do pai e técnico, Andrei Efimov, e do namorado, Nikita Lobintsev, que também é nadador e tem duas medalhas olímpicas no currículo - prata no revezamento 4x200m livre em Pequim e bronze no 4x100m livre em Londres. O objetivo do casal: um período de 12 dias de treinos na cidade olímpica.

Yulia Efimova e Nikita Lobintsev natação Rússia (Foto: André Durão)
Yulia Efimova e Nikita Lobintsev durante os 
treinos no Maria Lenk (Foto: André Durão)


+ Confira como está a corrida pelas vagas da natação nas Olimpíadas+ Saiba como estão as obras do Estádio Aquático, palco da natação nos Jogos do Rio


Mesmo com o foco totalmente na preparação para os Jogos, os nadadores russos também estão aproveitando para conhecer um pouco das belezas da cidade, desejo antigo de Efimova. Nas raras folgas dos treinos intensos na piscina do Parque Maria Lenk, visitaram o Cristo Redentor e algumas praias. Também se surpreenderam com o tamanho dos Blocos de pré-Carnaval no último fim de semana.

Yulia Efimova - Praia de Ipanema - Natação (Foto: Reprodução / Instagram)Yulia Efimova posa durante passeio pela praia 
de Ipanema (Foto: Reprodução / Instagram)



- São ótimas (as praias). Tem muita gente, especialmente no fim de semana. É como se toda a cidade estivesse na praia. Mas são lindas, as montanhas, a mata. Eu gostei muito. Brasil, Carnaval, essas coisas sempre estiveram em meus sonhos, desde quando eu era pequena. Agora, estamos apenas pensando nos treinos, nas Olimpíadas. Mas espero ainda poder ir a algum lugar para dançar. Eu gosto de dançar, mas meu pai não gosta tanto. Nós estávamos na praia de Ipanema e tinha tanta gente naquela música. Eu queria ir, mas disseram: "não, é muita gente". Enfim, eu nunca vi nada como isso antes. E espero que a gente possa sair para dançar antes de irmos embora - completou Yulia.

Nikita Lobintsev também garantiu estar curtindo bastante o Rio. Amigo de treinos do brasileiro Thiago Pereira em Los Angeles, nos Estados Unidos, onde moram, o nadador russo disse que sempre ouviu boas histórias sobre o Brasil e estava ansioso por conhecer o país.

- Está sendo bom. É ótimo treinar no sol. Bem melhor do que no frio (risos). O Thiago Pereira fala bastante do Brasil. Já queríamos ter vindo antes, mas é muito bom que conseguimos agora. Estamos treinando todos os dias, menos no domingo. Aproveitamos a folga para conhecer alguns lugares. Gostamos de uma praia pequena, mais reservada, que tem aqui perto do Maria Lenk (Prainha). Acredito que os Jogos Olímpicos serão muito bons - disse Nikita.

Yulia e Nikita seguem treinando no Brasil até a próxima sexta-feira, quando retornam para os Estados Unidos. Os dois já possuem índices para os Jogos Olímpicos, mas ainda terão que participar da seletiva russa para confirmarem as vagas, em abril.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/natacao/noticia/2016/02/mirando-olimpiadas-russa-treina-no-rio-e-se-encanta-meu-estilo-de-pais.html

Nenhum comentário: