segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Análise: Tite mantém esquema, mas ainda tenta adaptar novas funções


CAMPEONATO PAULISTA 2012



PRIMEIRA FASE - GRUPO D - 01ª RODADA


Corinthians insiste no 4-1-4-1 no início desta temporada, e técnico trabalha para que equipe se acerte com jogadores que cumprem papéis diferentes dos de 2015




Por
São Paulo




OBS. DO BLOG:
PARA ASSISTIR AOS VÍDEOS
CLIC NO  LINK DA FONTE NO 
FIM DA MATÉRIA ABAIXO)






Tite pediu compreensão à torcida do Corinthians após a vitória sobre o XV de Piracicaba na estreia do Paulista.

 Alguns jogadores deixaram o campo utilizando o mesmo discurso. É inegável o estrago feito pelo desmanche sofrido pelo Corinthians. Um pouco de paciência certamente ajudará o processo de reconstrução. Vitórias como a do último domingo, mesmo com o time jogando mal, também. Mas há muito trabalho para fazer no Parque São Jorge.

Tite Banco Corinthians x XV de Piracicaba (Foto: Marcos Ribolli)
Tite terá trabalho durante a reconstrução do 
Corinthians para a temporada 
(Foto: Marcos Ribolli)


Não é fácil repor a perda do melhor jogador do último Brasileiro, Renato Augusto. Ou a do segundo melhor do campeonato nacional, Jadson. É difícil, também, encontrar um zagueiro que repita o que fez Gil nas três temporadas em que defendeu o clube - o Corinthians tenta o paraguaio Balbuena, do Libertad, para a posição.

Os reforços alvinegros, porém, devem ocupar essas vagas em breve. O centroavante André é quem deve ter menos trabalho para entrar no time, já que Tite tem utilizado Danilo improvisado no setor. No meio, Rodriguinho é o mais ameaçado de perder um lugar.

Com Guilherme e Giovanni Augusto, o meia terá que jogar mais do que tem feito neste início de temporada para continuar na equipe titular. Contra o XV, fez menos do que se espera de quem tem a responsabilidade de criar as jogadas de ataque, ainda que tenha dado o passe para Elias que resultou no gol da vitória corintiana - isso depois de perder um pênalti no primeiro tempo.

Formação do Corinthians no primeiro tempo contra o XV de Piracicaba (Foto: GloboEsporte.com)
Formação do Corinthians no primeiro tempo 
contra o XV de Piracicaba 
(Foto: GloboEsporte.com)


Tite manteve o esquema do ano passado, o 4-1-4-1, mas as peças atuais desempenham funções diferentes. Romero é ponta, o melhor do time na estreia do Paulista, mas não consegue repetir o papel de Jadson, que se enfiava pelo meio e dividia responsabilidades com Renato Augusto.

O molde é o mesmo, mas não basta colocar novos jogadores nas mesmas posições. A forma de jogar mudou, e o Corinthians terá que se adaptar. O tempo é inimigo: a Libertadores começa em 17 dias. Contra times teoricamente mais fortes do que os do Paulista, e numa competição mais importante, difícil acreditar que os torcedores serão tão compreensivos como no estadual.


CONFUSÃO

Antes mesmo de a bola rolar, um problema para a arbitragem: as duas equipes entraram em campo com uniformes parecidos, o que gerou um debate entre o juiz e os técnicos e um pequeno atraso no início do jogo. Nada foi feito e os times continuaram com as mesmas camisas.


CHANCE PERDIDA

Lucca ganhou lugar de Malcom, negociado com o Bordeaux, da França, mas não aproveitou. Teve grande chance de abrir o placar aos 20 minutos do primeiro tempo. O atacante bateu de primeira após receber cruzamento de Romero, mas isolou a bola.


JUIZ ACERTA

A arbitragem foi testada entre os minutos 27 e 30 da etapa inicial. E se saiu muito bem. Primeiro, marcou pênalti para o Corinthians quando Yago foi derrubado dentro da área do XV por Heitor. Rodriguinho bateu, mas errou a cobrança.


Pouco depois, o time de Piracicaba foi ao ataque. Após cruzamento da esquerda, Rodrigo Silva subiu e obrigou Cássio a fazer grande defesa. No rebote, Heitor, livre, mandou para a rede. O jogador do XV, porém, estava impedido e o gol foi anulado.


DE OLHO


Guilherme, André e Giovanni Augusto foram à Arena Corinthians para acompanhar a partida deste domingo. Dos três, apenas o primeiro já foi apresentado. Os outros dois, recém chegados do Atlético-MG, fizeram exames médicos no final de semana.

Outra visita ilustre foi a do Tianjin Quanjian, equipe chinesa que contratou Jadson.

Jogadores do Tianjin Quanjian, da China, acompanham jogo do Corinthians (Foto: Marcos Ribolli)
Jogadores do Tianjin Quanjian, da China, 
acompanham jogo do Corinthians 
(Foto: Marcos Ribolli)


PERIGO


O XV ameaçou o Corinthians no segundo tempo. Em um dos lances, Fábio Sanches quase marcou. Ele conseguiu cabecear no meio da defesa corintiana, a bola passou perto.


CASA CHEIA


Torcida Corinthians x XV de Piracicaba (Foto: Marcos Ribolli)
Torcida Corinthians x XV de Piracicaba 
(Foto: Marcos Ribolli)


Apesar do desmanche que desfigurou a equipe, a torcida do Corinthians encheu a Arena, com 30.945 pagantes e R$ 1,6 milhão de renda – teve muito mais gente em Itaquera do que nos jogos do quatro grandes cariocas, no fim de semana, somados. No segundo tempo, demonstrou irritação com a equipe, que tinha muita dificuldade de criar jogados. Tite pediu compreensão aos corintianos.


GOL NO FIM

Romero foi o melhor jogador do Corinthians em Itaquera. Não que tenha sido brilhante, mas foi quem mais criou problemas para a zaga do XV de Piracicaba. No fim, recebeu o gol da vitória praticamente de presente: ele aproveitou rebote após dividida de Elias com o goleiro Bruno.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/corinthians/noticia/2016/02/analise-tite-mantem-esquema-mas-ainda-tenta-adaptar-novas-funcoes.html

Nenhum comentário: