domingo, 24 de janeiro de 2016

Medo de Lewandowski? Cléber, do Hamburgo, avisa: "É de carne e osso"


FUTEBOL ALEMÃO 


Brasileiro se torna o personagem da semana em seu clube, brinca sobre o polonês e demonstra alívio com a volta do futebol: "Estava na conserva igual a palmito"




Por
Rio de Janeiro




O Campeonato Alemão volta a ser disputado nesta sexta-feira após a pausa por conta do rigoroso inverno no país. Para abrir novamente os trabalhos, o Bayern de Munique vai até Hamburgo enfrentar o time da casa e um verdadeiro “cabra da peste”. Trata-se do zagueiro Cléber, ex-Corinthians e que estava na mira do Flamengo. Natural de São Francisco do Conde, na Bahia, ele não tem papas na língua e se tornou o personagem da semana no clube. Respondeu perguntas do GloboEsporte.com e participou de uma coletiva de imprensa com jornalistas alemães. 

Com a lesão de Ekdal, o brasileiro será titular contra o Bayern de Munique. Questionado sobre o poderoso ataque bávaro e o vice-artilheiro da Bundesliga com 15 gols, Lewandowski, Cléber soltou uma de suas pérolas. Medo do polonês?

Cléber Hamburgo (Foto: AFP)
Zagueiro Cléber em ação na última vez que 
defendeu o Hamburgo, contra o Wolfsburg, 
em dezembro (Foto: AFP)


- Não tenho medo de homem. Ele também é de carne e osso. Tenho que fazer meu trabalho e ele fazer o dele. A única coisa especial (neste jogo) é porque o Bayern é o atual campeão. Só tenho medo do meu pai e da minha mãe. Eles batem mesmo se eu fizer coisa errada. Até hoje, não muda nada – afirmou o zagueiro.

Cléber chegou ao Hamburgo na temporada passada, quando disputou 12 jogos, todos pelo Alemão. Em 2016/17 foram mais dez jogos, sendo nove pela Bundesliga e um pela Copa da Alemanha. Porém, jamais enfrentou o Bayern. E isso foi motivo de uma pergunta ao jogador, que respondeu ao seu melhor estilho e arrancou gargalhadas dos jornalistas.

 Não tenho medo de homem. Só tenho medo do meu pai e da minha mãe, que batem mesmo se eu fizer coisa errada
Cléber, zagueiro do Hamburgo

- Nunca perdi. Também nunca joguei (contra), então tá bom! (risos). Espero que continue desse jeito, que a equipe faça um bom jogo e conquiste o resultado positivo.

A última partida de Cléber com a camisa do Hamburgo foi no dia 12 de dezembro do ano passado, no empate em 1 a 1 com o Wolfsburg. Ele esteve em campo durante os 90 minutos. Após pouco mais de um mês sem atuar, o brasileiro disse como se sente. E mais uma vez, encontrou uma explicação inusitada:

- Eu estava na conserva igual a palmito! Estou começando a sair da conserva agora, mas o professor sabe o que faz e estou disponível para fazer o meu melhor. Sair da conserva? É começar a jogar. Estava na conserva porque ficava muito guardado (risos).

O jogador brasileiro ainda considerou muito produtivo o período de treinos do Hamburgo na Turquia antes do retorno da Bundesliga. Disse que está mais adaptado ao esquema de jogo do técnico Bruno Labbadia e desconversou ao ser questionado sobre Douglas Costa, um dos destaques do Bayern de Munique na temporada:

- Douglas Costas? Sei que ele é brasileiro. É bom jogador, assim como todo o time do Bayern. Não sou de ficar muito observando o jogador. Só quero entrar em campo e fazer meu trabalho para conseguir um resultado positivo.

Por fim, Cléber ainda explicou suas fotos no Instagram. Disse que “é apaixonado por motocicletas e tudo que tem motor.”


CLASSIFICAÇÃO

O Bayern de Munique, atual tricampeão do Campeonato Alemão, caminha a passos largos para o tetra. O time de Pep Guardiola lidera a competição com 46 pontos. O segundo colocado é o Borussia Dortmund, com 38 pontos. O Hamburgo de Cléber é o décimo, com 22 pontos. Bayern, Dortmund, Hertha Berlin e Borussia Moenchengladbach estão no G4 e ocupam as vagas que garantem classificação para a Liga dos Campeões. Bayern Leverkusen e Schalke 04, em quinto e sexto, respectivamente, estão na zona de classificação da Liga Europa. E a zona de rebaixamento é ocupada por Werder Bremen, Hannover e Hoffenheim.


DESTAQUES
Segundo colocado na tabela, o Borussia Dortmund é dono do melhor ataque da Bundesliga: 47 gols. E também tem o artilheiro da competição: Pierre Aubameyang, com 18 gols. Líder, e também dono de um poderoso ataque (segundo com 46 gols), o Bayern de Munique se destaca em outro quesito: defesa menos vazada, com apenas oito gols sofridos em 17 rodadas.


CURIOSIDADES

O jogador mais velho em atividade no Campeonato Alemão é o goleiro Manninger, do Augsburg. Ele tem 38 anos. Já o mais novo tem apenas 17 anos: o zagueiro Patrik Fritsch, do Borussia Dortmund. 50,8% dos jogadores da Bundesliga são alemães. Enquanto 4,1% são austríacos, mesmo número de suíços, 3,6% brasileiros. Esses são os países com maior representatividade na competição.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-alemao/noticia/2016/01/medo-de-lewandowski-cleber-do-hamburgo-avisa-e-de-carne-e-osso.html

Nenhum comentário: